Já imaginou você poder adicionar fontes ricas de dados para manipular e trabalhar direto no ChatGPT? Se antes era necessário usar o conteúdo da internet até 2022 ou usar plugins, agora estamos encarando uma nova realidade: a possibilidade de você fornecer cada vez mais dados para munir a inteligência artificial.
Isso significa que você pode adicionar ebooks, apresentações, extratos e catálogos inteiros para poder resumir, manipular e até mesmo co-criar novos conteúdos diretamente na ferramenta, acelerando o processamento de informações com alta potência.
A chegada está acontecendo de forma gradual e apenas para assinantes da versão paga, intitulada ChatGPT Plus, através da seção de ferramentas em Beta. Em outras palavras, talvez para alguns usuários ainda leve um tempo, mas a chegada do recurso é oficial e inevitável.
As aplicações deste novo recurso são vastas e variadas. No âmbito acadêmico, por exemplo, estudantes e pesquisadores podem utilizar o ChatGPT Plus para resumir artigos científicos ou livros, economizando tempo na compreensão de materiais densos.
No setor profissional, a ferramenta pode ser usada para analisar relatórios de negócios, contratos ou documentos técnicos, proporcionando insights rápidos e precisos. Para o usuário comum, essa funcionalidade oferece uma maneira conveniente de filtrar e entender grandes volumes de informação, seja para estudo, trabalho ou até mesmo lazer.
Por exemplo, ao receber um laudo de um exame do seu pet de estimação, basta subi-lo para a ferramenta e solicitar uma melhor compreensão dos dados ali apresentados. Ou subir o extrato de uma compra e fazer perguntas sobre alguns valores.
Além da capacidade de ler arquivos em PDF, o ChatGPT Plus está testando outra funcionalidade interessante: a identificação automática da ferramenta de operação mais adequada para cada consulta de arquivos uplodeados.
Essa inovação significa que o sistema pode escolher, de forma inteligente, entre uma variedade de recursos avançados, como análise de dados complexos, a geração de imagens através da DALL-E, ou até mesmo realizar consultas de dados online detalhadas. Com isso, os assinantes do ChatGPT Plus ganham uma experiência mais fluida e eficiente, pois o chatbot determina e aplica o modelo mais apropriado para cada tipo de pergunta ou tarefa, sem a necessidade de seleção manual por parte do usuário nos seletores da plataforma.
***
Para se manter atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos no mundo da tecnologia, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial e suas aplicações práticas, continue acompanhando o blog Positivo Do Seu Jeito.