Positivo do seu jeito

Dicas

5G poderá estar disponível no Brasil ainda em 2021

7 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

A tecnologia de banda larga 5G chega ao Brasil até o final de 2021. A confirmação se deu após a aprovação do edital que regulamenta a tecnologia em solo brasileiro. Mas você sabe o que representa a nova tecnologia e quais serão seus benefícios para o usuário de dispositivos móveis? Fica com a gente que vamos abordar o assunto para que você saiba como usar 5G no Brasil.

5G poderá estar disponível no Brasil ainda em 2021

O edital do leilão do 5G foi aprovado em agosto pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os ministros, que votaram para aprovar ou não o documento elaborado pelo Governo, aprovaram o edital e agora o leilão será realizado. O plano do Governo Federal é que isso aconteça em outubro, logo após a regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão do TCU, entretanto, não foi unânime. O ministro Aroldo Cedraz apresentou voto contrário em que afirmou que o edital possuía erros crassos. A expressão usada pelo ministro, em suas próprias palavras, foi um eufemismo para evitar abordar temas sensíveis, como possíveis fraudes no documento. Polêmicas à parte, a tecnologia enfim chegará aos lares dos brasileiros.

Há, entretanto, um caminho burocrático antes do leilão acontecer. A Anatel precisará realizar ajustes necessários no documento para incluir, por exemplo, a obrigação de instalação da rede em escolas públicas e de educação básica no Brasil. Apenas após essas alterações que o leilão estará liberado para acontecer.

Principais dificuldades e polêmicas sobre o leilão do 5G

Além da polêmica aprovação no TCU, o leilão do 5G possui algumas dificuldades que precisam ser solucionadas. As maiores são, sem dúvidas, a criação da rede privada para administração pública e o programa de conectividade da Amazônia, que são de responsabilidade das empresas vencedoras do leilão.

Acontece que, segundo parecer de técnicos legislativos, essa obrigação é ilegal. A iniciativa vai contra a Lei Geral de Telecomunicações e normas de licitação e regras orçamentárias e fiscais, no que diz respeito ao direito coletivo. O TCU, por sua vez, fez um ajuste importante no edital. O Governo poderá usar valores de multas e de outorga para ampliar o atendimento da tecnologia em todo o território nacional.

Segundo o Ministro das Comunicação, Fábio Faria, a alteração será importante para a implementação da tecnologia. “Com isso poderemos, por exemplo, levar fibra óptica a escolas que seriam atendidas por satélite e aumentar ainda mais a velocidade daqueles que possuem atendimento por rede terrestre”, afirmou o ministro.

Cidades que receberão primeiro o atendimento à tecnologia

Fábio Faria afirmou que São Paulo e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades com suporte ao 5G. A declaração foi dada em entrevista à rádio 98 FM de Natal, Rio Grande do Norte. A expectativa é de que até dezembro as duas cidades recebam a tecnologia de forma efetiva.

5G poderá estar disponível no Brasil ainda em 2021

O Governo projeta prazos maiores para que a conexão esteja disponível em outros estados. A expectativa é que outras capitais possam receber o 5G até julho de 2021, se tudo ocorrer como o esperado com o leilão. Apenas após esse prazo que as cidades com mais de 500 mil habitantes receberão a tecnologia.

Diferenças entre 4G e 5G

Vamos abordar rapidamente as principais diferenças do 5G para a 4G. Como sabemos, o 4G é a tecnologia mais utilizada hoje no Brasil. Mas ainda há cidades onde a cobertura do serviço não é ideal e, sem escolha, os usuários continuam usando a antiga rede 3G que traz dificuldade de usar serviços de streaming, por exemplo.

O principal ponto positivo da rede 5G é a velocidade de transferência de dados em baixa latência. A característica diminui o congestionamento das redes e favorece serviços que demandam maior velocidade de transferência.

O 4G é uma tecnologia de rede para celular que oferece conexão banda larga. Ela é a quarta geração da tecnologia e foi lançada no fim dos anos 2000. Em comparação ao 3G, ela é 50 vezes mais rápida e permite o uso de videoconferência e tecnologias de streaming no celular, como Netflix, Amazon Prime e Spotify.

O 5G é uma realidade em diversos países e está, enfim, chegando ao Brasil. Ela é a quinta geração da tecnologia e promete revolucionar a rede de celulares oferecendo grande fluxo de download e upload de dados. Lançada no final de 2018, ela permitirá acesso a múltiplos dispositivos e conexão ainda mais estável que o 4G.

Alguns benefícios possíveis com a tecnologia 5G:

  • – Cirurgias realizadas via internet;
  • – Sinalização de trânsito sincronizada por computação na nuvem;
  • – Carros autônomos que se comunicam entre si para garantir o fluxo ideal em rodovias;
  • – Jogos em computação na nuvem;
  • – Streaming com resolução 4K em tempo real.

Gostou desse artigo? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer nossos tutoriais, análises de softwares e dicas sobre dispositivos tecnológicos. Além disso, use a nossa barra de pesquisas para encontrar textos que solucionem as suas dúvidas em softwares, aplicativos e serviços na web.