Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Xbox Cloud Gaming: como jogar jogos de PC e Xbox no celular Android

Xbox Cloud Gaming: como jogar jogos de PC e Xbox no celular Android

O Xbox Cloud Gaming é um serviço de jogos da nuvem da Microsoft que pode ser utilizado em diversos dispositivos. Ainda em fase beta, a ferramenta conta agora com suporte para dispositivos Microsoft, Android e também para iPhone e iPad (iOS). Gostou da novidade? Fica com a gente para saber como jogar jogos de Xbox no celular.

O projeto, que está desde novembro de 2020 em fase beta, agora apresenta mais de 290 títulos que também estão disponíveis na Xbox Game Pass. A iniciativa foi desenvolvida usando computação na nuvem e necessita de conexões rápidas para que os games funcionem de forma fluida.

Dos mais de 290 conteúdos, cerca de 100 jogos foram otimizados para comandos por meio de toques na tela, o que possibilita que eles rodem em smartphones e tablets modernos. Além disso, muitos deles receberam suporte para o idioma português, o que pode tornar a jogabilidade ainda mais interessante.

Para saber como funciona o sistema de jogos na nuvem da Microsoft, confira o artigo que preparamos sobre Xbox Cloud Gaming.

O que é a tecnologia Cloud Gaming

Antes de falar mais sobre o Xbox Cloud Gaming, vamos mostrar o que é essa tecnologia. Ela não é uma exclusividade da Microsoft, que isso fique bem claro, mas a empresa de Bill Gates é uma das que mais investe neste recurso. A nuvem é um termo para determinar processos em computadores remotos.

O processamento em Cloud Gaming não é realizado em seu computador. Neste formato, o usuário paga uma taxa de serviço para que a capacidade de computação seja realizada por outro lugar. É aí que entram em cena computadores muitos mais potentes dos PCs que usamos em casa. São eles os responsáveis pelos processos que são apenas executados no computador do usuário.

xbox-cloud-gaming-o-que-e-como-funciona

Os serviços na nuvem são, inclusive, os maiores responsáveis pela diminuição da capacidade de armazenamento disponível nos computadores de mesa e nos notebook atuais. Diante tantas possibilidades de armazenamento na nuvem, esse movimento do mercado é natural, sendo esse mesmo conceito aplicado no Cloud Gaming.

Jogos usam a estrutura do Xbox Series X

A jogatina no Xbox Cloud Gaming é garantida. Os jogos na nuvem da Microsoft contam com a estrutura do Xbox Series X. Para quem não conhece, esse é o console de última geração desenvolvido pela Microsoft. Em seu lançamento, no entanto, a interface do serviço seguia o mesmo padrão do Xbox One.

A mudança, segundo a própria Microsoft, é muito relevante para a qualidade do serviço. Os gamers terão ao seu dispor uma plataforma onde a jogabilidade foi aprimorada, onde telas de loading são rápidas e as taxas de atualização dos frames garantem alta qualidade de gráficos e muita fluidez.

Qualidade da conexão é determinante para que o serviço funcione sem problemas

Diante de tantas melhorias, um detalhe pode deixar toda a funcionalidade do serviço prejudicada. A qualidade da conexão com a internet é primordial para que a plataforma e os games funcionem corretamente. Convenhamos que nada é pior do que um jogo que apresenta bugs ou travamentos que dificultam a sua jogabilidade.

Para que isso não aconteça, a Microsoft recomenda que os usuários possuam conexões rápidas e estáveis. O serviço tem como requisitos mínimos uma conexão rápida no PC e no smartphone. Além disso, uma rede Wi-Fi com suporte para 5 Ghz, uma tecnologia que garante transmissões de dados pesadas em redes sem fio.

Brasil ganha destaque no programa de testes da Xbox Cloud Gaming

A Microsoft afirma que a plataforma foi desenvolvida com foco em outros países. Entretanto, a companhia afirma que manteve preocupação para que ela também funcionasse para usuários brasileiros, mantendo parceria com operadoras de internet que oferecem serviços no país.

O Brasil é hoje o país com maior engajamento na plataforma de testes da Cloud Gaming, uma iniciativa chamada xCloud Project. Os brasileiros chegaram, inclusive, a esgotar as vagas disponíveis no programa antes mesmo da abertura dos serviços, que aconteceu no ano de 2020.

A alta demanda em solo tupiniquim pode ser resultado da expectativa de pessoas que não possuem videogames ou computadores para jogar. Segundo dados atuais, 41,6% dos gamers usam smartphones. Os consoles e os computadores representam uma parcela menor de plataformas, com 25,8% e 18,3%, respectivamente.

Cloud Gaming na Xbox Game Pass

O serviço de assinatura de games da Microsoft, o Xbox Game Pass, também conta com jogos que podem ser iniciados a partir de um navegador web. O recurso está disponível no site xbox.com e permite abrir jogos no celular ou no PC. O Xbox Game Pass conta com assinatura mensal no valor de R$ 44,90.

A plataforma conta com salvamento automático e permite que os usuários continuem os jogos no celular. O progresso é salvo diretamente no Cloud Gaming da Microsoft. O serviço suporta, até mesmo, a utilização de diversos padrões de controle e permite integrar o controle nativo do Xbox.

Gostou da novidade? Então continue navegando pelo Portal Positivo do Seu Jeito para acompanhar outras notícias do mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de busca para encontrar artigos que solucionem as suas dúvidas em smartphones, computadores, dispositivos inteligentes e serviços na web.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter