mão montando uma nuvem com flechas feita de peças de madeira

6 melhores alternativas ao Google Drive para armazenamento na nuvem

O Google Drive é uma das plataformas de armazenamento na nuvem mais utilizadas no mundo. Afinal, o serviço pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha uma conta Google.

conceito de armazenamento na nuvem e tecnologia

No entanto, muitos usuários buscam alternativas melhores ou diferentes da plataforma. Com o objetivo de ajudar nossos leitores nessa pesquisa, vamos apresentar algumas informações sobre outros serviços de armazenamento. Confira!

O que é o Google Drive?

O Google Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google. Em sua opção gratuita, ele permite que o usuário conte com 15 GB para armazenar vários arquivos, tais como: vídeos, imagens, áudios, documentos e muito mais.

Com o Google Drive, o usuário pode acessar seus arquivos a qualquer hora e de qualquer lugar, de maneira simples e imediata. Além disso, confira abaixo algumas ferramentas pouco conhecidas do Google Drive:

Agora, confira os recursos mais interessantes que o Google Drive pode oferecer para organizações e escolas:

Alternativas ao Google Drive para PC e celular

Apesar do Google Drive ser uma excelente plataforma de armazenamento, especialmente para os usuários do Android, não são todos que podem gostar do serviço de nuvem. Caso você seja um deles e esteja buscando alternativas ao Drive, confira abaixo 6 sugestões para PC e celular:

OneDrive

OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem

Para quem costuma utilizar o Word, Excel e PowerPoint, utilizar o OneDrive pode ser uma ótima opção. Isso porque os aplicativos são integrados com o armazenamento em nuvem da Microsoft. Nele você pode salvar o arquivo selecionado na pasta e ele será sincronizado entre os aparelhos conectados à conta. A versão gratuita do OneDrive disponibiliza 5 GB de armazenamento, porém outros planos podem ser adquiridos e por valor bastante acessível. 

O OneDrive também faz parte do serviço da assinatura do Microsoft 365, o que assegura um espaço maior para armazenar seus arquivos.

Dropbox

Dropbox, serviço de armazenamento na nuvem

O Dropbox é um dos pioneiros em armazenamento na nuvem e foi lançado antes das soluções da Microsoft e do Google. Seu sistema possui uma criptografia ainda mais apurada que o Drive, além de possuir recursos individuais para armazenar arquivos e também para transferir todos os conteúdos do Google Drive para lá.

Contudo, diferente do Google Drive, ele oferece apenas 2 GB de armazenamento, mas esse espaço pode ser ampliado para até 19 GB. 

pCloud

pCloud, serviço de armazenamento na nuvem

O pCloud alega ser o “armazenamento em nuvem mais seguro”. A plataforma garante utilizar criptografia de ponta a ponta nos arquivos até mesmo quando eles estão no seu PC ou no seu celular, o que os tornaria menos vulneráveis a invasões. Em sua versão  gratuita, o pCloud fornece 10 GB de armazenamento, podendo ser ampliado para 20 GB na versão paga. 

Além disso, há a alternativa de possuir o acesso vitalício. 

Box

Box

A plataforma Box é da mesma época que o Dropbox. O serviço possui planos de armazenamento ilimitados e recursos de colaboração em equipe, o que é bastante útil para empresas. Além disso, também pode ser integrado aos documentos do Google Docs e do Microsoft 365, portanto é possível trabalhar com arquivos diretamente na nuvem como se estivessem no Google Drive ou no OneDrive.

O Box oferece 10 GB grátis de armazenamento. Contudo os uploads sofrem uma limitação, pois só podem carregar até 250 MB na versão gratuita. 

Já nos planos pagos há um limite de 5 GB de upload, o que pode não ser muito bom para quem trabalha com bases de dados mais pesadas.

Amazon Drive

O Amazon Drive é o serviço de armazenamento da Amazon. A plataforma conta com um serviço e uma interface bastante semelhante ao Google Drive. O serviço permite a integração com o Amazon Photos, o que possibilita a solicitação de impressão das imagens diretamente pelo serviço. 

Cada usuário possui 5 GB grátis. Contudo, é válido ressaltar que esse serviço será encerrado em 31 de dezembro de 2023, porém o armazenamento vai permanecer acessível pelo Amazon Photos.

Mega

Mega

O serviço Mega possui um sistema bem diferente dos anteriores e sua maior vantagem são os 20 GB grátis para cada usuário. A plataforma possui um sistema bastante completo para compartilhamento de arquivos, bate-papo privativo e controle de versões de arquivos. Também é possível criar links compartilháveis sem limite de download por conta.

Porém, apesar de ser uma plataforma muito boa, não é possível integrar com os serviços da Microsoft e nem do Google. O serviço também não é uma boa escolha para quem precisa usar recursos de produtividade e de edição de documentos on-line. 

Conforme você acompanhou no conteúdo de hoje, além do Google Drive é possível usar outras alternativas para armazenamento na nuvem. Basta escolher a solução compatível com suas necessidades. 

E para conferir mais dicas sobre armazenamento na nuvem e assuntos relacionados, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.