Para tornar o acesso às informações mais rápido, os navegadores costumam armazenar em cache alguns dados sobre as páginas visitadas. Com o passar do tempo, o acúmulo dessas informações pode tornar o browser mais lento. É por isso que você deve saber como limpar o cache do Google Chrome e do Mozilla Firefox.
De tempos em tempos é necessário realizar esse procedimento. Excluindo imagens, scripts e outras partes dos sites visitados, é bem provável que a sua experiência de navegação melhore. Nos dois principais navegadores utilizados pelos brasileiros, o passo a passo para fazer isso é bastante simples e vai tomar apenas alguns minutos.
®GIPHY
Se você utiliza o Google Chrome como navegador, o passo a passo para limpeza do cache e dos cookies é bastante simples.
Já para aqueles que preferem o navegador Mozilla Firefox, o passo a passo é bastante similar, mas há algumas particularidades no browser. Vamos aprender a como fazer isso.
Ao retornar para o navegador, todas as opções aplicadas estarão disponíveis automaticamente.
O cache é uma espécie de depósito no qual dados utilizados com certa frequência pelos programas ficam armazenados. Funcionando como uma memória temporária, a ideia é boa: deixar salvo no seu PC dados de sites que você acessa sempre – isso faz com que a necessidade de download de conteúdo das páginas diminua e, consequentemente, alguns sites podem carregar mais rápido.
Contudo, o excesso de informações armazenadas nesse depósito pode dificultar o carregamento do navegador como um todo. É por essa razão que a recomendação é fazer essa limpeza de tempos em tempos. Em geral, se você fizer esse procedimento pelo menos uma vez por mês já é o suficiente.
Em outras palavras, não saia por aí “carregando” coisas que você não vai usar. Faça a limpeza periódica do cache e garanta sempre o melhor desempenho possível na hora de navegar na internet.