Qual é a primeira marca que vem à sua mente quando se fala em computador e notebook? Para grande parte dos consumidores a resposta é Positivo. A empresa ficou entre as posições de liderança na categoria “Top Comunicação – Computador e Notebook” do prêmio Top of Mind, promovido pela Folha de S.Paulo.
O prêmio é considerado um dos mais tradicionais do Brasil e em 2021 completa 31 anos de existência. São cerca de 80 categorias nas quais os consumidores respondem espontaneamente a perguntas sobre quais são as marcas que eles se lembram quando se fala em um determinado tipo de produto ou serviço.
Na categoria “Top Comunicação – Computador e Notebook”, a Positivo ficou na segunda posição, com 8% das lembranças espontâneas sobre o tema; é o segundo ano consecutivo que a marca de produtos está entre as mais lembradas. A pesquisa ocorreu entre 02 e 14 de agosto, de forma presencial, principalmente no Sudeste. Foram ouvidas 7.584 pessoas. Tiveram que responder à seguinte pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em (nome da categoria)?”
A pandemia de coronavírus provocou mudanças no comportamento dos consumidores. Marcas que até então se mantinham confortáveis em suas posições foram obrigadas a se reinventar para se adequar a uma nova realidade.
A alta do dólar frente ao real, o aumento nos índices de inflação e a crise provocada pela interrupção do comércio em razão das medidas de distanciamento social resultaram em queda no poder de compra e em determinadas categorias produtos mais acessíveis passaram a ser mais procurados.
Conforme a Folha de S.Paulo destaca, ao longo dos 31 anos em que a pesquisa é realizada ela serviu como um termômetro para as ações de controle da economia e as políticas públicas adotadas pelos governos. Novos estratos foram incluídos no mercado consumidor, o que obrigou as marcas não só a ampliarem o seu repertório como apostar em novos canais de vendas.
Como foi realizada a pesquisa Top of Mind 2021?
Esta edição traz 80 categorias de produtos e serviços, incluindo as especiais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Quando a diferença entre duas marcas é de 4 pontos percentuais, considera-se vencedora a marca que está numericamente à frente. Para desempatar, é usado o awareness, termo em inglês que significa consciência. Se mesmo assim a igualdade persistir, as marcas empatadas são consideradas vencedoras.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que se fossem feitos 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem prevista, de acordo com o Instituto Datafolha.
A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para ambientes conectados, servidores e demais produtos de infraestrutura de TI, além de acessórios, terminais inteligentes de pagamento e soluções integradas de tecnologia educacional.
Também oferece serviços de locação de equipamentos de informática e mobilidade, mídia programática em websites, assim como serviços e suporte técnico. Todos são voltados para consumidores e lojas do segmento varejista, empresas, escolas e instituições públicas.
A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), cinco fábricas no Brasil, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas próprias e representadas é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, VAIO, Compaq, Anker, Quantum, 2A.M, Educacional e Infinix.
Para informações adicionais, acesse Positivo Tecnologia e siga os perfis nas mídias sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.