criança brincando com letras do alfabeto

Sugestões de brincadeiras para usar na alfabetização

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização começa no primeiro ano do ensino fundamental, quando a maioria dos alunos possui 6 anos de idade. Transmitir os ensinamentos corretos para que as crianças sejam capazes de ler e escrever de forma correta é de extrema importância, pois isso será a base para toda a vida acadêmica e profissional destes indivíduos.

crianças lendo

Além de se atentar aos avanços e necessidades dos alunos, visto que cada pessoa possui um ritmo diferente de aprendizagem, professores e demais profissionais da educação lidam com grandes desafios nesta fase. Um deles é adaptar e fazer as crianças entenderem que o tempo de jardim de infância passou e agora o foco deve estar no aprendizado.  

Porém, abandonar totalmente as brincadeiras não é a solução! Pelo contrário, é possível usar da diversão para estimular o aprendizado e interesse dos alunos, fazendo eles desenvolverem de melhor forma suas habilidades de leitura e escrita.

Em artigo, a professora Mara Mansani dá exemplos de brincadeiras dirigidas que podem ser feitas por professores, pais e demais responsáveis na hora de alfabetizar os pequenos. Ficou interessado? Então vamos conhecê-las.

1. Bingo de palavras

Que tal um bingo para aguçar a curiosidade das crianças e fazerem elas terem contato com novas palavras? Em primeiro lugar, faça as crianças produzirem as suas próprias cartelas. Ajude-as a escrever o nome de pessoas ou objetos, de preferência com alguns sendo semelhantes ou tendo sílabas em comum, como “casa” e “cama”, por exemplo.

Durante o bingo, não diga de forma rápida qual palavra foi sorteada, mas estimule a criança a identificá-la. Para isso, você pode dar dicas como: “começa com a letra…”, “termina com a sílaba…” e “rima com…”. Dando essas dicas, incentive as crianças a adivinhar qual palavra foi sorteada, e se elas a possuem em sua cartela ou não.

mãe e filha fazendo brincadeiras educativas

2. Explique o brinquedo/jogo

Nada melhor para despertar o interesse dos pequenos alunos do que algo que eles dominam/gostam, não é mesmo? Uma brincadeira que pode ser feita com eles que explora isso é o Explique o brinquedo/jogo. Basicamente, você pedirá para as crianças explicarem como é feito ou funciona um desses temas.

Por exemplo, ao explicar como funciona a brincadeira esconde-esconde, serão usadas palavras como “contar até…”, “correr” e “se esconder”. Enquanto as crianças descrevem o objeto ou brincadeira em questão, você deve escrever as palavras de maior destaque num quadro ou papel, mostrando para os baixinhos quais letras e sílabas as compõem.

3. Telefone sem fio

As brincadeiras faladas e cantadas são ótimas para estimular o aprendizado, e poupam tempo ao não necessitarem de muitos preparos e materiais para serem feitas. Uma das mais famosas é o telefone sem fio – aposto que você já brincou disso quando era pequeno!

Para melhorar ainda mais os conhecimentos adquiridos durante a diversão, determine que só podem ser usadas palavras referentes ao mesmo tema, como itens de cozinha, por exemplo, ou então palavras que começam com a mesma letra. Depois que todos repetirem as palavras, escreva-as e mostre para os aprendizes.

pai e filho fazendo a brincadeira do telefone sem fio

Com esses três exemplos, você pode ajudar seus filhos ou crianças que têm contato a melhorarem suas aptidões para ler e escrever. Todavia, é preciso ressaltar novamente que cada criança possui o seu tempo para dominar esses quesitos.

Por isso, evite exigir muito dos baixinhos. Erros são comuns durante o processo e devem ser usados para reforçar o aprendizado, não para colocar uma cobrança excessiva. O ideal é que as crianças se divirtam enquanto aprendem, e você também pode se divertir com a imaginação delas. Com toda certeza elas irão te surpreender!

Por falar em surpreender, não poderíamos terminar sem antes recomendar que você acesse os demais conteúdos do nosso blog. Temos diversas matérias incríveis sobre temas que lhe podem ser úteis.

Fonte(s):

Nova Escola.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.