A inteligência artificial (IA) está avançando cada dia mais e está causando um impacto significativo no mercado de trabalho.
No conteúdo de hoje, vamos debater sobre como a IA está afetando o mercado de trabalho e o que isso significa para os trabalhadores. Também iremos apresentar algumas dicas para enfrentar os impactos gerados pela IA no mercado de trabalho. Confira!
A Inteligência Artificial atinge de diversas maneiras o mercado de trabalho. Por um lado, a IA está automatizando e simplificando muitas tarefas que antes precisavam de humanos. O que pode acarretar em perdas de empregos em alguns setores, principalmente na manufatura e serviços.
Por outro lado, a IA também está gerando novos empregos em outras indústrias, por exemplo, na tecnologia e saúde.
A Inteligência Artificial está modificando a forma como as atividades são realizadas. Confira abaixo alguns pequenos exemplos de como a IA está afetando o mercado de trabalho atualmente:
De forma geral, a IA está gerando um grande impacto no mercado de trabalho e muitas mudanças ainda estão por vir.
Conforme a Inteligência Artificial avança, muitos setores estão sendo transformados junto com ela, o que infelizmente, pode gerar substituições de algumas profissões por sistemas automatizados. Por mais que seja importante ressaltar que o impacto varia de acordo com cada setor, as habilidades exigidas em cada profissão, certas áreas estão mais propensas a essa mudança.
Segundo as matérias divulgadas pela Exame e pelo CanalTech, entre as profissões que estão em risco de desaparecer estão:
Contudo, conforme citamos no começo do conteúdo, algumas outras profissões podem ser beneficiadas ou transformadas pela Inteligência Artificial. E, apesar das transformações, isso não quer dizer que elas tenham data prevista para desaparecer.
Confira abaixo algumas dicas simples para você estar preparado para os impactos que a IA vai gerar no mercado de trabalho:
As profissões digitais não estão em risco de sumir porque exigem habilidades humanas que a IA ainda não consegue replicar. Por exemplo, os profissionais digitais devem ser capazes de pensar com criatividade, resolver problemas e se comunicar de maneira eficiente. Essas habilidades são essenciais para o sucesso em qualquer campo, mas são especialmente importantes no mundo digital.
Resumidamente, as profissões da área digital não correm risco porque exigem habilidades humanas que a IA ainda não consegue repetir. Para simplificar, confira abaixo quais profissões digitais que não correm risco de desaparecer:
Devido ao poder que a IA está tendo em relação ao mercado de trabalho, é importante que os trabalhadores estejam cientes dos impactos causados por ela. Por isso, analise o conteúdo apresentado hoje, mas não deixe de se atualizar e se aprofundar sobre o tema.
Para continuar por dentro de temas relacionados à Inteligência Artificial, confira os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.