O que fazer se o celular Android não conecta no Wi-Fi?

Independentemente da qualidade do seu smartphone, problemas de conexão podem acontecer com qualquer aparelho. Se o seu celular Android não conecta no Wi-Fi é frustrante, sabemos, mas há maneiras de resolver esse problema.

Vários são os fatores que podem causar essa impossibilidade momentânea de conexão. Manter a calma e aprender a fazer um check-list para tentar resolver os problemas mais comuns permitirá que em pouco minutos você possa estar online novamente.

celular-android-nao-conecta-no-wi-fi

®GIPHY

1. Cheque as configurações de conexão

A primeira coisa a se fazer é a mais óbvia: checar se a conexão Wi-Fi do seu aparelho está ligada. Além disso, verifique em qual rede ele está tentando se conectar. É comum que ao encontrar redes próximas com sinal de maior intensidade o Android tente buscar sozinho a melhor alternativa.

Cheque ainda se por acaso você não ativou o modo avião. Quando ele está ativo, imediatamente se sobrepõe a todas as demais configurações, deixando-o off-line até que o modo avião seja habilitado novamente. Sabemos que essa primeira dica é simples, mas muitos se desesperam e acabam deixando de checar o básico.

2. Faça um teste com outros aparelhos

Ok, o seu celular não se conecta à rede, mas e os demais eletrônicos, estão funcionando normalmente? Se a resposta for positiva, então é sinal que o problema é específico do seu celular. Se os demais também estiverem sem acesso, então você já sabe que o problema está no roteador ou na conexão.

Em algumas cidades, especialmente em dias chuvosos, é natural que o sinal de internet fique instável. O melhor a se fazer nesses casos é aguardar. Reiniciar o roteador e o modem, tirando-os da tomada por 30 segundos, é uma boa tentativa.

3. Cheque novamente o nome da rede e a senha

Se não há nada de errado com o seu aparelho, ou seja, se tudo que deveria estar ativo está ativo, então é hora de conferir os dados da rede. Como já mencionamos, verifique primeiro se não houve mudanças no nome da rede e na sua senha – algo comum de ocorrer especialmente em bares e restaurantes.

Se o celular insistir em conectar em redes antigas, marque a opção “esquecer a rede”. Isso limpará os dados de conexão salvos e o smartphone não tentará mais se conectar a ela, uma vez que será como se ele nunca tivesse se conectado antes. Verifique também se a senha foi digitada corretamente (maiúsculas e minúsculas têm diferença, não se esqueça).

4. Reinicie o roteador, se possível, e o smartphone

Frequentemente os roteadores precisam ser reiniciados. É por essa razão que muitas vezes vamos a um estabelecimento comercial e a internet “não conecta”, pois pode fazer muito tempo que ninguém reinicia a conexão. Se estiver ao seu alcance, desligue o roteador por 30 segundos e, depois, ligue-o novamente.

É menos frequente que isso ocorra, mas existe a possibilidade do problema estar também no seu smartphone. Nesse caso, siga o mesmo caminho: reinicie-o. Quando o aparelho for ligado novamente, a tendência é que com roteador e celular tendo sido reiniciados o problema seja resolvido.

5. Esqueça a rede e comece tudo de novo

Já mencionamos essa dica, mas vamos nos aprofundar nela. Se nenhum dos três passos acima resolver, simplesmente “esqueça a rede” e aguarde alguns minutos. Depois, toque novamente sobre ela e digite a senha de acesso, como se fosse a primeira vez que você a utiliza.

Chegando até aqui é bem provável que o seu problema seja resolvido. Caso isso não ocorra, vale apelar para um procedimento mais trabalhoso, mas que será a sua prova definitiva: restaure o celular com as configurações de fábrica. Não se esqueça de fazer um backup antes, pois todos os seus dados serão apagados.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.