Positivo do seu jeito

Dicas

Como escolher o melhor fone de ouvido para um smartphone Android

5 de junho de 2019

por: MKT Positivo

Os smartphones são hoje a principal ferramenta utilizada pelos consumidores para ouvir música. As facilidades que os serviços de streaming proporcionam acabaram tornando os aparelhos quase imbatíveis. Porém, como escolher o melhor fone de ouvido para o seu Android?

Independentemente do modelo escolhido, há diversos aspectos técnicos para serem levados em consideração. A variedade de versões disponíveis nas lojas é imensa, de forma que para aqueles com menos experiência fica muito fácil se confundir.

Nesse artigo, listamos algumas características que você deve observar na hora de escolher um fone de ouvido para o seu smartphone.

como escolher o melhor fone de ouvido android
®GIPHY

1. Fique de olho no tipo de conexão

Fones de ouvido sem fio têm se tornado cada vez mais populares junto aos consumidores, mas eles ainda custam um pouco mais. Os modelos Bluetooth são compatíveis com absolutamente todos os celulares. Nesse caso, fique de olho na versão do Bluetooth. Os modelos com Bluetooth 4.0 são mais estáveis e consomem menos energia que as versões com Bluetooth 3.0.

Se a sua opção for por um fone de ouvido com fio, fique de olho na conexão que ele utiliza. Os modelos mais recentes têm saído de fábrica com o conector USB Tipo-C, mas nem todos os celulares têm compatibilidade com ele. Por fim, a ampla maioria vem com o tradicional conector P2. Certifique-se apenas de que o seu celular tenha entrada para ele.

2. Informe-se sobre a autonomia de bateria

Se a sua escolha for por um fone de ouvido sem fio, isso significa que o modelo conta com uma bateria interna e que deve ser alimentada de forma independente. Os modelos variam entre si no que diz respeito à autonomia de carga. Elas podem variar de 4 a até 20 horas.

como escolher o melhor fone de ouvido

Essa diferença é significativa. Em uma viagem de avião, por exemplo, cuja duração seja de dez horas, certos fones de ouvido podem chegar ao fim do voo já sem carga. O mesmo vale para suas saídas no final de semana. Portanto, saiba qual é a durabilidade possível sem a necessidade de uma tomada.

3. Atenção aos recursos extras

Quais recursos você gostaria que o seu fone de ouvido tivesse? É nesse quesito que os fabricantes se diferenciam. Alguns modelos contam com softwares exclusivos que prometem melhorar a qualidade de áudio ou, ainda, disponibilizar mais opções de equalização para os consumidores.

Outros trazem recursos importantes como cancelamento de ruído, que evita que você ouça sons ao seu redor, ou controle de funções por gestos. Quanto mais recursos extras estiverem disponíveis, provavelmente maior será o preço final do produto.

4. Faça testes e verifique a sua adaptabilidade ao modelo

Nem todos os fones de ouvido são adequados para a maioria dos consumidores. Falando dos modelos intra-auriculares, por exemplo, há vários que podem não se encaixar com perfeição na sua orelha, ficando muito folgados ou apertados. O mesmo vale para headphones, cujas alças pouco flexíveis podem pressionar a cabeça.

melhor fone de ouvido android

Essa é uma questão de adaptação e, por conta disso, a escolha é bastante pessoal, pois depende da anatomia da sua orelha ou da sua cabeça. Para fazer a melhor compra, o ideal é testar vários modelos nas lojas antes de definir qual deles você levará para casa.

5. Preste atenção à nomenclatura

Embora tudo possa ser classificado como “fone de ouvido”, alguns termos específicos servem para diferenciar os modelos entre si. Os intra-auriculares ou in-ear são aqueles que ficam fixados dentro da sua orelha. É o formato mais recomendado para reprodução de graves e redução de ruídos ambientes. Procure modelos com variedade de tamanho nas borrachas para que se adequem melhor ao seu canal auricular.

Já os modelos auriculares ou earbud são mais anatômicos por se encaixarem com maior facilidade na orelha de um número maior de usuários. Contudo, esses modelos são mais simples e com qualidade sonora mais fraca. Por fim, temos ainda um supra-auriculares ou on ear, aqueles que contam com um arco que prende o fone à orelha. Esses modelos se destacam pela qualidade de áudio superior.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.