Positivo do seu jeito

Dicas

Google Chrome 87: todas as novidades da versão 87 do navegador

25 de novembro de 2020

por: MKT Positivo

O Google liberou na última semana a mais nova atualização do navegador Google Chrome. A versão 87 do browser já está disponível para atualização e traz diversas melhorias.

Entre elas a empresa destaca as melhorias do carregamento de páginas e a redução no consumo de processamento. Além disso, foram incorporadas melhorias em caráter “beta”, como um novo visualizador de PDF mais robusto. Neste artigo, trataremos em detalhes sobre as mudanças desta versão.

Como atualizar o Google Chrome para a versão mais recente?

A atualização do Google Chrome costuma ser automática de tempos em tempos. Entretanto, se preferir você pode forçar a atualização para obter agora mesmo a versão 87. Siga esse procedimento:

Passo 1. Acesse o navegador Google Chrome.

Passo 2. Clique no ícone de menu, no canto superior direito.

Passo 3. Selecione a opção “Ajuda” e, em seguida, clique em “Sobre o Google Chrome”.

Passo 4. Aguarde até que o navegador busque por alguma atualização disponível. Se houver, ele fará o download e a deixará pré-instalada. Reinicie o navegador para que as mudanças tenham efeito.

Todas as novidades do Google Chrome 87

As novidades mais significativas do Google Chrome não dizem respeito a funcionalidades, mas sim à forma de execução do programa. As mudanças de código aplicadas ao browser permitem que ele seja iniciado com até 25% mais rapidez se comparado à versão anterior, segundo testes realizados pelo próprio Google.

E mais: essas mudanças permitirão que as páginas web carreguem até 7% mais rápido. Todas essas alterações terão impacto ainda em uma reclamação antiga dos usuários: o alto consumo de RAM e de processamento que o navegador exige.

Os números divulgados pelo Google impressionam, se de fato puderem ser comprovados na prática: houve uma redução de cinco vezes no uso de CPU, o que impacta também no consumo de bateria: o Google promete que em alguns casos a capacidade de bateria pode ser ampliada em até 1,25 hora.

Adição de novos recursos

Além das melhorias chamadas de “under the hood” (ocultas), há também novos recursos para serem testados pelos usuários. O primeiro dele é útil para aqueles que mantém dezenas de abas abertas e depois se perdem na hora de encontrar o que precisam. Será possível fazer pesquisas em abas abertas com facilidade.

Outra mudança está na forma de acesso ao histórico de navegação. As opções listadas nos menus não foram alteradas, mas o usuário poderá utilizar a barra de endereços para acessar rapidamente esses dados e excluir as páginas que desejar. Em termos de segurança, a empresa garante que fez 33 melhorias, mas não explica exatamente quais são elas.

Por fim, há um novo visualizador de PDFs com recursos mais avançados, como acesso às miniaturas das páginas, divisão por seções entre outras funcionalidades. Por padrão ele não virá ativado, mas siga esse passo a passo para testar o recurso:

Passo 1. No PC, atualize o Google Chrome, conforme descrevemos acima.

Passo 2. Digite na barra de endereços o seguinte: chrome://flags e tecle “Enter”.

Passo 3. No campo de buscas, pesquise por “PDF Viewer Update”.

Passo 4. Quando a opção for listada, altere-a de “Default” para “Enabled”.

Passo 5. Reinicie o navegador para que o novo recurso seja aplicado.