Como obter a sua CNH Digital pela internet? Nós ensinamos de forma descomplicada

A partir de agora, você pode andar por aí com uma versão digital da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A possibilidade está liberada desde o início deste mês pelo Denatran, mas é preciso ficar atento às regras de como obter a CNH Digital. Ela está disponível atualmente para o sistema operacional Android.

Você até pode fazer todo o processo completamente online para requerer a sua, mas para isso será preciso ter um certificado digital. Nesse artigo, vamos mostrar para você o passo a passo e de como obter a sua Carteira Nacional de Habilitação em versão digital.

®GIPHY

Regras para obter a CNH Digital

Antes de tudo, você precisa saber: não são todas as pessoas que estão aptas para obter a CNH Digital. Segundo as regras divulgadas, só pode solicitar o documento quem teve a CNH emitida a partir de maio de 2017.

Isso porque apenas os documentos impressos após essa data passaram a contar com um QR Code. Se a sua carteira passa nesse pré-requisito, então você pode seguir adiante. Senão, somente a partir da próxima renovação.

Passo 1: a primeira coisa a se fazer é ir no Detran onde a CNH foi emitida. Você precisa fazer isso para que um certificado digital seja emitido para você. Depois, é só acessar o Portal de Serviços do Denatran.

Passo 2: no Portal, clique em “Cadastro” na barra lateral à esquerda. Preencha seus dados e selecione “Cadastrar”. É importante informar um endereço de e-mail válido, pois você receberá um link de autenticação nele.

Passo 3: depois de clicar no link de autenticação, procure pela seção “Código de Ativação”, também disponível no menu à esquerda. A ideia dessa parte do processo é validar o seu pedido e credenciar a conexão do seu celular ao sistema da CNH Digital.

Baixando a CNH Digital

Passo 4: agora é chegada a hora de baixar o aplicativo oficial que será o portador da sua CNH Digital. Ele está disponível na Play Store para Android:

Passo 5: após baixar e instalar o app, ao abri-lo pela primeira vez será solicitado o código de ativação que você viu no passo anterior. Você tem 48 horas para inseri-lo ou, caso contrário, terá que emitir um novo código no site.

Passo 6: pronto, se você seguiu o passo a passo corretamente, sua CNH agora está habilitada no celular. Esse documento pode substituir a versão de papel, o que significa que você poderá sair por aí apenas com o seu celular.

Minha CNH não tem QR Code, e agora?

Nesse caso, você tem duas opções. Uma delas é esperar a hora de renovar a CNH para obter uma nova que já traga esse recurso.

Outra solução é pedir uma segunda via do documento. A nova cópia custa R$ 42,42 e deve ser solicitada pessoalmente no Detran da sua cidade.

Somente após você receber a versão impressa é que todo o passo a passo acima poderá ser realizado.

Vantagens do CNH Digital

  • Ela começou a ser emitida em todos os Estados em fevereiro de 2018;
  • Ela tem a mesma validade da CNH em papel;
  • A CNH digital só é emitida para quem já tem a nova CNH, com QR Code, que é um código para ser lido por agentes de trânsito. As carteiras emitidas desde maio de 2017 já possuem o QR Code;
  • Não é obrigatório ter Certificado Digital para solicitar o documento, mas o Certificado Digital, que é uma assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física, irá tornar possível as operações pela internet, como a solicitação da CNH-e online, e ampliar a segurança do documento eletrônico;
  • Por meio de aplicativo, é possível verificar pontos na carteira e a data de vencimento do documento;
  • Se o smartphone for roubado, basta o motorista bloquear o documento, o que pode ser feito diretamente ao Detran pela internet caso o usuário tenha Certificado Digital;
  • O Certificado Digital para a pessoa física, ou e-CPF, é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas, além de identificar seu portador com segurança. Ele garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realizadas via Internet. Também tem validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que seu proprietário concorda com o documento assinado.
VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.