
Seja por depreciação tecnológica com o tempo ou por problemas que estejam atrapalhando a produtividade, faz parte da rotina de qualquer gerente de TI realizar a compra de novos hardwares. Mas, levando em conta o preço e o volume dessas atualizações, como economizar comprando computador na sua empresa?
Neste post, vamos discutir um pouco a questão: quais desafios essa função traz, o que influencia o preço e como economizar na próxima compra escolhendo o melhor fornecedor. Acompanhe!
Quais são os desafios na hora de comprar computadores para uma empresa?
A aquisição de computadores e periféricos é sempre uma potencial dor de cabeça para o(a) profissional de TI: é um grande investimento de uma vez só, que tem como finalidade cobrir uma certa demanda por um longo período de tempo.
Portanto, o maior desafio talvez esteja na previsibilidade dessa compra. É função do(a) gestor(a) de tecnologia mapear as necessidades da TI e dos outros departamentos e escolher os modelos e as configurações que se adaptem a elas.
Além disso claro, o resto da diretoria espera de você eficiência na compra, o que significa conseguir o melhor equipamento pelo menor preço possível. Unindo as duas demandas, parece difícil acertar nessa atualização, não é? Mas com organização, atenção aos detalhes e seu feeling profissional, fica mais fácil ter sucesso.
O que influencia o preço unitário?
Antes de dar as dicas práticas para economizar comprando computador, vamos rapidamente definir onde esse cuidado é mais importante. No caso do form factor, existem três tipos principais de computador utilizados hoje em empresas: desktop, notebook e All in One.
Seguindo esse critério:
- os notebooks geralmente são mais caros, por isso só devem ser utilizados quando o trabalho precisa de mais flexibilidade e mobilidade.
- os desktops permitem mais performance, com peças robustas (e caras), mas que também podem ser configurados como modelos baratos;
- o All in One é para quem quer pouca preocupação e precisa economizar espaço, embora não consiga a mesma performance de um desktop.
Dentro dessas categorias, ainda existem vários elementos que influenciam no preço. As peças mais importantes em qualquer computador são:
- placa-mãe;
- processador;
- memória RAM;
- HD;
- placa de vídeo;
- fonte de alimentação.
A combinação entre essas peças cria uma variação enorme de possibilidades e preços. Como profissional da área, você já entende bem de cada uma delas, mas é importante que você foque nesses pontos na hora de seguir nossas dicas abaixo.
Como economizar comprando computador em volumes maiores?
É fácil fazer a compra de um computador atentando aos pontos de influência que já citamos. Mas e quando você precisa adquirir 10, 20, 30 máquinas de uma vez só?
Para muitos profissionais, parece impossível economizar nesses casos. Mas essa é a oportunidade perfeita para otimizar o investimento da empresa e ainda garantir a produtividade que vocês precisam para crescer. Veja algumas dicas a seguir.
Preveja o uso dos equipamentos
Essa é uma etapa básica do processo de compra, mas que muitos gestores de TI não fazem ou fazem sem dar tanta atenção. Não adianta nada comprar um computador por estar mais barato se ele não vai atender à demanda do usuário. Muito menos comprar um computador top de linha que vai usar somente o pacote Office.
O dimensionamento da demanda é fundamental se você quer gastar só o que precisa. Levante as necessidades que cada máquina deve resolver, preveja seu uso daqui a 4 ou 5 anos e busque as configurações que se encaixam melhor.
Invista na nuvem
Serviços de nuvem como IaaS e SaaS tiram o peso da computação da infraestrutura da sua empresa. Na maioria dos casos, isso permite comprar computadores mais eficientes e baratos mantendo a mesma durabilidade e nível de produtividade.
Pesquise sobre licenças corporativas de software
No caso do que não pode ser fornecido pela nuvem, ainda há a possibilidade de buscar licenças que trabalham no volume e no suporte para vários usuários.
Sistemas operacionais como o Windows e pacotes de produtividade geralmente contam com essas opções. Você economiza no software e ainda ganha a parceria da desenvolvedora para maximizar seu uso no ambiente de trabalho.
Busque descontos e formas de pagamento
Se você quer economizar comprando computador, também precisa investir no volume para ganhar em descontos e formas mais suaves de pagamento. Fornecedores que trabalham com o setor corporativo geralmente estão acostumados com esse tipo de venda — é a hora de você deixar seu lado negociador brilhar.
Aposte em versatilidade
Uma boa ideia é fazer a compra pensando em como reaproveitar os equipamentos obsoletos no futuro. O computador que hoje é utilizado para renders em uma empresa de arquitetura não vai ser eficiente por 10 anos, mas pode ser deslocado para funções mais leves como edição de textos. Computadores de uso flexível são uma forma de economizar no longo prazo.
Trabalhe com ciclos de atualização maiores
Falando em longo prazo, pode até parecer contraditório, mas gastar mais pode significar uma grande economia. Um erro comum em TIs no mundo todo é apostar em soluções mais baratas e acabar tendo que fazer uma revisão ou uma nova atualização em 2 ou 3 anos.
Não tenha medo de apostar em computadores caros, porém mais capazes, eficientes e adaptados. Esses modelos exigem menos manutenção (uma economia por si só) e são úteis para a empresa por mais tempo. Ao longo dos anos, esticar o ciclo de atualização pode facilitar o seu trabalho e dar muito mais fôlego em caixa para a empresa.
Como escolher o melhor fornecedor?
Todas essas dicas que demos só se realizam em economia real se o fornecedor for de qualidade e seus computadores atingirem o nível de performance e durabilidade que você espera.
Portanto, podemos terminar este post com alguns pontos rápidos que você precisa buscar na sua próxima empresa parceira.
Aposte em relacionamento
Sim, parceria é uma palavra boa aqui, mesmo tratando-se de um contrato de compra. Ter um relacionamento próximo e duradouro com um fornecedor, quando ele valoriza esse ponto, pode trazer vantagens ao longo do tempo —boas condições de pagamento e descontos extras, por exemplo.
Busque certificações técnicas e ambientais
As certificações de normas e recomendações tecnológicas são garantia de qualidade e também de preocupação com o meio ambiente. Como isso se converte em economia? Equipamentos mais eficientes gastam menos luz, produzem menos barulho e exigem menos manutenção.
Pesquise opiniões sobre os fornecedores
Uma dica para qualquer compra é buscar clientes anteriores e pedir informações sobre sua experiência. No caso de compras tão grandes, além da qualidade das máquinas você precisa entender melhor sobre o atendimento e a conformidade da empresa com as necessidades do negócio.
Preste atenção nas condições de suporte
Uma compra desse tipo não termina quando os computadores chegam no escritório. Fornecedores que têm serviço de suporte estendido e ativo facilitam a vida da TI, garantindo que essas máquinas estejam no topo de sua performance por mais tempo. Isso ajuda a reduzir o número de chamados e aumentar a produtividade.
Quando você une um fornecedor prestativo, equipamentos de qualidade e sua visão de futuro para a utilização de tecnologia no negócio, é muito simples economizar comprando computador.
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