O TikTok é um dos grandes sucessos atuais quando o assunto envolve redes sociais e produção de conteúdo. Ainda que não faltem vídeos, dancinhas e trends na plataforma, a verdade é que nem todos os usuários sabem, mas existem alguns recursos escondidos no TikTok e que podem melhorar bastante a qualidade do seu trabalho e facilitar a sua vida na hora de editar, publicar e compartilhar seus vídeos.
Disponível para aparelhos Android e iOS, o TikTok parecia apenas uma febre entre os adolescentes, mas agora o número de produtores de conteúdo que utilizam os modelos de vídeos curtos dessa rede social é cada vez maior.
Se você deseja aprimorar a sua produção de conteúdo, é fundamental conhecer melhor todos os recursos disponíveis dentro da plataforma. Com eles, será mais fácil editar seus vídeos, ajustar configurações de privacidade e, inclusive, analisar seus dados em relação ao engajamento. Confira, a seguir, alguns dos recursos escondidos do TikTok:
Sabia que é possível traduzir comentários de forma rápida e automática no TikTok? Para começar a usar esse recurso, encontre um comentário que você queira traduzir, toque nessa mensagem e mantenha o dedo pressionado até que um pop-up surja na tela do seu celular.
Depois, você só precisa tocar na opção “Traduzir” que o app fará a tradução automaticamente para o idioma que você usa. Bacana, né? Se você costuma interagir com pessoas de outros países, a tradução simultânea é uma grande ajuda!
Não há como negar: os emojis são extremamente importantes quando falamos na troca de comunicação virtual. Só para você ter uma ideia, a plataforma de compartilhamento de vídeos conta com mais de 45 emojis secretos, que você pode usar se digitar alguns códigos específicos na hora de escrever legendas ou fazer comentários.
Com um design muito semelhante ao que você já viu nos sistemas operacionais Android e iOS, os emojis secretos do TikTok também são rostinhos redondos que apresentam expressões para indicar diversas sensações, como vergonha, tristeza e felicidade. Para inserir os emojis, é preciso escrever cada código, em inglês, entre colchetes. Veja quais são esses códigos:
Se você é criador de conteúdo e deseja descobrir de onde são as pessoas que seguem seu perfil no TikTok, saiba que a plataforma fornece dados relacionados ao engajamento dos usuários, o que inclui uma ferramenta que indica a origem das pessoas que acompanham as suas publicações.
Para acessar essas informações, vá em “Configurações e privacidade”, depois em “Gerenciar Conta” e, na sequência, “Trocar para Conta Corporativa” — qualquer usuário pode fazer isso, mesmo que não seja produtor de conteúdo.
Agora, as postagens que você fizer terão o recurso “Mais dados”, que traz informações sobre engajamento, na parte inferior da tela. Ao tocar nessa opção, você poderá escolher “Visualizações do vídeo por região” e prontinho: é só ver onde estão as pessoas que assistem o que você publica.
Se você quer baixar vídeos, mas não quer que eles tenham a marca do TikTok, basta gravar e editar o vídeo dentro da própria ferramenta de edição da plataforma. Depois, antes mesmo de clicar em “Avançar”, você já poderá ver o vídeo, certo? Agora é só gravar o conteúdo com a ajuda do seu gravador de tela do celular.
Quando você assiste ao conteúdo antes de postar e grava a tela do celular, automaticamente terá o vídeo sem a marca d’água do TikTok. Boa saída, né?
Você já sabe que existe um espaço no seu perfil para mostrar quais vídeos você curtiu dentro do TikTok, certo? Se quiser mais privacidade, basta tocar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito da tela e, então, ir em “Configurações e privacidade”.
O próximo passo é tocar em “Privacidade” e encontrar “Vídeos curtidos”. Depois, basta selecionar a opção “Todos” ou “Somente eu”, que indica quem pode saber quais vídeos foram curtidos pelo seu perfil.
E aí, você já conhecia todos esses recursos ocultos do TikTok? Qual deles é o mais útil para você? Para conferir mais conteúdos bacanas e práticos sobre entretenimento, tecnologia, redes sociais, cultura, educação e muito mais, acesse o nosso blog!