O que acontece quando você bloqueia alguém no WhatsApp? Muitas pessoas se fazem essa pergunta e há muitos mitos relacionados aos bloqueios. Há quem jure que é possível descobrir que isso aconteceu enquanto outros têm absoluta certeza que a ação passará completamente despercebida.
Afinal, quem está com a razão? Olhando os termos de uso do WhatsApp, logo podemos descobrir que o mensageiro não avisa o seu “amigo” que ele foi bloqueado. Portanto, de maneira direta, ele jamais ficará sabendo que não tem como conversar com você. Entretanto, existem alguns indícios que podem levar a outra pessoa a descobrir que isso aconteceu.
Nesse artigo, explicamos em forma de passo a passo, como tentar descobrir se alguém bloqueou você no WhatsApp.
O primeiro fator a observar é o campo de “status”. Ali, a mensagem mostrada quando não há nenhum tipo de bloqueio é a de “visto por último” ou “online”. No caso de bloqueio, essa informação deixa de aparecer.
Pode ser ainda que o usuário em questão não tenha lhe bloqueado. Se ele excluir o seu contato da agenda, por exemplo, você também deixa de ver essa informação.
Sabe aqueles dos risquinhos azuis que aparecem no final da mensagem quando a outra pessoa leu o que você escreveu? Pois é, se você foi bloqueado, eles nunca mais aparecerão.
Nesse caso, os símbolos permanecem na cor cinza e vão indicar apenas que a mensagem foi entregue ao destinatário. Contudo, ele jamais a lerá, uma vez que o bloqueio impede que ela apareça.
Você pode entrar ainda nos dados da mensagem para conferir mais detalhes. Pressione a mensagem por alguns segundos e depois toque no ícone de três pontinhos, na parte superior da tela. Em seguida, selecione “Dados”. Você verá que as opções “Lida” e “Entregue” não indicarão nenhum horário de ação.
Outra mudança possível de ser notada é a da foto de perfil. Em alguns casos, a imagem é mantida, mas se a pessoa decidir mudar a foto, então o que você verá é apenas a imagem padrão do WhatsApp. Esse, aliás, é um dos indícios mais fortes de que você foi bloqueado, portanto fique de olho nesse quesito.
Se você olhou os indícios acima e está quase certo de que foi bloqueado, é hora de tirar a prova real. Tente fazer uma ligação para o seu contato: se você tiver sido bloqueado, as ligações nem sequer serão completadas.
Por fim, tente adicionar o seu contato em um grupo do WhatsApp. Você pode criar um novo grupo como teste. Se não conseguir, então pode ter certeza que o seu número de telefone foi mesmo bloqueado.
Por isso, embora o WhatsApp não seja um dedo-duro, uma vez que ele não informa diretamente quem foi bloqueado, ainda assim é preciso ficar atento. Se a pessoa souber reconhecer esses sinais, então ela saberá que entrou para uma lista negra por alguma razão. Talvez seja a hora de rever as suas amizades.