Positivo do seu jeito

Dicas

Como calcular o frete dos Correios no computador

9 de Fevereiro de 2020

por: MKT Positivo

Você sabe como calcular o frete dos Correios sem precisar levar sua encomenda até uma agência? São muitas as variáveis que precisam ser observadas antes de se chegar ao valor final do transporte.

Peso e tamanho da encomenda, distância entre origem e destino e modalidade de entrega são alguns dos itens a serem considerados. Por essa razão, estimar os custos de frete sem um simulador preciso não é o melhor caminho. A boa notícia é que os próprios Correios disponibilizam uma ferramenta com essa finalidade.

Nesse artigo, vamos aprender como utilizar o site dos Correios para simular o custo de frete de uma mercadoria.

Como calcular o frete de encomenda nacional via Correios

Passo 1. Primeiramente, acesse o site dos Correios.

Passo 2. No canto direito da tela localize a opção “Preços e Prazos”. Selecione a opção “Calculador de Preços e Prazos Nacionais”.

Passo 3. Em seguida, preencha o formulário que será liberado. Inclua a data de postagem, o CEP de origem (o seu CEP) e o CEP de destino (o CEP do local que receberá a entrega).

Passo 4. Em seguida, escolha o tipo de serviço. Há mais de uma dezena de opções, mas as mais comuns são PAC (encomenda simples), Sedex (prazo de entrega menor) e Sedex 10 (entrega no dia seguinte, de acordo com a disponibilidade).

Passo 5. Se estivermos falando de uma encomenda, será preciso acrescentar mais alguns dados. Selecione o formato do pacote – “Caixa/pacote”, “Envelope” ou “Rolo/Cilindro/Esfera”.

Passo 6. Independentemente da sua escolha, será preciso estimar as dimensões do pacote. Você pode optar por “Embalagem dos Correios” ou “Outra embalagem”.

Passo 7. Se optar por “Embalagem dos Correios”, selecione a caixa de encomenda mais adequada para as suas necessidades. Atente-se ao fato de que ela tem um custo adicional.

Passo 8. Se optar por “Outra embalagem”, então será preciso incluir “Altura”, “Largura” e “Comprimento” da embalagem em centímetros.

Passo 9. Em seguida, estime o peso da sua encomenda.

Passo 10. Por fim, inclua, se desejar, alguns serviços opcionais, tais como “Mão própria” (garantia de que o objeto só poderá ser aceito pelo destinatário em pessoa); “Aviso de Recebimento – AR” (o remetente recebe uma carta informando que o produto foi entregue ao destinatário); e “Declaração de Valor” (ao declarar o valor do pacote, em caso de extravio os Correios reembolsam o remetente com o valor indicado). Todos esses serviços têm custos adicionais.

Passo 11. Clique em “Calcular”.

Vale lembrar que os Correios tratam esse valor como uma estimativa. Pode ser que ao chegar na agência, na hora de pesar a mercadoria ou de medir as dimensões do pacote, os valores sejam ligeiramente diferentes. Nesse caso, vale o preço indicado pela agência dos Correios, e não a cotação feita pelo site.

Como calcular o frete de encomenda internacional via Correios

Para fazer o cálculo do valor do frete de uma encomenda internacional o procedimento é similar, mas o formulário a ser preenchido é um pouco diferente. Vamos aprender como fazer isso.

Passo 1. Primeiramente, acesse o site dos Correios.

Passo 2. No canto direito da tela localize a opção “Preços e Prazos”. Selecione a opção “Calculador de Preços e Prazos Internacionais”.

Passo 3. Escolha o tipo de encomenda: “Documento” ou “Mercadoria”.

Passo 4. Digite o seu CEP.

Passo 5. Escolha o país de destino e a cidade.

Passo 6. Determine o formato da embalagem: “Envelope”, “Caixa/pacote” e “Rolo”.

Passo 7. Preencha “Comprimento”, “Altura”, “Largura” e “Diâmetro”, em centímetros.

Passo 8. Preencha também o peso da encomenda (em gramas).

Passo 9. Por fim, clique em “Simular”.

Importante: caso a cidade solicitada na consulta não esteja disponível, os Correios recomendam a abertura de uma solicitação por meio do Fale com os Correios para que se verifique se existe a possibilidade de inclusão do destino para entrega.

Fonte: TechTudo

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.