Chamada Verificada: como funciona a nova ferramenta do Android para bloquear ligações irritantes

Todos nós enfrentamos diariamente ligações irritantes de telemarketing ou de outros serviços não solicitados em nossos celulares. Ainda que exista uma legislação para reduzir os contatos indesejados, na prática não é bem isso que acontece.

Pensando em oferecer aos usuários de Android uma solução para minimizar esses incômodos, o Google está lançando um novo recurso. Trata-se do Chamada Verificada, um aplicativo que já pode ser baixado gratuitamente no Google Play, mas que em breve poderá ser incorporado ao Android.

Chamada Verificada: o que é e como funciona?

O Chamada Verificada é um aplicativo desenvolvido pelo Google e que visa tornar o seu celular mais inteligente no que diz respeito ao gerenciamento de chamadas recebidas. Ele pode ser baixado gratuitamente neste link do Google Play.

Ele funciona da seguinte forma: quando as empresas ligam para você elas precisam informar o motivo da ligação e se identificar. Esses dados fornecidos de antemão aparecem na tela do celular, e não apenas o número de telefone como você já está acostumado.

Dessa forma, fica mais fácil decidir se você quer atender ou não à ligação ou, ainda, se deseja bloquear o número para que ele não torne a ligar novamente. A ideia é simplificar a vida do usuário, permitindo que ele tenha um maior controle sobre as ligações que atende sem que precise necessariamente cadastrar números na agenda apenas para bloqueá-los.

Tecnologia em testes e Brasil entre os pioneiros

O recurso de Chamada Verificada vem sendo testado pelo Google já há algum tempo. Usuários com aparelhos que tenham a versão Android One já contam com esse recurso integrado. Além disso, alguns outros modelos de celular mais recentes também podem vir com esse aplicativo já instalado.

O Google informou que planeja implantar esse serviço gradativamente em diversos países antes de incluí-lo em definitivo no sistema operacional. Brasil, Estados Unidos, México, Espanha e Índia são os países pioneiros no teste dessa novidade. A tendência é que a cada nova versão do Android o número de países compatíveis com o recurso aumente.

Do ponto de vista técnico, as chamadas verificadas recebem uma espécie de “selo especial” de qualidade. Quem faz a conexão obrigatoriamente precisa fornecer as informações requisitadas para que as chamadas sejam completadas. A partir do momento que uma empresa tem muitas das suas chamadas rejeitadas, ela passa a figurar e uma lista de spam, o que dificultará contatos futuros com os usuários.

Segundo o Google, as empresas que já testaram essa tecnologia têm percebido vantagens e tornar as ligações mais assertivas e menos incômodas para os clientes. Ao deixarem de ligar para aqueles que não estão interessados nesse tipo de conteúdo, as companhias passaram a ter resultados mais interessantes em termos de conversão e aceitação.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.