Em tempos em que a Internet reina, mas a insegurança também, entender o que é uma chave de acesso é essencial! Se você é usuário do Gmail e está pensando se uma chave de acesso é melhor do que uma senha comum, saiba que você está certo.
Contudo, iremos te explicar a diferenciação entre ambos e como alterar a senha do seu Gmail por uma chave de acesso. Acompanhe!
A chave de acesso é uma espécie de credencial de login que elimina a necessidade de uma senha e utiliza a autenticação biométrica: impressão digital, PIN, reconhecimento facial ou padrão furto utilizado com Androids para acesso.
Essa credencial funciona no dispositivo de apenas um usuário e terceiros não podem utilizar os recursos de chave de acesso em outro aparelho, exceto se escanearem o código QR do smartphone.
As chaves de acesso foram elaboradas com o padrão de segurança da API de autenticação da web, que utiliza criptografia de chave pública para acesso. Ou seja, cada chave é única e gerada com dados criptografados para que o usuário tenha mais segurança.
Provavelmente você já sabe o que é uma senha, todavia vamos explicar melhor o seu conceito, pois assim ficará mais claro a diferença entre ela e uma chave de acesso.
Uma senha utiliza uma sequência de caracteres para autenticação, geralmente usada em conjunto com o nome de usuário no login. As senhas são únicas e conhecidas apenas pelo usuário, podendo variar de tamanho e contendo caracteres especiais e numéricos.
Um dos problemas mais comuns em relação às senhas, é o fato dos usuários nem sempre se lembrarem de todas e por isso acabam utilizando as mesmas para diversos logins. O que é um fator preocupante se pensarmos na segurança.
Geralmente, os usuários recorrem a um gerenciador de senhas para ajudá-los a lembrar de todas as senhas. Contudo, eles não são completamente seguros caso a senha mestra seja roubada.
Resumidamente, as chaves de acesso são sim mais seguras do que as senhas, afinal os dados são armazenados em um dispositivo e no servidor web. E, caso alguém perca o dispositivo, nenhum criminoso poderá acessar as informações, pois para isso é necessário fazer a autenticação biométrica.
As chaves de acesso costumam ser mais fáceis de usar do que as senhas, além de serem mais seguras, o que pode ajudar as empresas a evitarem violações.
Organizações como a Microsoft e o Google estão usando a FIDO Alliance e o World Wide Consortium (W3C), para assegurar que as chaves de acesso sejam implementadas de uma maneira que funcionem em diversas plataformas.
Conforme informações da FIDO Alliance, a autenticação exclusivamente por senha pode gerar um grande problema de segurança para os consumidores. Ainda mais quando ocorre a reutilização de senhas, pois há um risco maior de roubo de dados.
Segundo o próprio Google informa, as chaves de acesso oferecem a melhor proteção contra ameaças como o phishing.
Nos próximos tópicos vamos detalhar tudo que é necessário para criar uma senha de acesso no Gmail. Acompanhe:
De acordo com o Google é permitido criar chaves de acesso nos seguintes dispositivos:
Seu PC ou dispositivo móvel também precisará de um navegador com suporte ao recurso:
Agora para a criação e utilização de uma chave de acesso, é necessário que seu aparelho possua estes recursos ativados:
Importante: o Google recomenda que para obter uma boa experiência com as chaves de acesso, o usuário deve atualizar para a versão mais recente do sistema operacional, pois conforme o sistema e o navegador pode ser que não seja possível criar ou usar as chaves no modo de navegação anônima ou equivalente.
Confira abaixo o passo a passo feito pelo Google para a criação da chave de acesso:
Passo 1. Talvez seja necessário fazer login na sua Conta do Google ou confirmar sua identidade;
Passo 2. Se você tiver um smartphone Android conectado a esta conta, é possível que as chaves de acesso tenham sido registradas automaticamente;
Passo 3. Toque em “Usar chaves de acesso” para fazer login com elas;
Passo 4. Se você ainda não tiver nenhuma chave de acesso, toque em “Criar uma chave de acesso” e depois em “Continuar”;
Passo 5. Siga as instruções que irão aparecer, e pode ser que seja necessário desbloquear o dispositivo para a conclusão do processo;
Passo 6. Se quiser criar as chaves de acesso em diversos dispositivos, repita as etapas anteriores em cada um deles;
Passo 7. Também é possível gerar uma chave de acesso em uma chave de segurança USB com suporte para FIDO2.
Dica do Google: depois de criar a primeira chave de acesso, você receberá instruções para criar chaves em todos os dispositivos com suporte usados para fazer login na sua Conta do Google. Porém, se não quiser que outros usuários acessem sua conta, não crie uma chave de acesso em um dispositivo compartilhado.
Se quiser realizar login na sua conta em um PC, você pode utilizar uma chave de acesso criada em um dispositivo móvel.
Quando fizer o login em um PC com uma chave de acesso pela primeira vez, um código QR vai ser exibido. Para realizar o login, é só ler o código QR com a câmera do seu smartphone.
Caso tenha perdido seu aparelho e precise remover uma chave de acesso ou se criou uma em um dispositivo compartilhado por engano, será necessário invalidar a chave de acesso para a sua Conta do Google. Saiba como fazer:
Agora, se quiser remover uma chave de acesso que foi criada automaticamente por um dispositivo Android, é só seguir o processo descrito abaixo:
Lembrando que o Google permite que você consulte todos os dispositivos com acesso à sua conta.
De acordo com as informações mostradas no conteúdo de hoje, podemos concluir que uma chave de acesso é bem mais segura que uma senha comum. Sabemos que alguns processos como alteração e remoção de chaves podem ser trabalhosos, por isso sugerimos que salve este conteúdo para reler sempre que necessário.
Para permanecer obtendo as melhores dicas para sua segurança na Internet e uso do seu Gmail, conte conosco! O blog Positivo do Seu Jeito está sempre trazendo conteúdos relevantes para o seu dia a dia.
Fonte(s):