robô trabalhando como assistente de uma mulher, simbolizando o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho

Como a inteligência artificial afeta o mercado de trabalho?

A inteligência artificial (IA) está avançando cada dia mais e está causando um impacto significativo no mercado de trabalho

montadora de veículo operando com robôs

No conteúdo de hoje, vamos debater sobre como a IA está afetando o mercado de trabalho e o que isso significa para os trabalhadores. Também iremos apresentar algumas dicas para enfrentar os impactos gerados pela IA no mercado de trabalho. Confira!

De que maneira a Inteligência Artificial afeta o mercado de trabalho?

A Inteligência Artificial atinge de diversas maneiras o mercado de trabalho. Por um lado, a IA está automatizando e simplificando muitas tarefas que antes precisavam de humanos. O que pode acarretar em perdas de empregos em alguns setores, principalmente na manufatura e serviços. 

Por outro lado, a IA também está gerando novos empregos em outras indústrias, por exemplo, na tecnologia e saúde.

A Inteligência Artificial está modificando a forma como as atividades são realizadas. Confira abaixo alguns pequenos exemplos de como a IA está afetando o mercado de trabalho atualmente:

  • Automatização de tarefas de manufatura, como soldagem, pintura e montagem, o que já gerou perda de empregos em diversas fábricas;
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços, por exemplo, carros autônomos, assistentes virtuais e sistemas de diagnóstico médico;
  • A IA está sendo usada para aprimorar diversos processos de negócios, como o atendimento ao cliente e a análise de dados. 

De forma geral, a IA está gerando um grande impacto no mercado de trabalho e muitas mudanças ainda estão por vir.

fila da evolução humana começando com um macaco e terminando com um robô, representando a inteligência artificial

Quais profissões sofrem o risco de desaparecer?

Conforme a Inteligência Artificial avança, muitos setores estão sendo transformados junto com ela, o que infelizmente, pode gerar substituições de algumas profissões por sistemas automatizados. Por mais que seja importante ressaltar que o impacto varia de acordo com cada setor, as habilidades exigidas em cada profissão, certas áreas estão mais propensas a essa mudança. 

Segundo as matérias divulgadas pela Exame e pelo CanalTech, entre as profissões que estão em risco de desaparecer estão:

  • Operador de telemarketing: devido ao aumento dos chatbots e assistentes virtuais, a automatização do atendimento ao cliente tem sido cada vez mais comum em algumas empresas. 
  • Motoristas de caminhão e taxistas: devido a pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos, a indústria de transporte pode sofrer uma revolução. Afinal, com a implantação em larga escala desses veículos, a demanda por motoristas humanos vai reduzir drasticamente.
  • Caixas de supermercado: com o aprimoramento da automação nos caixas de autosserviço, o que possibilita que os próprios clientes façam suas compras e pagamentos. Já é possível ver alguns modelos em supermercados
  • Escriturários e assistentes administrativos: atividades como classificação de documentos, preenchimento de formulários e controle de arquivos estão sendo automatizadas pela IA. Sistemas de IA são capazes de analisar e recuperar informações de maneira muito mais rápida e precisa.

Contudo, conforme citamos no começo do conteúdo, algumas outras profissões podem ser beneficiadas ou transformadas pela Inteligência Artificial. E, apesar das transformações, isso não quer dizer que elas tenham data prevista para desaparecer.

Como se preparar para os impactos da IA no mercado de trabalho?

Confira abaixo algumas dicas simples para você estar preparado para os impactos que a IA vai gerar no mercado de trabalho:

  • Mantenha-se atualizado sobre as tendências da IA;
  • Busque desenvolver habilidades que podem ser úteis em um futuro próximo, por exemplo, a utilização de chatbots como o Google Bard e o ChatGPT;
  • Seja flexível e tente estar aberto para as novas mudanças;

Por que as profissões digitais não correm risco?

As profissões digitais não estão em risco de sumir porque exigem habilidades humanas que a IA ainda não consegue replicar. Por exemplo, os profissionais digitais devem ser capazes de pensar com criatividade, resolver problemas e se comunicar de maneira eficiente. Essas habilidades são essenciais para o sucesso em qualquer campo, mas são especialmente importantes no mundo digital.

Resumidamente, as profissões da área digital não correm risco porque exigem habilidades humanas que a IA ainda não consegue repetir. Para simplificar, confira abaixo quais profissões digitais que não correm risco de desaparecer:

  • Desenvolvedor de software;
  • Analista de negócios;
  • Cientista de dados;
  • Gerente de projetos;
  • Especialistas em marketing digital;
  • Designers de UX/UI;
  • Produtores de conteúdo (escrita);
  • Profissionais de atendimento ao cliente;

Devido ao poder que a IA está tendo em relação ao mercado de trabalho, é importante que os trabalhadores estejam cientes dos impactos causados por ela. Por isso, analise o conteúdo apresentado hoje, mas não deixe de se atualizar e se aprofundar sobre o tema.

Para continuar por dentro de temas relacionados à Inteligência Artificial, confira os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.