O Spotify é um dos principais serviços de streaming de áudio do mundo. Lançado oficialmente em 2008, foi pioneiro no setor e abriga milhões de canções e shows de podcasts. É também o maior do planeta em número de assinantes, com cerca de 160 milhões de inscritos.
O Spotify, como outros serviços de streaming, tem uma série de facilidades para tornar a vida do usuário mais prática; entre eles está a criação de playlists, ou listas de reprodução. Essa funcionalidade permite separar suas músicas preferidas numa lista pessoal e ouvi-las em sequência quando você quiser.
Mas e quando nós enjoamos daquelas músicas (ou daquela combinação entre elas) e queremos apagar uma determinada playlist? Hoje, vamos ver como fazer isso facilmente. Vamos lá!
O Spotify é o maior serviço de streaming de áudio do planeta em alguns critérios, e não para de crescer, tendo aumentado sua base de assinantes e seu lucro neste ano de 2021.
Algumas das razões para o sucesso da plataforma são o seu pioneirismo, visual amigável, enorme biblioteca — são mais de oito milhões de artistas — e funcionalidades bastante práticas. Muitas delas são comuns a outros streamings, como, por exemplo, a possibilidade de criar playlists.
As playlists, ou listas de reprodução, são totalmente personalizáveis. Podem, ainda, ser até compartilhadas com outras pessoas ou seguidas por elas — há playlists com milhões de seguidores. Certamente, são um recurso muito útil e fácil de usar.
Mas e quando, finalmente, enjoamos das músicas daquela playlist? Ou achamos que elas não combinam entre si? É perfeitamente possível querer excluir uma dessas listas de reprodução.
Excluir playlists é útil para “limpar” nossa biblioteca no Spotify e organizar melhor os itens de que gostamos, tornando o uso do app ainda mais prático e agradável.
E, claro, o Spotify oferece essa possibilidade! Agora, vamos ver exatamente como apagar uma playlist no Spotify, passo a passo.
O Spotify é um aplicativo bastante intuitivo. Ainda assim, algumas funções podem ficar um pouco ocultas — o que não significa que sejam difíceis de serem acessadas! Vamos aprender e ver como, na realidade, é simples apagar uma playlist.
Primeiro, no aplicativo para smartphone:
1. Abra o app do Spotify;
2. No menu localizado na parte inferior da tela, toque na opção “Sua biblioteca”, do lado direito;
3. Agora, na parte superior da tela, note que há alguns filtros de exibição. Selecione apenas a opção “Playlist”, assim, só playlists serão exibidas;
4. Localize a playlist que você pretende excluir e clique sobre ela;
5. Em seguida, busque o ícone de opções (“três pontinhos”, como se diz), que fica à esquerda do botão “Play”, e toque nele;
6. Nesse momento, serão exibidas várias opções de configuração da playlist. A opção de apagar não está visível pois figura entre as últimas. Assim, role a tela para baixo, até o final;
7. Ao localizar a opção “Apagar playlist”, toque sobre ela;
8. Como de costume, o Spotify solicitará sua confirmação antes de seguir adiante. Basta, quando a mensagem aparecer, tocar sobre a opção “Apagar”.
O Spotify também tem, claro, versão para desktop, e, nela, o procedimento para excluir listas de reprodução é um pouquinho diferente — porém ainda mais simples. Vamos ver agora como apagar uma playlist no Spotify no programa para computador:
1. Abra o programa. Caso não o tenha instalado, as regras valem também para o acesso do Spotify via navegador de Internet;
2. Entre na sua conta, caso já não esteja com login automático;
3. No menu lateral esquerdo, aparecem diversas opções da sua biblioteca, entre elas as playlists. Localize aquela que deseja excluir;
4. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em cima da playlist em questão;
5. Selecione a opção “Apagar”;
6. Também aqui o Spotify exigirá a confirmação do comando. Basta clicar novamente em “Apagar” e pronto!
E então? Bastante fácil em ambas as situações, não é mesmo? Você já pode reorganizar seus favoritos livremente, deletando aquelas listas de reprodução que já não fazem mais sentido para você. E, claro, abrindo espaço para o que vier de novo no mundo da música!
No entanto, é importante lembrar que a remoção de playlists não pode ser desfeita. Assim, antes de apagar qualquer lista, pense bem e veja se simplesmente trocar algumas músicas não pode ser a solução.
Afinal, imagine criar uma playlist enorme ao longo de muito tempo, decidir deletá-la e depois se arrepender? Melhor pensar primeiro antes de jogar esse trabalho fora!
Esse foi o conteúdo de hoje. Esperamos que tenha sido um aprendizado útil para que você use de forma cada vez mais intuitiva e prática o seu Spotify. Aproveite o app, use suas playlists à vontade e boa distração!
Fontes: Canaltech, Tecnoblog