7 sites com testes vocacionais gratuitos para você ajudar seus alunos a descobrirem uma profissão

Muitos alunos chegam às vésperas do Enem sem saber qual curso realmente pretendem seguir na faculdade. Por isso, é essencial que os professores realizem atividades voltadas a esse tema, mostrando quais as principais opções disponíveis e no que os profissionais de cada área trabalham. Uma das ferramentas disponíveis para isso é o teste vocacional.

Esse teste não diz exatamente a profissão que o aluno deve buscar, mas fornece parâmetros sobre as afinidades dele, elencando quais rumos estão mais alinhados às suas aptidões e qualidades.
Para a realização dos testes, o ideal é que as instituições de ensino contratem psicólogos especializados, uma vez que eles são autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia a exercer essa atividade. Contudo, há diversos testes vocacionais online e gratuitos que os professores podem aplicar a fim de instigar a curiosidade de seus alunos. Veja alguns deles a seguir!

7 sites com testes vocacionais gratuitos

1. Guia da Carreira


O teste vocacional do Guia da Carreira foi criado pela orientadora Thais Helena Lima, a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland. Ele é composto por aproximadamente 15 questões de múltipla escolha que podem ser respondidas rapidamente.
Ao fim do teste, o aluno terá acesso a uma lista de cursos que possivelmente combinam com as suas características. Ao selecioná-los, o aluno será levado a páginas que descrevem em detalhes o que são os cursos, o que fazem os profissionais da área e também quais as possibilidades de atuação.

2. Que Curso


Apesar de exigir o cadastro no site (login), o teste do Que Curso é gratuito e também um dos que possui a melhor apresentação. Segundo a plataforma, o teste foi elaborado com o auxílio de psicólogos e utilizando dados cruzados com o MEC, tudo para fornecer as respostas mais precisas possíveis.
Ao fim do teste, os participantes verão textos completos sobre os cursos, explicando detalhadamente cada profissão, seus cotidianos e também os mitos e verdades que a cercam.
Outro recurso interessante é que o Que Curso mostra quais as faculdades próximas do aluno, para que ele comece a pesquisar a instituição na qual deseja estudar futuramente.

3. Vocação – O Globo Online


Este teste foi elaborado para o site Colégio 24 Horas, do portal O Globo, sob supervisão das professoras Maria Cristina Rosa da Silva, Marta Maria Linhares Amadeu e Christiane Silva. Nele, o aluno encontrará três blocos com caixas de seleção. Ele deve marcar todas aquelas opções ligadas às suas expectativas ou interesses pessoais, avançando para a próxima etapa.
Algumas opções têm peso diferenciado e influenciam de forma mais acentuada no resultado do Teste Vocacional. Ao fim do teste, é exibido um pequeno relatório indicando quais as carreiras mais interessantes, divididas em quatro grandes grupos. É possível repetir quantas vezes forem necessárias.

4. Portal Orienta


O portal exige um rápido cadastro para a realização do teste, mas tem uma ótima apresentação visual e uma bateria de perguntas que faz os alunos pensarem a respeito de suas principais preferências. No fim do questionário, o site mostra a área de conhecimento com a qual a pessoa apresenta maior afinidade.

5. Teste Vocação Online


Este é um dos testes mais diretos. São 105 alternativas para que os alunos escolham dentre aquelas que eles mais gostam. Ao fim do teste vocacional é mostrada uma tela com as pontuações de afinidade para cada grupo, a exemplo Ciências, Tecnologias e Engenharias, ou ainda Marketing e Vendas.

6. Teste Vocacional Quero Bolsa


Com um formato bastante direto, o teste vocacional do Quero Bolsa apresenta várias frases, cabendo aos participantes escolher uma nota de 1 a 5 para representar o quanto concordam ou discordam delas.
Um aspecto bem interessante é que o resultado mostra um gráfico de inteligências e afinidades, apresentando pontos como capacidade espacial, interpessoal, corporal, linguística, lógica-matemática, entre outras.
Além disso, o Quero Bolsa ainda revela quais são os cursos com a maior taxa de compatibilidade, de acordo com as respostas fornecidas previamente.

7. Educa Mais Brasil


Outra opção bem interessante que se baseia no conceito de notas para representar o quanto o entrevistado concorda ou discorda das afirmações. Depois de completar a bateria de perguntas, o aluno verá o quanto seu perfil se aproxima das diversas inteligências, tais como:

  • – Musical
  • – Espacial
  • – Interpessoal
  • – Intrapessoal
  • – Corporal e Cinestésica

Mais abaixo na página são disponibilizadas explicações sobre cada uma dessas características, além de recomendações de cursos e áreas de atuação, conforme as respostas dadas no teste vocacional.

***

É importante frisar que os testes vocacionais que listamos aqui devem ser encarados a título de curiosidade. Como dissemos, para uma orientação mais adequada é essencial buscar o apoio de psicólogos, que saberão conduzir os testes e interpretar muitos dos resultados obtidos, em conjunto com os alunos.
Para saber mais sobre as profissões, os professores também podem recorrer a ferramentas como o Guia do Estudante, do Grupo Abril. O site traz uma relação bastante completa de explicações sobre os diferentes cursos de Ensino Superior, bem como das profissões relacionadas a eles. Você pode acessá-lo clicando neste link.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.