Positivo do seu jeito

Dicas

Google Chrome: como ativar o modo escuro no app para Android

13 de Abril de 2019

por: MKT Positivo

A utilização de temas “dark”, também conhecidos como modo escuro, tem se tornado uma tendência em muitos aplicativos. Além do Windows, muitos usuários não sabem que há como ativar o modo escuro no Google Chrome para Android.

Para isso, no entanto, será preciso recorrer ao Google Chrome Canary, um navegador oficial do Google, mas que é utilizado como plataforma de testes para muitos recursos que, posteriormente, são incluídos no Google Chrome padrão que acompanha todos os smartphones Android.

®GIPHY

Baixando o Google Chrome Canary

Para ter acesso a esse recurso, antes de tudo será preciso baixar o aplicativo Google Chrome Canary. Trata-se de um browser oficial do Google, utilizado para testes de novas funcionalidades. Grande parte dos recursos que aparecem no Google Chrome padrão são testados primeiramente no Canary.

Por essa razão, a própria empresa informa antes do download que se trata de uma versão instável, ou seja, sujeita a eventuais problemas. Nós não recomendamos que você mantenha apenas o Google Chrome Canary instalado em seu smartphone. Para uma eventualidade, tenha sempre o Google Chrome original à disposição.

Uma vez que o aplicativo estiver instalado, você pode fazer login com a sua conta Google exatamente do mesmo jeito que faria no Chrome original. O visual e as funcionalidades são idênticos, o que muda é que eventualmente há novos recursos disponíveis em fase de testes para os usuários.

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

Depois de instalar o aplicativo, o passo a passo de ativação desse recurso é bastante simples.

Passo 01: Acesse o navegador e digite no campo de URL o seguinte: “chrome://flags”, sem as aspas.

Passo 02: Na página que será aberta, digite “dark”, sem as aspas, no campo de buscas.

Entre as opções que serão listadas, procure por “Android web contents dark mode”.

Passo 03: Selecione a opção “Enabled”.

Por fim, toque em “Relaunch Now” para reiniciar o aplicativo.

Como funciona e para que serve o modo escuro

O modo escuro tem sido uma requisição dos usuários em muitas plataformas. Em 2018, a Microsoft decidiu incluir essa opção no sistema operacional Windows 10 e o recurso foi muito bem recebido pelo público. Da mesma forma, redes sociais como o Twitter também contam com essa alternativa.

A ideia por trás do uso de temas escuros vai além de um simples gosto particular com relação ao visual do conteúdo exibido. Em dispositivos mobile e portáteis, como smartphones, tablets e notebooks, o uso de páginas em modo escuro faz com que o consumo de energia seja levemente menor.

Isso ocorre porque a exibição de páginas e menus com a cor preta de fundo requer uma menor intensidade de brilho da tela. Sendo a tela um dos elementos de maior consumo de energia, qualquer característica que seja alterada visando reduzir o uso resulta em um gasto energético mais controlado e eficiente.

Na prática, o que o modo escuro faz é inverter as cores branca e preta. Assim, os fundos brancos de páginas passam a ser pretos, e as letras pretas passam a ser brancas. Esse visual ainda é responsável por descansar mais os seus olhos, pois o brilho menos intenso é mais agradável de ser visto de forma prolongada.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.