Positivo do seu jeito

Dicas

® Shutterstock

Modo de Navegação Anônima: para que serve e como usar

O Modo de Navegação Anônima permite navegar na internet sem ter o histórico dos seus acessos e pesquisas registradas no computador.

25 de outubro de 2017

por: Karola Furutani

Quem usa muito o computador e a internet sabe que ter privacidade é algo primordial. Diariamente acessamos uma série de informações, pesquisamos assuntos, registramos dados pessoais e profissionais e utilizamos a tecnologia como uma extensão da nossa vida. Logo, tudo o que fazemos na internet fica registrado e disponível para qualquer outra pessoa que usar a nossa conta ou notebook.

® Shutterstock

Para evitar que isso aconteça os navegadores mais modernos possuem um recurso chamado “Modo de Navegação Anônima” que, quando ativado, permite navegar em sites e acessar páginas da internet sem deixar rastros, ou seja, sem gravar históricos e informações na memória do computador.

Engana-se quem pensa que o Modo de Navegação Anônima serve apenas para realizar ações mal intencionadas na internet, sem correr o risco de ser descoberto por outras pessoas. As utilidades desta funcionalidade vão muito mais além e a seguir iremos mostrar algumas que podem melhorar o seu uso da internet e ajudar você a ter mais privacidade, veja:

Use o Modo de Navegação Anônima para:

– Acessar a internet em um computador que não é seu

® Shutterstock

Às vezes somos obrigados a utilizar um computador ou notebook que não estamos habituados. É o caso dos cybercafés, bibliotecas, laboratórios de informática, entre outros. Uma situação que acontece muito nestes casos é deixar nossas contas de e-mails e redes sociais cadastradas, justamente porque estamos acostumados a utilizar a internet nos nossos equipamentos. Para que evitar que algum espertinho use as máquinas depois de você e tenha acesso às suas redes ou informações, nunca se esqueça de utilizar o modo anônimo. Ele irá impedir que suas informações sejam salvas e caso alguém mal intencionado tente acessar, não irá conseguir.

– Planejar surpresas

® Shutterstock

Como você já deve saber, tudo o que pesquisamos na internet fica registrado, e não estamos falando somente do histórico. Hoje a tecnologia está muito avançada e utiliza todas as informações possíveis para fins comerciais, ou seja, para fazer você adquirir determinado serviço ou produto. Quer um exemplo? Se você digitar a palavra “tênis” no Google, provavelmente você verá anúncios de lojas e promoções nas suas redes sociais e sites que navegar durante um bom tempo. O modo de navegação anônima pode ajudar nisso! Se você estiver planejando uma viagem surpresa ou dar um presente especial e não quer que ninguém saiba, faça tudo anonimamente. Os anúncios e registros de busca desaparecerão.

– Pesquisar temas delicados

® Shutterstock

O ser humano é curioso e a internet é um universo sem fim de informações. É natural que nos sintamos tentados a pesquisar por alguns assuntos delicados, como doenças, por exemplo. Mas isso não significa que o registro da pesquisa deve ficar lá, acessível para qualquer pessoa. Quando for buscar por algo que você considera muito íntimo e pessoal, faça no modo de navegação anônima. Assim você evita que seus filhos ou família vejam algo que considerem desagradável ou preocupante a seu respeito.

– Usar a internet no trabalho

® Shutterstock

É claro que a internet do local de trabalho deve ser utilizada apenas para assuntos profissionais. Porém, não dá para desconsiderar que passamos grande parte do nosso dia trabalhando, então eventualmente pode ser que você precise acessar suas redes sociais, e-mail pessoal e etc. O ideal é utilizar o modo anônimo para isso, dessa forma você evita deixar rastros e ser mal visto por tal atitude. Mas lembre-se: existem locais que utilizam uma ferramenta chamada Proxy, que monitora todo e qualquer acesso realizado a partir da rede da empresa, inclusive os feitos em no modo de navegação anônima.

Como ativar o modo de navegação anônima no Google Chrome:

1. No computador, abra o Google Chrome.
2. No canto superior direito, clique bolinhas, depois da barra de endereço.
3. Depois, clique em “Nova janela anônima”.
3. Uma nova janela anônima será aberta. Ela costuma ser da cor preta e ter um ícone de uma pessoa usando um óculos e chapéu. Igual na foto abaixo:

Modo de Navegação Anônima
Reprodução

Pronto! É só navegar à vontade.
Também é possível usar o atalho Ctrl + Shift + N para abrir uma janela sem rastros 😀.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.