Positivo do seu jeito

Dicas

O que é CEC? Entenda como funciona essa importante função que sincroniza periféricos HDMI com TVs

11 de Março de 2018

por: MKT Positivo

É bem possível que você nunca tenha ouvido falar em o que é CEC, mas essa função certamente está presente na sua TV. Sem ela, os aparelhos que se conectam à sua TV via entrada HDMI não teriam como “conversar”. Assim, entender como funciona o CEC é fundamental para compreender por que essa tecnologia está presente em aparelhos de todas as marcas.

Para explicar o funcionamento vamos por partes. CEC é uma sigla em inglês para Consumer Electronics Control (ou “Controle de Eletrônicos de Consumo”, em tradução direta). Essa tecnologia permite que as informações que são transmitidas de um aparelho sejam sincronizadas com a TV. Nesse caso, nos referimos a itens como volume e ajustes de imagem.

Popularização na última década

Embora tenha sido criado há muito mais tempo, foi somente na última década que o CEC se popularizou entre os eletrônicos, graças à proliferação de dispositivos compatíveis com o formato HDMI. Hoje, há consoles de video game, aparelhos de Blu-Ray, receivers e uma infinidade de aparelhos que podem ser conectados à TV por meio de um cabo HDMI.

®WIKIPÉDIA

A tecnologia CEC permite a imediata sincronia entre dispositivos diferentes, sem que haja a necessidade de configuração prévia. Ao conectar um cabo HDMI a uma TV, não há necessidade de se fazer nenhum tipo de ajuste no que se refere à imagem e ao áudio. Isso porque o CEC está lá para garantir a perfeita compatibilidade entre ambos.

Se o CEC não existisse, ao ligar a TV você teria que ajustá-la para a porta HDMI correspondente, um processo mais trabalhoso e que não condiz com as comodidades que temos hoje em dia. Até mesmo o uso de um controle remoto único para operar funções na TV e em outro aparelho tem no CEC um dos seus pilares de bom funcionamento.

Como funciona o CEC?

Agora que você já sabe o que ele faz, vamos entender qual é o mecanismo que permite o seu funcionamento. Um conector HDMI tem 19 pinos. O CEC utiliza apenas um deles – o décimo-terceiro – para fazer a troca de informações. Diferente do que ocorre nos demais pinos, essa porta permite a conversa entre os dispositivos mesmo quando um deles está desligado.

Como se trata de um padrão universal, equipamentos de marcas diferentes podem conversar da mesma forma. Trata-se de um protocolo que precisa ser seguido por todos os fabricantes e que foi definido quando o padrão HDMI foi criado. Sempre que há atualização ou melhorias (HDMI 1.4, HDMI 2.0) os comandos CEC também são atualizados.

®WIKIPÉDIA

Apesar da tecnologia ser sempre a mesma, cada fabricante é livre para batizar o CEC em seu produto como bem entender. É por isso que às vezes você verá funções similares entre produtos de marcas diferentes, mas que adotam nomes diferentes.

Por fim, vale lembrar que o CEC tem retrocompatibilidade. Ou seja, em teoria, todos os aparelhos lançados nos últimos quatro anos e que tenham conexão HDMI devem ser capazes de conversar normalmente com modelos que sejam lançados hoje. Isso garante uma boa vida útil aos dispositivos.

Os nomes dados ao CEC em cada marca

Embora seja universal e funcione em todas as fabricantes, o CEC possui nomes diferentes em cada uma das marcas de TV. Confira as principais abaixo:

  • AOC: CEC, E-link
  • LG: SimpLink
  • Panasonic: Viera Link, EZ-Sync e HDAVI Control
  • Philips: EasyLink
  • Samsung: Anynet+
  • Sony: Bravia Link, Bravia Sync ou Control for HDMI
  • Toshiba: CE-Link e Regza Link

Outros tipos de eletrônico (sem ser as TVs) também podem receber outro nome para o CEC, mas se suportarem com certeza você verá a opção para ativar nas Configurações/Ajustes.

®SAMSUNG

Ao habilitá-lo, eletrônicos recentes que se conectem com HDMI serão capazes de controlar as funções básicas do Home Theater ou TV, por exemplo.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.