Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

O mundo virtual oferece tantas oportunidades de aprendizado quanto de problemas de segurança. Por isso, o Google Family Link foi desenvolvido pelo Google para ajudar pais e responsáveis a controlar cuidadosamente o uso de dispositivos móveis de crianças e adolescentes.

Garoto mexendo no celular.

A ferramenta tem uma interface simples para centralizar o monitoramento e gerenciamento do tempo de tela de dispositivos cadastrados, bem como acessar localizações em tempo real e controlar as permissões de aplicativos.

Funcionalidades principais do Family Link

O Google Family Link é equipado com uma série de ferramentas que permitem aos pais terem controle ativo e informado sobre o uso de dispositivos pelos seus filhos:

  • Monitoramento de Tempo de Uso: você pode visualizar relatórios detalhados de quanto tempo seu filho passa em cada aplicativo. Tal recurso inclui a possibilidade de definir limites de tempo específicos para cada app, ajudando a evitar o uso excessivo.
  • Gerenciamento de Aplicativos: os pais podem aprovar ou bloquear os aplicativos que os filhos desejam baixar da Google Play Store, permitindo que eles só tenham acesso a conteúdos adequados para sua idade.
  • Controles de localização: esta funcionalidade permite acompanhamento em tempo real. Seja para saber se chegaram bem na escola ou se estão em algum lugar que não deveriam estar, é uma ferramenta essencial para a segurança física das crianças.
  • Configurações de Privacidade e Segurança: ele oferece opções para gerenciar as configurações de privacidade e segurança da conta da criança. Isso inclui a capacidade de revisar as permissões concedidas aos aplicativos e bloquear conteúdos não apropriados.
  • Acompanhamento de Atividades: para além de monitorar o tempo de tela, o Family Link permite aos pais verem os vídeos assistidos e os livros lidos, fornecendo uma janela completa sobre o conteúdo que seus filhos estão consumindo.
Finalidades do Google Family Link.

“Desde o início, nosso objetivo foi criar uma ferramenta que não apenas oferecesse controle parental, mas que também educasse as crianças sobre o uso responsável da tecnologia. O Family Link é projetado para ser uma ponte entre pais e filhos, ajudando a construir hábitos digitais saudáveis desde cedo.” – Luciana Maroun, gerente e engenheira sênior no Centro de Engenharia em Belo Horizonte

Configuração e vinculação de contas

Configurar o Google Family Link é relativamente simples, pois o app foi projetado para ser o mais intuitivo possível. Porém, preparamos um passo a passo que vai ajudar:

Passo 1 – Criação da Conta Google para a criança

O primeiro passo é garantir que seu filho tenha uma conta Google. Se ele ainda não tiver uma, você pode criar uma diretamente através do Family Link, seguindo as diretrizes que garantem a segurança e a privacidade das informações da criança.

Passo 2 – Instalação do Aplicativo

Baixe o aplicativo Google Family Link para os dispositivos dos pais e da criança.

Passo 3 – Vinculação das Contas

Com as contas criadas e os aplicativos instalados, o próximo passo é vincular a conta da criança à conta do responsável. Isso é feito através de um simples processo de sincronização dentro do aplicativo, onde você seguirá as instruções na tela para completar a configuração.

Vinculação de contas no Google Family Link.

Passo 4 – Ajustes Iniciais de Configuração

Uma vez que as contas estão vinculadas, os pais podem configurar as primeiras definições, como limites de tempo de tela, gerenciamento de aplicativos e configurações de localização. Isso pode ser ajustado a qualquer momento para se adaptar ao crescimento e às mudanças nas necessidades da criança.

Passo 5 – Monitoramento e Ajustes

Após a configuração inicial, o Family Link permite monitorar e fazer ajustes nas configurações de forma contínua e remota, o que significa que você pode fazer mudanças em tempo real, dependendo das circunstâncias do dia a dia.

Se, posteriormente, você desejar restaurar, remover ou excluir a conta do Google de uma criança, pode seguir os passos desta página do Google.

Perguntas e respostas sobre o controle parental do Google

Para ajudar a esclarecer dúvidas comuns sobre o Google Family Link, selecionamos quatro perguntas muito comuns:

O Family Link pode ser usado em qualquer dispositivo?

O Family Link pode ser usado em dispositivos Android e também está disponível para dispositivos iOS. No entanto, o dispositivo da criança deve ser Android para que a supervisão completa seja possível.

É possível controlar mais de um dispositivo com o Family Link?

Sim, os pais podem adicionar múltiplos dispositivos de seus filhos ao mesmo perfil no Family Link, permitindo gerenciar vários aparelhos de um único ponto de controle.

O que acontece quando meu filho completa 13 anos?

Quando a criança atinge a idade de 13 anos, ela tem a opção de graduar-se para uma conta Google regular. Os pais receberão uma notificação e poderão escolher se desejam continuar a supervisão ou permitir que a criança gerencie sua própria conta.

Como posso garantir que a privacidade do meu filho seja protegida?

Os pais têm controle total sobre as informações acessadas pelo aplicativo e podem ajustar as configurações de privacidade conforme necessário para proteger os dados da criança.

Conclusão

Se você ainda não está utilizando o Google Family Link, considere explorar suas funcionalidades e começar a aplicar este recurso no gerenciamento da vida digital de seus filhos. Baixe o aplicativo, configure as contas e comece hoje a fazer parte ativa do mundo digital das crianças, assegurando que elas aproveitem a tecnologia de forma segura e responsável.

Acesse mais artigos e conheça ainda mais novidades tecnológicas no blog Positivo Do Seu Jeito para se manter informado sobre as melhores práticas de segurança e educação digital para sua família.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.