Positivo do seu jeito

Dicas

Agosto chegou: como evitar a exclusão de conta inativa pela Microsoft

1 de agosto de 2019

por: MKT Positivo

A partir de hoje 1º até o próximo dia 30 de agosto a Microsoft inicia uma contagem regressiva para apagar definitivamente contas inativas em sua plataforma. Você quer saber como evitar a exclusão de uma conta inativa Microsoft?

Se por alguma razão uma de suas contas anda esquecida e você deseja salvá-la ainda há o que fazer. Ao longo dos próximos 30, basta acessá-la pelo menos uma vez para evitar que a remoção automática aconteça. Vamos entender melhor como fazer isso, quais são os impactos dessa medida e quais usuários podem ser excluídos.

como-evitar-a-exclusao-de-conta-inativa-pela-microsoft

Exclusão de contas inativas da Microsoft: o que fazer?

A primeira pergunta que você deve se fazer é: minha conta está inativa há mais de dois anos? Se a resposta é “sim”, então você tem motivos para ficar preocupado. A Microsoft considera “inativas” contas em que o usuário nem sequer tenha feito login nos últimos 24 meses.

A decisão é parte de mudanças implantadas pela empresa em sua política de serviços. Porém, para os usuários que desejem manter sua conta ativa, ainda que não voltem a utilizá-la, o procedimento é bastante simples.

como-evitar-a-exclusao-de-conta-inativa-pela-microsoft-01

  • Passo 02: Clique em “Entrar com a Microsoft”.

como-evitar-a-exclusao-de-conta-inativa-pela-microsoft-02

  • Passo 03: Digite seu endereço de e-mail e a senha e clique em “Entrar”. Se houver necessidade, atualize seus dados pessoais, como número de telefone e e-mail secundário.

como-evitar-a-exclusao-de-conta-inativa-pela-microsoft-03-

Nem todas as contas estão sujeitas a exclusão

A política de serviços da Microsoft deixa claro também que não são todas as contas consideradas “inativas” que estão sujeitas a exclusão. Isso porque há algumas exceções. É o caso, por exemplo, de contas pagas profissionais ou que tenham algum produto por assinatura vigente.

Contas que já publicaram alguma vez conteúdos na loja da Microsoft, como as de desenvolvedores, também estão isentas da exclusão. A medida, portanto, é parte dos esforços da empresa para eliminar contas falsas ou ainda que não tenham perspectiva alguma de reativação nos anos seguintes.

O que fazer se a minha conta for excluída?

O prazo final para evitar que a sua conta Microsoft inativa seja excluída é as 23h59 do dia 30 de agosto de 2019. Após esse período não haverá mais o que fazer: a sua conta deixará de existir e, depois de um certo tempo, não informado pela Microsoft, ela estará disponível novamente para que outros usuários possam registrá-la. Portanto, se você quer evitar a suplantação de identidade, esse é o momento para prolongar a vida útil da sua conta de e-mail.

Vale a pena lembrar ainda que muitos usuários têm contas Microsoft apenas para login no sistema operacional ou em serviços e, eventualmente, podem ficar um tempo sem utilizá-la. Por essa razão, é comum que certas contas caiam no completo esquecimento quando não são utilizadas.

A decisão de manter uma conta, mesmo sem utilidade, é sua. Evitar que outras pessoas tenham acesso a um endereço de e-mail disputado ou como nome personalizado, por exemplo, é uma das razões que justificam o resgate. E lembre-se: será preciso repetir essa medida uma vez a cada dois anos para manter a conta sempre ativa.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.