
Utilizar a tecnologia da informação na gestão de pessoas é muito útil para otimizar os processos, reduzir os custos e aumentar a produtividade do setor de RH e dos gestores da própria área de TI. Além disso, a administração de dados é mais eficaz e segura, o que agrega transparência às informações de sua empresa.
Equipamentos, sistemas, protocolos, inovações — esses são alguns dos conhecimentos que um gestor da área de TI precisa ter para fazer o setor funcionar como se espera. Porém, isso não é suficiente. No dia a dia, quem faz tudo acontecer são os funcionários, e demonstrar habilidade com a gestão de pessoas é essencial para conseguir o desempenho desejado dos colaboradores.
Como as pessoas são bem menos previsíveis que as máquinas, selecionamos algumas dicas importantes sobre como liderá-las. Ao colocar essas ações em prática, você vai garantir a satisfação dos colaboradores e do seu público interno e a produtividade do time. Confira!
Os princípios para a gestão de pessoas no setor de TI
Saber lidar com o ser humano no dia a dia é um verdadeiro diferencial. Afinal, as pessoas são a força de trabalho de uma companhia. Sua gestão não engloba apenas saber delegar tarefas e exigir resultados, mas, também, despertar o desejo de produzir mais e melhor.
Uma boa gestão é capaz de manter a equipe motivada e engajada e, ainda, ajuda a reter talentos, o que é um grande desafio para empresas, principalmente no setor de tecnologia da informação.
Existem alguns princípios que podem ajudar você a alcançar esse resultado. Descubra quais são eles.
Desenvolva as suas habilidades de liderança
Quando se fala em gestão de equipes, não basta ter o conhecimento técnico referente à área. É fundamental desenvolver certas competências para lidar com pessoas e extrair o melhor de cada um.
Comunicação, organização, capacidade para delegar de forma justa, percepção do ambiente e das pessoas e gestão de conflitos são algumas habilidades que o gestor deve desenvolver.
Por isso, encare a sua formação de líder como um desafio pessoal. Procure saber sobre o assunto, busque cursos que ajudem a desenvolver competências e, dependendo do clima da sua organização, encontre um mentor dentro da empresa para auxiliá-lo.
Da mesma forma que todos os colaboradores precisam de aperfeiçoamento contínuo, o gestor também deve entender que é seu papel avaliar em que aspectos tem que melhorar e encontrar soluções para isso.
Seja criterioso na contratação
O time de trabalho será seu. Então, a melhor maneira de começar com o pé direito é com uma contratação bem-feita. Isso significa que ela não deve acontecer por impulso ou identificação, mas considerando as características do candidato e da equipe.
Em primeiro lugar, o gestor deve conhecer o seu time. As pessoas têm conhecimentos e habilidades diferentes. Portanto, é preciso descobrir os pontos fracos da equipe para buscar alguém que possa complementá-la.
A partir dessa avaliação, o gestor começa o processo de seleção. Ele vai buscar um membro que tenha exatamente as características necessárias para cobrir essas lacunas do grupo e torná-lo mais completo e forte.
A avaliação do candidato também precisa ser criteriosa. Ela deve considerar não só a formação e experiência, mas, principalmente, o perfil comportamental e adequação ao cargo.
Compreenda as diferenças
O mercado convive com várias gerações em um mesmo espaço, e não é diferente nas equipes de TI. Mesclar esses profissionais que estão em etapas distintas da vida e carreira pode ser uma experiência enriquecedora para todos.
Para isso, o gestor precisa compreender a mentalidade de cada geração e saber como explorar o melhor delas. Os profissionais mais maduros tendem a ser mais resilientes e organizados e a ter uma visão melhor de gestão de custos e projetos, entre outras características.
Já os mais jovens, geralmente, são inovadores, inquietos e engajados. O seu interesse maior não está na remuneração, mas nos desafios que a organização apresenta e nas oportunidades de crescimento que ela proporciona.
Quando o gestor compreende essas características, descobre como lidar com cada grupo, motivá-los e intermediar quaisquer conflitos que surjam pela convivência de pessoas tão diferentes.
Entenda a motivação individual
E por falar em motivar, chegamos a um ponto crucial. A motivação é completamente individual, e um alto salário que torna um colaborador incansável até encontrar uma solução para um problema, pode não ter o mesmo efeito sobre outro.
Portanto, o gestor precisa entender o que motiva cada funcionário. Aquele conhecimento sobre as diferentes gerações ajuda bastante a desenvolver essa visão, já que esses paradigmas condicionam muitas das expectativas que eles têm em relação à companhia.
Alguns se interessam mais por programas de recompensa, bônus e premiações. Outros (especialmente nas novas gerações) são motivados por planos de carreira claros, oportunidades de desenvolvimento — como a realização de cursos relevantes — e a possibilidade de obter certificações importantes para o mercado.
A grande dica é: conheça os seus colaboradores. Saiba se, para eles, sucesso tem mais relação com vantagens pessoais (salários, benefícios etc.) ou com desenvolvimento profissional e relevância social. Quando isso acontecer, você saberá como motivá-los.
Aprenda a reconhecer talentos e treiná-los
A gestão de talentos é um dos grandes desafios da área de Recursos Humanos e de gestores de qualquer setor. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de perder um colaborador especial ou subutilizá-lo em funções em que não possa usar e desenvolver as suas habilidades.
Para reconhecer talentos e aproveitá-los, é preciso acompanhar o trabalho do time. Assim, faça reuniões periódicas de feedbacks para a equipe e individualmente. Também, mantenha a porta da sua sala sempre aberta para ouvir comentários e sugestões.
Após reconhecer um talento, dê a ele oportunidades de crescer e brilhar pela sua empresa. Garanta que ele tenha acesso a novos conhecimentos por meio de palestras, cursos e treinamentos e que consiga aplicar o que aprendeu.
Faça das oportunidades e desafios que a sua empresa proporciona uma verdadeira blindagem contra o assédio de outras organizações. Assim, você não perderá os seus principais colaboradores.
Aperfeiçoe a habilidade para gerenciar projetos
Embora cada um tenha um papel a desempenhar, a responsabilidade sobre o sucesso dos projetos é do líder. Portanto, a habilidade para gerenciá-los deve estar entre as suas prioridades.
Isso envolve reconhecer necessidades, entender quais são os membros da equipe mais capacitados para realizar determinadas tarefas, delegá-las corretamente, acompanhar o andamento, auxiliar na busca de soluções e prover suporte e feedbacks.
A condução equivocada de um projeto estressa a equipe. Mesmo que o resultado desejado seja atingido, a má administração dos recursos e prazos gera um clima de insatisfação e desconforto.
Portanto, faça o possível para desenvolver essa habilidade. A cada novo projeto, reavalie os procedimentos do trabalho anterior junto ao grupo e discutam possibilidades de melhorar os processos para solucionar gargalos e ganhar eficiência.
Faça dos feedbacks uma oportunidade de crescimento mútuo: você descobre o que precisa melhorar como gestor ao mesmo tempo que mostra ao grupo como se poderia ter produzido um resultado mais satisfatório com menos esforço — o princípio da produtividade.
Entenda como integrar processos em TI para garantir uma melhor gestão de pessoas no setor
O uso da tecnologia na gestão de pessoas facilita muito a vida do RH, mas, quando há uma integração entre a equipe de TI e os outros setores da empresa, a gestão da área de tecnologia fica mais fácil — assim como a administração dos outros setores.
Isso porque o departamento de TI tem uma grande importância dentro das empresas. Afinal, é responsável por suportar toda a variedade de dados, de forma que estejam sempre disponíveis para os demais setores da companhia.
Por isso, como um parceiro estratégico, o TI deve ficar próximo dos outros departamentos, colaborando para o crescimento do negócio como um todo. A integração, no entanto, deve começar no próprio setor.
Afinal, para que o trabalho seja bem executado é necessário que haja coesão entre as tarefas que estão sendo realizadas. Se cada membro da equipe trabalha de forma isolada, os sistemas podem apresentar mais falhas e, até mesmo, demorar mais para ficar pronto.
Com a integração dos processos a equipe trabalha mais engajada, e os procedimentos realizados por pessoas diferentes são feitos de forma padronizada, o que melhora a produtividade e a qualidade dos serviços de tecnologia.
No mais, uma equipe integrada trabalha com mais harmonia, pois a comunicação entre os membros será melhor e mais eficaz.
Faça um mapeamento dos processos de TI
Todo gestor de TI sabe como o mapeamento dos processos é importante para que as máquinas e sistemas funcionem corretamente. Além disso, para que os processos corram bem, os sistemas de segurança e as instalações físicas de computadores de trabalho devem ser mapeados.
É importante salientar que esse mapeamento de processos deve envolver o capital intelectual da equipe, como forma de agregar conhecimento para a melhoria de todo o trabalho.
Então, para fazer uma boa gestão do time, é essencial desenvolver algumas competências nos indivíduos — inteligência emocional, por exemplo. Isso porque, colaboradores seguros tendem a ser mais produtivos e competentes.
Outras habilidades como multidisciplinaridade, autonomia para tomada de decisões, percepção de urgência, visão sistêmica, capacidade para análise de dados e proatividade, também devem ser desenvolvidas pela sua equipe. Caso alguém não tenha essas qualificações, invista no colaborador para que ele evolua. O setor e a empresa só têm a ganhar com isso.
Entenda a importância de capacitar a equipe para realizar a integração de processos
O que torna uma empresa rica e produtiva não são os maquinários ou instalações, mas as pessoas que trabalham na companhia. Elas é que fazem o negócio funcionar, e quando estão engajadas, a produtividade é muito maior, o que resulta em um crescimento nos lucros.
Então, podemos dizer que a maior riqueza de uma empresa são as pessoas. Por isso, como gestor, você deve cuidar delas, zelando para que a equipe esteja motivada e seja qualificada para atender às demandas do setor.
Afinal, quando um funcionário é estimulado a crescer, ele fica motivado e se sente valorizado. Esse fator ajuda na retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários.
Para isso, o caminho é trabalhar a gestão de pessoas. Sendo assim, foque no capital humano e invista na capacitação de sua equipe, incentivando seus colaboradores a se especializar.
Por exemplo, invista em cursos de graduação, pós-graduação e capacitação. Ainda, é importante estimular o crescimento pessoal e aprimoramento de habilidades e competências. Isso significa que o colaborador deve pensar além do cargo que ocupa, considerando a posição que ele deseja atingir na empresa.
Os principais riscos em não gerenciar a integração de sistemas
Outra questão que deve ser administrada com cuidado pelo gestor de TI é a integração de sistemas. Embora esse tipo de estratégia seja uma excelente forma de otimizar processos, centralizar dados e melhorar a experiência dos usuários, caso a integração de sistemas não seja gerenciada corretamente, a empresa e a área de TI terão prejuízos.
Veja os principais riscos que o setor de tecnologia da informação e o negócio correm quando não se gerencia corretamente a integração de sistemas!
Erros na tomada de decisões
Esse fator pode acontecer por diversos motivos, como falhas na comunicação. Vamos a um exemplo prático: se a empresa trabalha com sistemas na nuvem e a internet cai por alguns instantes, a informação pode chegar incompleta ou incorreta.
Ainda existem os riscos quando a integração é feita manualmente, pois há mais espaço para a manipulação de dados. Esse tipo de falha pode trazer diversos prejuízos para a empresa, inclusive financeiros.
Baixa produtividade
A produtividade do setor e, consequentemente, de todos os outros setores da empresa também será afetada. Isso porque em um mundo totalmente globalizado todas as equipes da companhia dependem do trabalho da TI para desempenhar suas funções.
Se o gerenciamento não é feito de forma correta, a produtividade será afetada, já que os sistemas podem apresentar falhas e, até mesmo, travar durante o uso.
Prejuízos financeiros
A baixa produtividade e os erros na tomada de decisões geram prejuízos financeiros para o negócio. Dependendo do tamanho da empresa, as perdas podem significar muito e levar a companhia a recorrer a empréstimos e, em casos mais extremos, fechar as portas.
E agora? Tem todas as informações de que precisava para lidar com o desafio da gestão de pessoas? Esperamos que esses princípios ajudem você a conduzir a sua equipe de TI de forma mais eficiente, garantindo a satisfação e a realização de todos os envolvidos, inclusive dos clientes do negócio.
O uso da tecnologia da informação na gestão de pessoas é essencial para a saúde da empresa, mas é importante não esquecer um dos pilares da governança em TI: a gestão de riscos. Então, para que esse processo não gere danos ao negócio, faça a arquitetura da integração de sistemas.
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