Quando você for comprar um smartphone top de linha para Android, note que nas informações sobre as especificações técnicas relacionadas à capacidade de armazenamento poderá estar escrito “suporte a cartão microSD de até 2 TB”.
Embora na teoria isso seja possível, na prática ainda não existe um cartão de memória capaz de suportar essa quantidade de conteúdo. Até o início do mês de janeiro o campeão era o modelo Sandisk Ultra Plus, com capacidade para 400 GB de armazenamento. Porém, o mercado de memórias flash começa 2018 com um novo campeão, o maior microSD do mundo.
O novo recorde pertence agora à empresa britânica Integral Memory. Na última quinzena de janeiro, a empresa revelou ao mundo o 512 GB SDXC UHS-I U1, capaz de armazenar nada menos do que 512 GB de arquivos. O modelo ainda não tem data oficial para chegar às lojas, mas é quase certeza que ele comece a ser vendido ao menos no Reino Unido ainda em fevereiro.
“Como empresa, nós estamos muito orgulhosos em sermos os primeiros a atingir a capacidade de 512 GB de armazenamento, um marco para os microSDXC”, explicou James Danton, Gerente de Marketing da Integral Memory no Reino Unido.
Compatível com smartphones Android e com o console Nintendo Switch, o cartão da Integral Memory é de classe V10 (Video Speed Class 10). O novo cartão microSD deve chegar às lojas do Reino Unido ainda no mês de fevereiro, mas não há uma data prevista de lançamento dele em outros países, como o Brasil.
A Integral Memory também não divulgou o preço final do produto, mas levando-se em consideração que o seu principal concorrente, o Sandisk Ultra Plus de 400 GB, custa 220 libras (o equivalente a R$ 988, sem impostos), é possível esperar um preço no mínimo similar no lançamento.
Fonte: Integral Memory, Trusted Reviews e The Verge