Positivo do seu jeito

Dicas

O que fazer se o celular Android não conecta no Wi-Fi?

26 de julho de 2019

por: MKT Positivo

Independentemente da qualidade do seu smartphone, problemas de conexão podem acontecer com qualquer aparelho. Se o seu celular Android não conecta no Wi-Fi é frustrante, sabemos, mas há maneiras de resolver esse problema.

Vários são os fatores que podem causar essa impossibilidade momentânea de conexão. Manter a calma e aprender a fazer um check-list para tentar resolver os problemas mais comuns permitirá que em pouco minutos você possa estar online novamente.

celular-android-nao-conecta-no-wi-fi
®GIPHY

1. Cheque as configurações de conexão

A primeira coisa a se fazer é a mais óbvia: checar se a conexão Wi-Fi do seu aparelho está ligada. Além disso, verifique em qual rede ele está tentando se conectar. É comum que ao encontrar redes próximas com sinal de maior intensidade o Android tente buscar sozinho a melhor alternativa.

Cheque ainda se por acaso você não ativou o modo avião. Quando ele está ativo, imediatamente se sobrepõe a todas as demais configurações, deixando-o off-line até que o modo avião seja habilitado novamente. Sabemos que essa primeira dica é simples, mas muitos se desesperam e acabam deixando de checar o básico.

2. Faça um teste com outros aparelhos

Ok, o seu celular não se conecta à rede, mas e os demais eletrônicos, estão funcionando normalmente? Se a resposta for positiva, então é sinal que o problema é específico do seu celular. Se os demais também estiverem sem acesso, então você já sabe que o problema está no roteador ou na conexão.

Em algumas cidades, especialmente em dias chuvosos, é natural que o sinal de internet fique instável. O melhor a se fazer nesses casos é aguardar. Reiniciar o roteador e o modem, tirando-os da tomada por 30 segundos, é uma boa tentativa.

3. Cheque novamente o nome da rede e a senha

Se não há nada de errado com o seu aparelho, ou seja, se tudo que deveria estar ativo está ativo, então é hora de conferir os dados da rede. Como já mencionamos, verifique primeiro se não houve mudanças no nome da rede e na sua senha – algo comum de ocorrer especialmente em bares e restaurantes.

Se o celular insistir em conectar em redes antigas, marque a opção “esquecer a rede”. Isso limpará os dados de conexão salvos e o smartphone não tentará mais se conectar a ela, uma vez que será como se ele nunca tivesse se conectado antes. Verifique também se a senha foi digitada corretamente (maiúsculas e minúsculas têm diferença, não se esqueça).

4. Reinicie o roteador, se possível, e o smartphone

Frequentemente os roteadores precisam ser reiniciados. É por essa razão que muitas vezes vamos a um estabelecimento comercial e a internet “não conecta”, pois pode fazer muito tempo que ninguém reinicia a conexão. Se estiver ao seu alcance, desligue o roteador por 30 segundos e, depois, ligue-o novamente.

É menos frequente que isso ocorra, mas existe a possibilidade do problema estar também no seu smartphone. Nesse caso, siga o mesmo caminho: reinicie-o. Quando o aparelho for ligado novamente, a tendência é que com roteador e celular tendo sido reiniciados o problema seja resolvido.

5. Esqueça a rede e comece tudo de novo

Já mencionamos essa dica, mas vamos nos aprofundar nela. Se nenhum dos três passos acima resolver, simplesmente “esqueça a rede” e aguarde alguns minutos. Depois, toque novamente sobre ela e digite a senha de acesso, como se fosse a primeira vez que você a utiliza.

Chegando até aqui é bem provável que o seu problema seja resolvido. Caso isso não ocorra, vale apelar para um procedimento mais trabalhoso, mas que será a sua prova definitiva: restaure o celular com as configurações de fábrica. Não se esqueça de fazer um backup antes, pois todos os seus dados serão apagados.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.