Quem utiliza celular com planos pré-pagos e não costuma fazer recargas com frequência, certamente já recebeu mensagens de alerta informando sobre a possibilidade de cancelamento de um número de telefone. Neste artigo, você aprenderá como recuperar número de celular cancelado.
As operadoras de telefonia têm o direito de cancelar um número de telefone por falta de uso depois de um certo tempo. Ainda que seja fácil conseguir outro número, o simples fato de ter que avisar todos os seus contatos sobre a mudança já é um incômodo pelo qual não vale a pena passar.
Ainda que um número esteja bloqueado, período que antecede o cancelamento por falta de recarga, é possível reverter a situação. Cada operadora possui regras específicas para isso e neste artigo falaremos sobre elas.
Não há uma resposta exata para essa pergunta. Tudo depende da operadora e do tipo de plano escolhido. Em linhas gerais, os créditos de celular precisam ser utilizados em um período entre 30 e 180 dias. Após esse período, o saldo é bloqueado até que o cliente faça uma nova recarga.
Depois de um certo tempo, que varia de operadora para operadora, a linha é cancelada e o número é liberado para outro usuário. Não há como reverter o processo. Porém, antes que isso aconteça, existem algumas soluções para impedir o cancelamento.
Na operadora Oi os créditos valem por 30 dias quando a recarga feita varia entre R$ 10 e R$ 14,99, e por 90 dias quando a recarga varia entre R$ 30 e R$ 59,99. Portanto, esses são os prazos limites para que o cliente insira novos créditos e não corra o risco de ter a linha bloqueada.
Após o bloqueio passa a contar um prazo de mais 60 dias até que o número seja cancelado. Por fim, após o cancelamento, há ainda um período de mais 6 meses para que o usuário solicite a reativação da linha. Para isso, é preciso ir até uma loja da operadora para solicitar o resgate e obter um novo chip.
Os prazos da Claro são parecidos com os da Oi: os créditos valem 30 dias para recargas de até R$ 10 e 90 dias para recargas entre R$ 35 e R$ 40. Após esses períodos o serviço é bloqueado se não houver uma nova recarga.
Após o bloqueio, há ainda um período de mais 6 meses para que o usuário solicite a reativação da linha. Se isso não for feito, então o número será cancelado. Em até 90 dias após o cancelamento ele é disponibilizado outra vez nas lojas para ser comercializado.
No caso da Vivo, recargas de R$ 15, R$ 20, R$ 25 ou R$ 30 têm validade de apenas 30 dias. Já as recargas de R$ 300 podem ser utilizadas por até dois anos. Caso não recarregue o celular após 30 dias, o usuário recebe uma notificação e em até 15 dias os serviços são parcialmente bloqueados.
Passados 45 dias da primeira notificação, o número é bloqueado e permanece assim por mais 30 dias. Nesse período ainda é possível recuperá-lo indo até uma loja da operadora. Por fim, o cancelamento definitivo ocorre 75 dias depois da primeira notificação e não há mais como recuperar o número.
Por fim, na operadora TIM os prazos de validade das recargas são os seguintes: 30 dias para recargas de R$ 10, R$ 15 e R$ 20, e 180 dias para recargas de R$ 60, R$ 80 e R$ 100. Quando o prazo se esgota sem uma nova recarga, então o número é bloqueado parcialmente.
A partir disso começa a correr um prazo de mais 30 dias para que o número seja bloqueado totalmente. Mais 30 dias depois sem nenhuma ação e a linha é cancelada, sem que haja possibilidade de reavê-la posteriormente. Após o bloqueio total, a única forma de reativar o número é indo até uma loja da operadora.