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Auxílio emergencial da Caixa: como usar o app para pedir o benefício de R$ 600

8 de Abril de 2020

por: MKT Positivo

O Governo Federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal, liberou nesta terça-feira (7) o aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial. O serviço é parte dos esforços para minimizar as perdas dos trabalhadores em razão da pandemia de coronavírus.

Têm direito a receber o valor de R$ 600 a título de “auxílio de renda básica emergencial” trabalhadores informais e autônomos que não estão inscritos nas bases de dados do Governo Federal. Neste artigo, vamos aprender como baixar e usar o aplicativo e conhecer quais são os requisitos para obter o benefício.

Quem tem direito ao auxílio emergencial da Caixa?

Antes de baixar o aplicativo, é importante que você saiba se tem direito ou não ao benefício. Caso contrário, o download do app não será de muita utilidade para você neste momento. O Governo Federal determinou as seguintes regras para o recebimento do benefício:

  • – Ser maior de 18 anos;
  • – Não possuir emprego formal (com carteira registrada);
  • – Não receber nenhum tipo de benefício previdenciário ou assistencial (exceto Bolsa Família);
  • – Ter renda mensal de até R$ 522 por pessoa da família;
  • – Ter renda mensal familiar inferior a R$ 3.135.

É fundamental que todos os pré-requisitos sejam atendidos. Se você se enquadra em todos esses itens, basta baixar o app gratuitamente. Segundo a Caixa Econômica Federal, graças a um acordo com as operadoras de telefonia, o app não consome dados e pode ser usado mesmo se você não tiver créditos no celular ou acesso à internet.

Como solicitar o Auxílio Emergencial pelo aplicativo?

Se você cumpriu os requisitos acima, é hora de fazer o download do app para se cadastrar e receber os valores a que você tem direito. Eis o passo a passo de como fazer isso:

Passo 1. Baixe o app Caixa Auxílio Emergencial na Play Store.

Passo 2. Depois da instalação, acesse o aplicativo e toque em “Realize sua solicitação”.

Passo 3. Será exibida uma tela com as regras para acesso ao benefício. Leia com atenção os itens e, depois, marque as opções “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima” e “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima”. Toque em “Tenho os requisitos, quero continuar”.

Passo 4. Na sequência, preencha o formulário com os seguintes dados: “Nome completo”, “CPF”, “Data de nascimento” e “Nome da mãe”. Marque a opção “Não sou um robô” e toque em “Continuar”.

Passo 5. Na próxima tela, digite o número do seu celular, com o DDD, e informe qual é a sua operadora. Você receberá um código de verificação por SMS.

Passo 6. Na tela seguinte, responda algumas informações complementares. Os itens são: “Quanto você ganhava, em média, por mês”, “Qual a sua atividade profissional”, o “Estado” em que você mora e a “Cidade de residência”. Toque em “Continuar”.

Passo 7. Na sequência, preencha o número de membros da família com CPF, incluindo você. Se for “mulher e chefe de família, única responsável pelo sustento de todos os membros”, marque a opção correspondente.

Passo 8. Agora é hora de informar a maneira como deseja receber esse valor. Se você já possui uma conta bancária, seja na Caixa Econômica Federal ou em qualquer outro banco, escolha “Receber em uma conta existente” e informe os dados. Se não possuir, toque em “Abrir uma conta e receber” para iniciar o passo a passo de abertura de uma conta na Caixa Econômica Federal.

Passo 9. Por fim, preencha os dados da sua conta bancária e toque em “Continuar”. Uma mensagem informará que a sua solicitação de Auxílio Emergencial está em análise.

Passo 10. Para conferir o status da sua solicitação, basta retornar à tela inicial do aplicativo e escolher a opção “Acompanhe a sua solicitação”. Digite o CPF e informe o código recebido anteriormente por SMS. Toque em “Continuar”.

…..

Como o app acabou de ser lançado, neste primeiro momento o serviço está recebendo um grande volume de solicitações e, por conta disso, pode apresentar algum tipo de instabilidade. Tenha paciência e tente várias vezes até que tudo seja normalizado e funcione corretamente. Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 111.

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