A inteligência emocional é um tema que tem sido muito discutido e valorizado nos ambientes corporativos. Isso acontece por que ter profissionais com essa habilidade impacta o clima organizacional e melhora o relacionamento das pessoas de uma equipe.
Por isso, é importante que você pense em como desenvolver a inteligência emocional e como ajudar os seus colaboradores a progredir profissionalmente ao exercitar essa característica no dia a dia.
Se quer saber mais sobre o tema, continue a leitura até o final do artigo. A seguir, vamos explicar o que é inteligência emocional, por que ela é importante na carreira em TI, como você pode desenvolver essa habilidade em você mesmo e também nos liderados. Boa leitura!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é um conceito da psicologia que descreve o nosso comportamento de modo individual e no convívio com outras pessoas.
Para ser emocionalmente inteligente é preciso:
- identificar os próprios sentimentos;
- perceber como as outras pessoas se sentem;
- conseguir se manter motivado nas atividades;
- lidar com as emoções;
- gerenciar o relacionamento com os outros por meio das próprias ações.
Isso quer dizer que, para ter inteligência emocional, uma pessoa precisa de no mínimo 5 características. São elas:
- autoconhecimento — reconhecer as emoções no momento em que elas acontecem;
- controle emocional — ao reconhecer os próprios sentimentos, manter o controle e se adaptar às situações do dia a dia;
- automotivação — manter-se ativo e motivado para executar as atividades, independentemente dos imprevistos (isso tem relação com o senso de realização pessoal ou profissional);
- reconhecimento de emoções nas outras pessoas — colocar-se no lugar dos colegas de trabalho, a fim de desenvolver empatia e conseguir lidar com o que as outras pessoas sentem;
- habilidade em relacionamentos — ser capaz de interagir com outras pessoas de modo simples e eficiente, para se tornar uma pessoa social e disposta a ajudar.
Por que é preciso desenvolver inteligência emocional?
Você que atua na área de TI sabe que é importante lidar bem com a pressão e se adaptar aos imprevistos que acontecem no dia a dia da empresa.
Claramente, você entende que é importante estar rodeado de pessoas que administram bem os problemas. Afinal, isso contribui para que os imprevistos sejam resolvidos sem estresse. Mas é importante dizer que você também precisa ser essa pessoa para os outros.
Para isso, é necessário desenvolver inteligência emocional. Além de conseguir lidar bem com a pressão e gerenciar os imprevistos, ao contar com essa habilidade, você pode impactar toda a equipe e resolver problemas com calma e tranquilidade.
5 dicas para desenvolver inteligência emocional
Até agora você viu como a inteligência emocional impacta no ambiente de trabalho. Mas como desenvolver essa habilidade? Separamos 5 dicas que vão ajudar você nesse processo. Acompanhe!
1. Reconheça seus sentimentos
Já comentamos que um dos princípios da inteligência emocional é reconhecer o que se sente no momento em que as emoções surgem. Mas isso não acontece do dia para a noite.
Para desenvolver a inteligência emocional, o primeiro passo é conhecer a si mesmo. Pense nas situações do seu dia a dia: como você reage a elas e quais sãos as suas sensações?
Fazer isso com frequência ajuda a reconhecer os sentimentos no momento em que eles aparecem, contribuindo para que outras características de uma pessoa emocionalmente inteligente sejam desenvolvidas.
2. Domine as emoções
À medida em que você reconhece o que sente, consegue dominar as emoções com mais facilidade e se expressar de forma consciente.
Uma cultura organizacional que preza por verbalizar de modo adequado as alegrias e insatisfações no ambiente de trabalho tem o poder de mudar a rotina e o dia a dia dos colaboradores.
O importante é fazer um exercício contínuo de reagir com equilíbrio, sem ter acessos de raiva ou manifestações exageradas de alegria.
3. Trabalhe a autoconfiança
Outra atitude que os empenhados em desenvolver inteligência emocional precisam cultivar é a confiança nas próprias atitudes e em si mesmo.
Quando o dia não tiver se desenrolando de maneira esperada ou quando uma grande decisão tiver que ser tomada, lembre-se de que você ocupa determinada função dentro da empresa porque tem as competências necessárias para isso.
A falta de autoconfiança é uma grande barreira na hora de controlar as próprias emoções e lidar com os sentimentos da equipe. Portanto, não deixe de pensar nisso para caminhar rumo a uma situação emocional de mais equilíbrio.
4. Ter empatia
Ter empatia é mais do que apenas entender a situação que outra pessoa está vivenciando. É conseguir se colocar no lugar do outro a ponto de compreender as suas dores e as suas alegrias, como se você também as sentisse.
Isso vai ajudar você a lidar com as emoções, positivas ou negativas, de toda a equipe, tornando-o mais preparado para gerenciar os imprevistos que vão surgir no dia a dia.
5. Motivação
A grande maioria das situações do dia a dia tem um lado positivo e um lado negativo. Em qual deles você coloca o seu foco?
Sempre dar atenção aos aspectos negativos pode gerar uma grande desmotivação na sua vida profissional e, consequentemente, na equipe como um todo.
Por isso, procure se esforçar para ser realista e não deixar a negatividade contaminar os liderados. Administre os problemas de maneira segura e foque no lado positivo, ou seja, nas lições que se pode tirar de determinada situação.
Como você viu ao longo do artigo, a inteligência emocional é uma habilidade que deve ser desenvolvida com empenho e de forma constante. Observar os próprios pensamentos, sentimentos e a forma de se comunicar é um exercício diário, mas que gera bons frutos ao longo do tempo.
Portanto, invista nesse desenvolvimento pessoal e influencie sua equipe a progredir e também a cultivar a inteligência emocional, tanto para a vida profissional, quanto para aplicar em outros relacionamentos.
Gostou de saber por que você precisa desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho? Pensou em alguém ao ler este conteúdo? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais!