5 melhores programas para capturar a tela do computador

Embora o Windows 10 conte com um recurso para captura de imagens, existem outros programas que permitem ao usuário realizar capturas de tela. Assim, se o usuário quer capturas mais profissionais, então deve recorrer a alguns dos melhores programas do mercado.

A boa notícia é que há muita coisa boa e completamente gratuita. O uso do software correto pode não apenas facilitar o seu trabalho, como também dispensar a utilização de programas secundários para edição. Preparamos aqui uma seleção com os melhores programas para capturar a tela em foto.

1. LightShot

Quando se trata de tornar as suas capturas de tela mais poderosas, poucos softwares são tão úteis quanto o LightShot. Ele permite captura de tela rápida da área selecionada com o uso de recursos personalizáveis, como o formato de saída da imagem e a tecla de atalho.

A configuração e a utilização são absolutamente simples. Eficiente, ele se sobrepõe à maioria dos programas e permite que você salve os arquivos já editados diretamente na pasta escolhida. Entre as muitas opções disponíveis, sem dúvidas o LightShot é um dos mais completos do gênero.

2. PrtScr

Outro app bastante popular para capturas de tela é o PrtScr. Seu principal diferencial está no fato de que ele pode salvar imagens com áreas irregulares, ou seja, que não tenham a forma de um quadrado ou de um retângulo.

Além disso, o PrtScr conta com ferramentas de edição que permitem a adição de itens às imagens, como setas, círculos e outros tipos de anotação. A ideia aqui é simplificar o trabalho de edição, evitando que o usuário precise de mais de um aplicativo para essa finalidade. O visual das capturas, que flutuam na tela, também é bastante interessante.

3. Screenshot Captor

Embora tenha um visual mais rústico, o Screenshot Captor é também uma alternativa para quem deseja adicionar opções às capturas de tela. Ao pressionar a tecla “PrtScr”, uma imagem é capturada e mostrada na tela.

A partir de então você pode definir uma série de fatores, tais como formato de saída (PNG, JPG, GIF ou TIF), nível de compressão e cor de background. É possível ainda alternar as teclas de atalho e aplicar efeitos às imagens, além de salvar o conteúdo em pastas específicas e sequenciais.

Conheça o app Screenshot Captor para Windows

4. Print Screen Deluxe

Uma das opções mais antigas do mercado, o Print Screen Deluxe em sua versão 7.5 foi completamente atualizado para se tornar compatível com o Windows 10. Simples de ser utilizado, ele tem suporte a mais de 40 formatos de imagem – um recorde entre todos os programas indicados da nossa lista.

Um dos recursos úteis no Print Screen Deluxe é o modo Multi Monitor. Se você utiliza mais de uma tela, é possível selecionar a área de captura para apenas uma delas.

É possível ainda capturar páginas web inteiras, ainda que o conteúdo não esteja sendo exibido. Por fim, é possível configurar intervalos de tempo para capturas automáticas.

5. WinSnap

O WinSnap é um software para captura de tela disponível em versão gratuita para testes. As suas principais características incluem captura de imagens em formato não retangular, fundos transparentes e aplicação de efeitos como realces e sombras.

Na versão paga do aplicativo, é possível incluir marca d’água nas imagens e aplicar efeitos de cores. A ideia aqui é que você possa dar um aspecto mais profissional às imagens capturadas sem precisar recorrer a outros softwares. Porém, o investimento é um pouco alto: cerca de US$ 24.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.