Robô verde do Android 13 em um fundo preto

Android 13: o que é preciso saber para ter mais segurança dos seus dados

Em Agosto de 2022 o Google lançou um novo sistema operacional móvel, o Android 13

E será que ele promete ser melhor em questões de segurança e privacidade? E o que esperar quanto às configurações de personalização?

Além disso, será que existem configurações de segurança que os usuários precisam cuidar?

Encontre as respostas corretas no conteúdo que preparamos para você!

Bebê Ovelha do desenho Shawn, o Carneiro levantado os polegares em sinal de positivo

O que é o Android?

O Android, aquele mesmo do “robozinho verde”, é um sistema operacional do Google para o smartphone.

O Android foi comprado pelo Google no ano de 2005 e, desde então, vem conquistando milhares de usuários em cada nova versão. Isso mesmo, o Android está sempre avançando, e sempre buscando oferecer recursos que atendam às necessidades e exigências de seus usuários.

O Android possui um outro concorrente, mas em outro conteúdo nós fizemos um comparativo para explicar o motivo dele ser mais indicado.

O que é o Android 13?

O Android 13 é a versão mais atual do sistema operacional do Google para os smartphones e foi lançado em 2022, sendo o sucessor do Android 12.

Robô do Android 13 com foguetes no lugar dos braços

Quais são os benefícios oferecidos pelo Android 13?

Dentre as vantagens do Android 13, a privacidade e mais segurança para o usuário se destacam. O novo sistema operacional aumentou a aplicação de permissão para aparelhos próximos, com o intuito de impedir que aplicativos suspeitos utilizem permissões de Wi-Fi para roubar seus dados de localização.

Uma outra vantagem é que o usuário vai ter mais controle em suas mãos. O Android 13 facilita ainda mais o controle das notificações de aplicativos. O que vai acontecer é que quando você abrir um aplicativo pela primeira vez ou após um longo período sem usá-lo, será questionado se você deseja que ele envie notificações.

Importante: acesse o novo menu de Privacidade, nas configurações de seu Android e veja como ele está agora. Descubra quais são todas as novas alternativas de segurança para o seu smartphone.

Animação de uma pessoa assustada fechando as cortinas com pressa

Quais configurações não devem ser ignoradas?

Determinadas configurações do Android 13 devem ser observadas, como é o caso das permissões de dispositivo próximo que o Google liberou, impossibilitando assim que aplicativos de ouvido peçam sua localização ao tentarem se conectar sem fio aos fones de ouvido. Fora isso, a nova solução não permite que permissões de Wi-Fi coletem seus dados de localização, conforme já citamos anteriormente.

A nova atualização também influencia no Painel de Privacidade, permitindo que o usuário veja permissões que os aplicativos possuem, porém o Google atualiza de uma forma que será mostrado quais apps utilizam cada permissão nos últimos sete dias (no lugar das últimas 24 horas).

Já na seção Segurança, a nova versão do Android mostra uma visão geral do status do seu dispositivo. Ele vai exibir quando a última atualização de segurança foi inserida. E você também pode configurar o seu smartphone conforme o seu gosto na seção de Privacidade. Afinal, é lá que as configurações são em torno do histórico de localização do Google e os controles de atividade, etc.

Destaques do Android 13

De acordo com o próprio Android, algumas funcionalidades são destaques do Android 13:

  • Personalização do smartphone com o estilo pessoal;
  • Ampliação dos ícones temáticos e configurações de mais aplicativos (não somente o Google);
  • Novo player de mídia que exibe a capa do álbum com a arte completa e uma barra de reprodução dinâmica;
  • Idiomas específicos conforme o aplicativo, sendo usado conforme a necessidade do usuário na vida real.

Como já notamos, o Android 13 vai impactar em questões de segurança e personalização!

Funções “escondidas” no Android 13

Além das vantagens e funções que já contamos anteriormente, o Android 13 também vai oferecer outras funcionalidades. Veja abaixo quais são:

Veja quais aplicativos estão ativos

A primeira novidade dessa lista sobre o Android é a possibilidade ver os aplicativos que estão “ativos”, ou seja, que permanecem sendo executados em segundo plano.

Limpeza automática da área de transferência

Minion, do filme Meu Malvado Favorito, vestido de empregada doméstica passando aspirador de pó em um carredor

Outra novidade do Android 13 é que ele faz uma limpeza na área de transferência dos aparelhos após passar o período de uma hora. Seu objetivo com isto é mais privacidade para seus usuários.

Além dessa questão da segurança, essa atualização foi inserida com o intuito de melhorar o desempenho do sistema operacional do Android.

Novos recursos para o modo “Hora de dormir”

O recurso “Modo hora de dormir”, disponibiliza várias funcionalidades para aqueles usuários que buscam relaxar durante a noite. Por exemplo, ele interrompe notificações após determinado horário e também envia lembretes no momento indicado para o uso do celular. 

E no Android 13 mais opções interessantes serão liberadas, tais como: escurecimento do papel de parede, redução do brilho de tela e também a ativação do modo escuro em todo o sistema.

Por tudo o que foi apresentado no conteúdo de hoje, podemos ter certeza que o sistema Android está surpreendendo cada vez mais os seus usuários. E você, já está utilizando o Android 13? Se sim, nos conte o que você achou!

E para permanecer informado(a) sobre as atualizações do Android e todos os seus recursos, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Minuto da Segurança.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.