Afinador online: como usar o Google para afinar seus instrumentos musicais

Afinador online: como usar o Google para afinar seus instrumentos musicais

Os músicos e estudantes de música podem usar o Google para afinar os seus instrumentos. O gigante de buscas conta com um afinador online dentro do navegador Google Chrome. Gostou dessa novidade? Vem com a gente para saber como usar o afinador do Google para deixar seu instrumento pronto para uso enquanto navega na internet.

Afinar instrumentos pode ser uma tarefa complicada para quem está aprendendo a tocar. Essa ação pode, inclusive,  ser algo complicado para músicos experientes que precisam de rapidez para afinar diferentes instrumentos. Sendo assim, usar uma ferramenta auxiliar é uma excelente alternativa para esses dois perfis de instrumentistas.

Quem toca um instrumento de cordas, como um violão, uma guitarra ou até mesmo quem se arrisca a cantar, podem precisar de um afinador que seja prático e muito intuitivo. Essas ferramentas são oferecidas em formato digital para acesso pelo computador, em dispositivos Android e também no iPhone.

O Afinador do Google precisa de autorização para que possa usar o microfone do PC ou do celular para captar o áudio ambiente. O sistema inteligente do Google identifica as notas e apresenta o nível de afinação em um gráfico na tela. Dessa maneira, o usuário precisará apenas saber quais notas devem ser afinadas em cada corda do instrumento.

Fácil né? A seguir vamos apresentar os benefícios do afinador online e mostrar como usá-lo no computador para afinar instrumentos de cordas.

Vale a pena usar um afinador online

Os afinadores digitais, ao contrário do que muitos possam imaginar, funcionam de forma muito precisa durante o processo de afinação. Isso acontece por conta do algoritmo moderno que eles utilizam. Esses sistemas usam o microfone dos dispositivos para identificar as tonalidades corretas de acordo com um banco de dados interno.

Muitas vezes, mesmo os instrumentistas experientes, podem preferir afinadores digitais a ter que afinar um violão manualmente – um processo que muitas pessoas têm dificuldade de realizar. Além da rapidez, essas ferramentas podem ajudar a desenvolver a percepção das notas e, com o tempo, os usuários podem realizar a afinação de seus instrumentos usando a percepção treinada de cada nota.

Além disso, os afinadores online são fortes aliados para afinar instrumentos ainda mais complexos como, por exemplo, o violão de 12 cordas, que dá o dobro de trabalho e pode confundir os músicos que precisam entender como cada corda precisa soar para que o instrumento fique perfeitamente afinado.

Com praticidade e rapidez, essas ferramentas digitais começam a se integrar cada vez mais no cotidiano das pessoas que tocam instrumentos, devido a toda agilidade que garante na hora de afinar as notas.

Outras ferramentas do afinador do Google

O afinador do Google é um ferramenta completa para os músicos. Além de deixar o instrumento soando corretamente, ela ainda traz uma opção muito importante para os estudantes. Todos que já tiveram aulas de música sabem que o metrônomo é uma ferramenta essencial para manter o ritmo enquanto tocamos e para conhecer os compassos de uma música.

A ferramenta do Google traz um metrônomo com funções escondidas. Esses recursos são úteis para a rotina dos músicos em shows, em aulas e ensaios. A seguir, confira como usar o afinador do gigante de buscas.

Como afinar um instrumento usando o afinador do Google no PC

Para esse tutorial, indicamos o uso do navegador Google Chrome. Entretanto, o sistema de afinação do Google não se limita a esse navegador de internet e os usuários podem escolher acessá-lo a partir de outros softwares similares como o Safari, da Apple, e o Firefox, desenvolvido pela Mozilla.

Passo 1. Inicie o navegador Google Chrome na página de buscas do Google;

Passo 2. Faça uma busca pelo termo “Afinar Google”. Você também pode usar o termo em inglês que é “Google Turner”;

Passo 3. Será necessário permitir que o navegador use o microfone de seu computador. Sendo assim, clique sobre a opção “Permitir” no alerta emitido pelo Chrome;

Passo 4. Nesse momento o afinador estará captando o áudio do ambiente. Para afinar a corda que deseja afinar;

Passo 5. O indicador na tela informará o nome da nota. Além disso, você saberá a afinação correta quando o indicador animado chegar ao meio e se manter na cor verde;

Passo 6. Siga ajustando a afinação do instrumento até que o padrão acima seja alcançado.

Pronto. Aproveite a dica para manter a afinação de seus instrumentos. Lembre-se que você também pode realizar esse procedimento no celular. Os passos para ativar o afinador em dispositivos móveis é o mesmo. 

Gostou das dicas? Siga navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outros tutoriais, dicas, análises de softwares e notícias quentes sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia. Surgiu uma dúvida? Use a nossa barra de pesquisas para encontrar assuntos que possam solucionar seus problemas em smartphones, computadores, redes sociais, aplicativos de mensagem e serviços da internet. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.