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Google poderá exibir posts do Instagram e do TikTok no resultado das buscas

2 de Janeiro de 2021

por: MKT Positivo

As postagens que você faz em aplicativos como Instagram e TikTok em breve poderão aparecer nos resultados de busca do Google. Um grupo seleto de usuários já estaria testando a novidade, que ainda não tem data para se tornar realidade para a maioria.

De acordo com informações do site Search Engine Rountable, os vídeos publicados no TikTok são os mais comuns nos resultados das pesquisas, mas também foi possível encontrar na indexação conteúdos publicados no Instagram.

A novidade, caso seja confirmada, poderá tornar o alcance dessas duas redes sociais muito maior e reforçará a importância de se adotar boas práticas nas postagens, como incluir legendas e hashtags.

Mais conteúdo no Google é uma boa ideia?

Incluir vídeos de outras redes sociais nas buscas não é uma ideia original do Google. O aplicativo Trell, rival do TikTok na Índia, já havia liberado a indexação de conteúdo dos usuários nos mecanismos de busca. Ampliar esse recurso para outros serviços mais numerosos pode ser uma estratégia interessante para o Google manter usuários mais tempo em seus serviços.

O site Techcrunch ressalta ainda que os testes, além de estarem disponíveis para um grupo seleto de usuários, também estão restritos a alguns poucos termos. A proposta é verificar a aceitação por parte do público com relação a esse tipo de informação e evitar que o excesso de resultados possa dificultar a busca por conteúdos mais específicos.

É interessante notar ainda que, ao encontrar um conteúdo do Instagram ou do TikTok nas buscas, o usuário é direcionado para a versão web dos serviços, diretamente no navegador, e não para os aplicativos correspondentes. Isso permitiria ao Google reter os usuários por mais tempo em seus serviços, seja via navegador ou mecanismo de busca.

Embora essa experiência de uso não seja a melhor possível, o fato é que ela se mostra interessante para o Google em um primeiro momento. No entanto, a empresa aproveita o período de testes para encontrar um formato que se mostre mais interessante para ambas as partes. A tendência é que os testes prossigam ainda por um bom tempo.

SEO para Instagram: relevância será ainda maior

As redes sociais são um espaço no qual os usuários passam cada vez mais tempo. É comum que muitas pessoas deixem de pesquisar no Google, no Bing ou em outro buscador quando estão consumindo conteúdo em serviços como Instagram, Facebook ou Twitter.

É justamente por isso que utilizar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para Instagram se torna ainda mais relevante. As postagens de um perfil que almeja aumentar a audiência devem ser frequentes e variadas, com imagens de boa qualidade e originais.

A parte textual não deve ser deixada de lado. A legenda deve ser clara e concisa, reunindo termos importantes na busca por assuntos específicos. Não deixe de inserir também as hashtags: elas são fundamentais para que o conteúdo seja encontrado tanto dentro da plataforma quanto fora dela, principalmente por aqueles que não seguem o seu perfil.