Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

7 sites confiáveis para indicar para seus alunos como referência na escola

Para todos os temas procurados na internet, há uma enorme probabilidade de um dos primeiros resultados da busca apontar para a Wikipédia. Apesar de parecer uma fonte confiável para a maioria dos alunos, a realidade é que essa plataforma é construída coletivamente. Isso significa que qualquer pessoa pode editar os conteúdos ali disponíveis. 
7 sites confiáveis para indicar para seus alunos como referência na escola
Isso traz um enorme problema de confiabilidade sobre as informações, motivo pelo qual os professores devem orientar seus alunos a utilizarem essa ferramenta como auxílio para chegarem até às verdadeiras fontes. Mas e aí, quais são os sites seguros para recomendar aos alunos?
Hoje daremos algumas dicas sobre quais critérios devem ser atendidos para uma referência bibliográfica de internet, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Também listaremos 7 sites considerados confiáveis, que podem ser indicados para as pesquisas dos alunos na escola.

O que é preciso considerar na hora de escolher as fontes?

Os trabalhos escolares geralmente exigem alguns requisitos básicos para a identificação da fonte da informação. Algumas escolas optam pelo padrão da ABNT. No caso de veículos online, os alunos devem utilizar a referência incluindo autor, título da página, nome do site, link e também o horário e data de acesso. 
Pela volatilidade dos links disponíveis em blogs, muitos deles também não são recomendados, principalmente quando não há indicação das fontes ou quando não são disponibilizados os autores. Sabendo disso, vamos para a lista com alguns dos sites que os alunos podem consultar. 

7 sites confiáveis para estudar e usar como referência na escola

1. Brasil Escola


Abrigado no portal UOL, o site do Brasil Escola trata de uma grande quantidade de conteúdos e disciplinas. As notícias destacadas na capa geralmente falam de atualidades ou de eventos históricos com impactos em nosso cotidiano. 
Para os trabalhos escolares, o ponto forte do site é a seção “Pesquisa”, em que cada texto vem acompanhado de um box mostrando todos os dados de autoria. Nele também são fornecidas instruções claras sobre como realizar a citação. As imagens são creditadas, tendo links diretos para as fontes de onde foram extraídas. 
Os alunos ainda encontrarão muitos artigos, apostilas e explicações para temas de praticamente todas as disciplinas. 

2. Revista Galileu


A Revista Galileu é uma publicação bastante diversificada. Seus conteúdos abrangem os temas do momento de uma forma mais conectada aos nossos cotidianos, trazendo reportagens sobre curiosidades históricas, meio ambiente, saúde e ciência de um modo geral. 
Os fatos são apurados segundo os padrões editoriais do Grupo Globo e os links são persistentes, o que aumenta bastante a credibilidade das referências para trabalhos escolares. 

3. Guia do Estudante

sites confiáveis para indicar para seus alunos como referência na escola
Pertencente ao Grupo Abril, o Guia do Estudante é uma plataforma que tem de tudo para os alunos do Ensino Médio. No site há uma grande quantidade de notícias relacionadas a ensino, vestibulares, carreira, política e atualidade. Para citações em trabalhos escolares, há também uma série de artigos assinados. 
Mas o destaque está na seção de aulas em vídeo (com conteúdos de Biologia, Física, Geografia, História, Português, Matemática e Química), que podem ser utilizadas como referência pelos alunos. 

4. Google Acadêmico

sites confiáveis para indicar para seus alunos como referência na escola
Apesar de ser voltado mais ao público de Ensino Superior, o Google Acadêmico funciona como um super buscador de artigos e trabalhos, oferecendo links diretos para os sites nas bases de dados em que foram cadastrados. 
Os dados de autoria são completos, incluindo ainda data e link. Os alunos podem filtrar por autor, data de publicação, relevância e até mesmo idioma. A integração com a conta da Google permite salvar textos para ler e pesquisar mais tarde, ou aplicar marcadores (tags) que facilitam a organização da pesquisa. 

5. Microsoft Academic

sites confiáveis para indicar para seus alunos como referência na escola
Essa plataforma da Microsoft funciona como uma versão turbinada do Google Acadêmico. Ao fazer uma busca, o aluno encontrará literalmente milhares de resultados que podem ser filtrados por data, tema, tipo de publicação, veículo, instituição e autor. 
Novamente, a plataforma pode ser mais útil para alunos do Ensino Superior, mas a sua utilização sob a supervisão dos professores no Ensino Médio pode produzir excelentes resultados, incentivando os mais jovens a buscarem por informações detalhadas e confiáveis. 

6. Khan Academy

sites confiáveis para indicar para seus alunos como referência na escola
A proposta da Khan Academy é levar ensino gratuito e de qualidade para pessoas do mundo inteiro. O site é repleto de cursos sobre várias áreas do conhecimento, oferecendo vídeo aulas, artigos, apostilas e muito mais. 

7. Geekie Games

sites confiáveis para indicar para seus alunos como referência na escola
O nome parece ser de um site de jogos, mas na realidade trata-se de uma plataforma especializada em melhorar o desempenho de alunos com foco na aprovação no Enem. Para isso, ela oferece milhares de exercícios e um método único de ensino, baseado na gamificação dos conteúdos. 
Para quem quer estudar ou fazer pesquisas, a seção de Apostilas e de Vídeo aulas é um prato cheio. 

Referências para alunos do Ensino Superior

Passando do Ensino Médio para o Ensino Superior, o grau de exigência quanto à fonte pesquisada aumenta consideravelmente. Para TCCs e teses de mestrado ou doutorado é praticamente regra utilizar artigos, livros e publicações revisadas por pares, nacional ou internacionalmente. 
Para os alunos desses níveis, há bancos de dados especializados que trazem um volume bem mais aprofundado de informações. Entre eles se destacam:
– BDTD: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tem em seu banco de dados TCCs de diversas instituições cadastradas, incluindo informações de autoria e data de defesa. 
– SciELO!:  a Scientific Electronic Library Online é fruto de uma parceria entre CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). Possui um amplo acervo de publicações, com informações sobre revistas, ISSN, entre outros. 
– Portal de Periódicos CAPES/MEC: mantido pelo MEC e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, esse portal tem artigos e publicações completas de revistas científicas do mundo inteiro. 
– World Wide Science: permite a busca de artigos científicos em uma série de bases de dados, trazendo inclusive resultados em português. 
– Academia: portal dedicado ao compartilhamento de estudos e papers. Também pode ser utilizado para buscas acadêmicas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter