A partir de agora, você pode andar por aí com uma versão digital da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A possibilidade está liberada desde o início deste mês pelo Denatran, mas é preciso ficar atento às regras de como obter a CNH Digital. Ela está disponível atualmente para o sistema operacional Android.
Você até pode fazer todo o processo completamente online para requerer a sua, mas para isso será preciso ter um certificado digital. Nesse artigo, vamos mostrar para você o passo a passo e de como obter a sua Carteira Nacional de Habilitação em versão digital.
Antes de tudo, você precisa saber: não são todas as pessoas que estão aptas para obter a CNH Digital. Segundo as regras divulgadas, só pode solicitar o documento quem teve a CNH emitida a partir de maio de 2017.
Isso porque apenas os documentos impressos após essa data passaram a contar com um QR Code. Se a sua carteira passa nesse pré-requisito, então você pode seguir adiante. Senão, somente a partir da próxima renovação.
Passo 1: a primeira coisa a se fazer é ir no Detran onde a CNH foi emitida. Você precisa fazer isso para que um certificado digital seja emitido para você. Depois, é só acessar o Portal de Serviços do Denatran.
Passo 2: no Portal, clique em “Cadastro” na barra lateral à esquerda. Preencha seus dados e selecione “Cadastrar”. É importante informar um endereço de e-mail válido, pois você receberá um link de autenticação nele.
Passo 3: depois de clicar no link de autenticação, procure pela seção “Código de Ativação”, também disponível no menu à esquerda. A ideia dessa parte do processo é validar o seu pedido e credenciar a conexão do seu celular ao sistema da CNH Digital.
Passo 4: agora é chegada a hora de baixar o aplicativo oficial que será o portador da sua CNH Digital. Ele está disponível na Play Store para Android:
Passo 5: após baixar e instalar o app, ao abri-lo pela primeira vez será solicitado o código de ativação que você viu no passo anterior. Você tem 48 horas para inseri-lo ou, caso contrário, terá que emitir um novo código no site.
Passo 6: pronto, se você seguiu o passo a passo corretamente, sua CNH agora está habilitada no celular. Esse documento pode substituir a versão de papel, o que significa que você poderá sair por aí apenas com o seu celular.
Nesse caso, você tem duas opções. Uma delas é esperar a hora de renovar a CNH para obter uma nova que já traga esse recurso.
Outra solução é pedir uma segunda via do documento. A nova cópia custa R$ 42,42 e deve ser solicitada pessoalmente no Detran da sua cidade.
Somente após você receber a versão impressa é que todo o passo a passo acima poderá ser realizado.