Todos nós enfrentamos diariamente ligações irritantes de telemarketing ou de outros serviços não solicitados em nossos celulares. Ainda que exista uma legislação para reduzir os contatos indesejados, na prática não é bem isso que acontece.
Pensando em oferecer aos usuários de Android uma solução para minimizar esses incômodos, o Google está lançando um novo recurso. Trata-se do Chamada Verificada, um aplicativo que já pode ser baixado gratuitamente no Google Play, mas que em breve poderá ser incorporado ao Android.
O Chamada Verificada é um aplicativo desenvolvido pelo Google e que visa tornar o seu celular mais inteligente no que diz respeito ao gerenciamento de chamadas recebidas. Ele pode ser baixado gratuitamente neste link do Google Play.
Ele funciona da seguinte forma: quando as empresas ligam para você elas precisam informar o motivo da ligação e se identificar. Esses dados fornecidos de antemão aparecem na tela do celular, e não apenas o número de telefone como você já está acostumado.
Dessa forma, fica mais fácil decidir se você quer atender ou não à ligação ou, ainda, se deseja bloquear o número para que ele não torne a ligar novamente. A ideia é simplificar a vida do usuário, permitindo que ele tenha um maior controle sobre as ligações que atende sem que precise necessariamente cadastrar números na agenda apenas para bloqueá-los.
O recurso de Chamada Verificada vem sendo testado pelo Google já há algum tempo. Usuários com aparelhos que tenham a versão Android One já contam com esse recurso integrado. Além disso, alguns outros modelos de celular mais recentes também podem vir com esse aplicativo já instalado.
O Google informou que planeja implantar esse serviço gradativamente em diversos países antes de incluí-lo em definitivo no sistema operacional. Brasil, Estados Unidos, México, Espanha e Índia são os países pioneiros no teste dessa novidade. A tendência é que a cada nova versão do Android o número de países compatíveis com o recurso aumente.
Do ponto de vista técnico, as chamadas verificadas recebem uma espécie de “selo especial” de qualidade. Quem faz a conexão obrigatoriamente precisa fornecer as informações requisitadas para que as chamadas sejam completadas. A partir do momento que uma empresa tem muitas das suas chamadas rejeitadas, ela passa a figurar e uma lista de spam, o que dificultará contatos futuros com os usuários.
Segundo o Google, as empresas que já testaram essa tecnologia têm percebido vantagens e tornar as ligações mais assertivas e menos incômodas para os clientes. Ao deixarem de ligar para aqueles que não estão interessados nesse tipo de conteúdo, as companhias passaram a ter resultados mais interessantes em termos de conversão e aceitação.