Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como economizar espaço em disco: envie suas fotos para o Google Fotos

O armazenamento de fotos na nuvem é uma das formas mais inteligentes para economizar espaço em disco. Arquivos salvos no HD ou SSD do seu computador bem como aqueles salvos na memória do smartphone podem ser salvos em serviços online e deixar mais espaço para os aplicativos usados no dia a dia.

®GIPHY

Porém, serviços como o Google Drive, por exemplo, têm limite de espaço para armazenar conteúdos gratuitamente: 15 GB. O que pouca gente sabe é que fotos e vídeos não precisam fazer parte dessa cota. Isso porque é possível enviá-los para um outro serviço do Google, o Google Fotos, que conta com espaço ilimitado.

Portanto, enviando fotos e vídeos armazenadas no Google Drive para o Google Fotos permite que você mantenha os arquivos na nuvem ao mesmo tempo em que economiza espaço em disco virtual. Nesse artigo, vamos explicar o passo a passo de como fazer a transferência de dados.

Antes de tudo: desative o backup sem compressão

A primeira coisa que você precisa saber em relação ao Google Fotos é que ele tem duas formas de backup: um é gratuito e ilimitado, mas salva imagens comprimidas; o outro salva imagens sem compressão, mas nesse caso o conteúdo ocupa parte da cota de armazenamento do Google Drive. Portanto, vamos aprender a reverter esse padrão.

  • Passo 01: Acesse o Google Fotos pelo navegador na URL http://photos.google.com. No menu lateral, clique em “Configurações”.

como-economizar-espaco-em-disco-passo-1

  • Passo 02: Marque a opção “Alta qualidade (armazenamento gratuito ilimitado)”.

como-economizar-espaco-em-disco-passo-2

Importante: é fundamental que você realize esse procedimento via navegador e não pelo app do celular. Isso porque, quando a ação é realizada via smartphone, as alterações nas configurações se aplicam apenas aos arquivos relacionados ao app do celular. Já via PC, as alterações se aplicam à conta como um todo.

Movendo arquivos do Google Drive para o Google Fotos

Quando estão no Google Fotos, imagens e vídeos compactos não ocupam espaço em disco no Google Drive. Portanto, para livrar mais espaço em disco no Drive é preciso mover esses arquivos de mídia para o fotos. Veja como fazer isso:

  • Passo 01: No PC, acesse o Google Drive em http://drive.google.com, em seguida, localize a contagem de gigabytes usados em sua conta. Clique sobre essa informação para visualizar quanto é utilizado por cada arquivo do Google.

movendo arquivos no Google Drive

  • Passo 02: Na lista de documentos, marque os arquivos de imagem e vídeo. Ao final da seleção, clique sobre o ícone de menu e escolha “Fazer download”.

movendo arquivos no Google Drive

  • Passo 03: Agora, é só enviar os arquivos para o Google Fotos. Depois que todos tiverem sido enviados, apague-os do Google Drive. Clique com o botão direito e escolha “Remover”.

movendo arquivos no Google Drive

  • Passo 04: Por fim, acesse o menu lateral e clique sobre a Lixeira. Selecione a opção “Esvaziar lixeira”, no canto superior direito.

movendo arquivos no Google Drive

Pronto! Você manteve as suas fotos online e acessíveis em um serviço do Google, mas agora elas não ocupam mais espaço de armazenamento no Google Drive.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter