Positivo do seu jeito

Dicas

Aprenda como zipar arquivos online sem precisar instalar nada

1 de Janeiro de 2019

por: MKT Positivo

Compactar arquivos para reduzir o tamanho total e poder enviá-los por e-mail continua sendo uma tarefa recorrente para muitos usuários. Entretanto, o que pouca gente sabe é que existe como zipar arquivos online, sem a necessidade de instalar nenhum tipo de programa.

Desde a década de 90, softwares como o WinZIP e o WinRAR se tornaram amplamente populares na web por serem as principais opções nesse sentido. No entanto, hoje há serviços similares que podem ser executados via navegador, gratuitamente, e sem a necessidade de instalar nada.

Nesse artigo, vamos aprender a como zipar arquivos online com o esyZip.

®GIPHY

Compactando arquivos online com o esyZip

O esyZip utiliza códigos HTML5/Javascript para executar a função de compactação diretamente no seu navegador. Por essa razão, essas duas funções precisam estar habilitadas no seu browser. O serviço pode ser usado nos principais navegadores do mercado, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Microsoft Edge.

Outro aspecto importante a ser mencionado é a garantia por parte dos desenvolvedores de que nenhum arquivo é enviado para os servidores da empresa durante o processo de compactação. Dessa forma, mesmo executando um serviço online, não há upload de arquivos, o que mantém a privacidade dos seus dados.

Passo 01: Para começar o serviço, basta acessar a página principal do esyZip por meio desse link.

A partir de então, o passo a passo é extremamente simples.

Passo 02: Selecione a opção “Escolher arquivos”.

Uma caixa de diálogo será aberta e, por meio dela, você pode escolher no seu PC quais arquivos deseja compactar.

Passo 03: Depois de selecionar todos os arquivos, basta clicar no botão “Compactar ficheiros em ZIP”.

O tempo para compactação dos arquivos varia de acordo com quantidade de itens e do tamanho de cada um deles. Quanto mais itens ou maior forem os arquivos, mais demorado será o processo.

Passo 04: No passo seguinte, basta clicar em “Gravar ficheiro ZIP” para que o arquivo zipado seja baixado diretamente no seu PC.

Não há segredo: trata-se de um processo simples, rápido e prático e que não vai tomar muito o seu tempo.

O resultado da compactação é idêntico ao obtido por programas como o WinZIP. Porém, há algumas pequenas restrições. Por exemplo, você não tem acesso a nenhuma ferramenta de configuração da compactação e, por essa razão, deve ter que usar o padrão proposto pelo serviço.

Além disso, as compactações são feitas apenas no formato ZIP e não há alternativa para mudar a extensão. Apesar de o esyZip não contar com esses recursos, que estão presentes nos compactadores mais conhecidos, sem sombra de dúvidas o serviço online é a melhor opção para quem não quer perder tempo e precisa ir direto ao ponto.

O site não informa ainda se há alguma limitação de tamanho dos arquivos ou de quantidade de itens para compactação, mas aparentemente não há limites.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.