Google Chrome: como ativar o modo escuro no app para Android

A utilização de temas “dark”, também conhecidos como modo escuro, tem se tornado uma tendência em muitos aplicativos. Além do Windows, muitos usuários não sabem que há como ativar o modo escuro no Google Chrome para Android.

Para isso, no entanto, será preciso recorrer ao Google Chrome Canary, um navegador oficial do Google, mas que é utilizado como plataforma de testes para muitos recursos que, posteriormente, são incluídos no Google Chrome padrão que acompanha todos os smartphones Android.

®GIPHY

Baixando o Google Chrome Canary

Para ter acesso a esse recurso, antes de tudo será preciso baixar o aplicativo Google Chrome Canary. Trata-se de um browser oficial do Google, utilizado para testes de novas funcionalidades. Grande parte dos recursos que aparecem no Google Chrome padrão são testados primeiramente no Canary.

Por essa razão, a própria empresa informa antes do download que se trata de uma versão instável, ou seja, sujeita a eventuais problemas. Nós não recomendamos que você mantenha apenas o Google Chrome Canary instalado em seu smartphone. Para uma eventualidade, tenha sempre o Google Chrome original à disposição.

Uma vez que o aplicativo estiver instalado, você pode fazer login com a sua conta Google exatamente do mesmo jeito que faria no Chrome original. O visual e as funcionalidades são idênticos, o que muda é que eventualmente há novos recursos disponíveis em fase de testes para os usuários.

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

Depois de instalar o aplicativo, o passo a passo de ativação desse recurso é bastante simples.

Passo 01: Acesse o navegador e digite no campo de URL o seguinte: “chrome://flags”, sem as aspas.

Passo 02: Na página que será aberta, digite “dark”, sem as aspas, no campo de buscas.

Entre as opções que serão listadas, procure por “Android web contents dark mode”.

Passo 03: Selecione a opção “Enabled”.

Por fim, toque em “Relaunch Now” para reiniciar o aplicativo.

Como funciona e para que serve o modo escuro

O modo escuro tem sido uma requisição dos usuários em muitas plataformas. Em 2018, a Microsoft decidiu incluir essa opção no sistema operacional Windows 10 e o recurso foi muito bem recebido pelo público. Da mesma forma, redes sociais como o Twitter também contam com essa alternativa.

A ideia por trás do uso de temas escuros vai além de um simples gosto particular com relação ao visual do conteúdo exibido. Em dispositivos mobile e portáteis, como smartphones, tablets e notebooks, o uso de páginas em modo escuro faz com que o consumo de energia seja levemente menor.

Isso ocorre porque a exibição de páginas e menus com a cor preta de fundo requer uma menor intensidade de brilho da tela. Sendo a tela um dos elementos de maior consumo de energia, qualquer característica que seja alterada visando reduzir o uso resulta em um gasto energético mais controlado e eficiente.

Na prática, o que o modo escuro faz é inverter as cores branca e preta. Assim, os fundos brancos de páginas passam a ser pretos, e as letras pretas passam a ser brancas. Esse visual ainda é responsável por descansar mais os seus olhos, pois o brilho menos intenso é mais agradável de ser visto de forma prolongada.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Robô segurando uma lâmpada.

Google Chrome: nova atualização adiciona recursos de IA generativa

Mulher sorrindo e acenando ao fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp.

WhatsApp: como compartilhar a tela em chamadas de vídeo

Garota surpresa colocando o dedo indicador sobre sua têmpora enquanto lê algo no celular.

Descubra como encontrar a “lixeira” do WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.