Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

7 sites com testes vocacionais gratuitos para você ajudar seus alunos a descobrirem uma profissão

Muitos alunos chegam às vésperas do Enem sem saber qual curso realmente pretendem seguir na faculdade. Por isso, é essencial que os professores realizem atividades voltadas a esse tema, mostrando quais as principais opções disponíveis e no que os profissionais de cada área trabalham. Uma das ferramentas disponíveis para isso é o teste vocacional.

Esse teste não diz exatamente a profissão que o aluno deve buscar, mas fornece parâmetros sobre as afinidades dele, elencando quais rumos estão mais alinhados às suas aptidões e qualidades.
Para a realização dos testes, o ideal é que as instituições de ensino contratem psicólogos especializados, uma vez que eles são autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia a exercer essa atividade. Contudo, há diversos testes vocacionais online e gratuitos que os professores podem aplicar a fim de instigar a curiosidade de seus alunos. Veja alguns deles a seguir!

7 sites com testes vocacionais gratuitos

1. Guia da Carreira


O teste vocacional do Guia da Carreira foi criado pela orientadora Thais Helena Lima, a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland. Ele é composto por aproximadamente 15 questões de múltipla escolha que podem ser respondidas rapidamente.
Ao fim do teste, o aluno terá acesso a uma lista de cursos que possivelmente combinam com as suas características. Ao selecioná-los, o aluno será levado a páginas que descrevem em detalhes o que são os cursos, o que fazem os profissionais da área e também quais as possibilidades de atuação.

2. Que Curso


Apesar de exigir o cadastro no site (login), o teste do Que Curso é gratuito e também um dos que possui a melhor apresentação. Segundo a plataforma, o teste foi elaborado com o auxílio de psicólogos e utilizando dados cruzados com o MEC, tudo para fornecer as respostas mais precisas possíveis.
Ao fim do teste, os participantes verão textos completos sobre os cursos, explicando detalhadamente cada profissão, seus cotidianos e também os mitos e verdades que a cercam.
Outro recurso interessante é que o Que Curso mostra quais as faculdades próximas do aluno, para que ele comece a pesquisar a instituição na qual deseja estudar futuramente.

3. Vocação – O Globo Online


Este teste foi elaborado para o site Colégio 24 Horas, do portal O Globo, sob supervisão das professoras Maria Cristina Rosa da Silva, Marta Maria Linhares Amadeu e Christiane Silva. Nele, o aluno encontrará três blocos com caixas de seleção. Ele deve marcar todas aquelas opções ligadas às suas expectativas ou interesses pessoais, avançando para a próxima etapa.
Algumas opções têm peso diferenciado e influenciam de forma mais acentuada no resultado do Teste Vocacional. Ao fim do teste, é exibido um pequeno relatório indicando quais as carreiras mais interessantes, divididas em quatro grandes grupos. É possível repetir quantas vezes forem necessárias.

4. Portal Orienta


O portal exige um rápido cadastro para a realização do teste, mas tem uma ótima apresentação visual e uma bateria de perguntas que faz os alunos pensarem a respeito de suas principais preferências. No fim do questionário, o site mostra a área de conhecimento com a qual a pessoa apresenta maior afinidade.

5. Teste Vocação Online


Este é um dos testes mais diretos. São 105 alternativas para que os alunos escolham dentre aquelas que eles mais gostam. Ao fim do teste vocacional é mostrada uma tela com as pontuações de afinidade para cada grupo, a exemplo Ciências, Tecnologias e Engenharias, ou ainda Marketing e Vendas.

6. Teste Vocacional Quero Bolsa


Com um formato bastante direto, o teste vocacional do Quero Bolsa apresenta várias frases, cabendo aos participantes escolher uma nota de 1 a 5 para representar o quanto concordam ou discordam delas.
Um aspecto bem interessante é que o resultado mostra um gráfico de inteligências e afinidades, apresentando pontos como capacidade espacial, interpessoal, corporal, linguística, lógica-matemática, entre outras.
Além disso, o Quero Bolsa ainda revela quais são os cursos com a maior taxa de compatibilidade, de acordo com as respostas fornecidas previamente.

7. Educa Mais Brasil


Outra opção bem interessante que se baseia no conceito de notas para representar o quanto o entrevistado concorda ou discorda das afirmações. Depois de completar a bateria de perguntas, o aluno verá o quanto seu perfil se aproxima das diversas inteligências, tais como:

  • – Musical
  • – Espacial
  • – Interpessoal
  • – Intrapessoal
  • – Corporal e Cinestésica

Mais abaixo na página são disponibilizadas explicações sobre cada uma dessas características, além de recomendações de cursos e áreas de atuação, conforme as respostas dadas no teste vocacional.

***

É importante frisar que os testes vocacionais que listamos aqui devem ser encarados a título de curiosidade. Como dissemos, para uma orientação mais adequada é essencial buscar o apoio de psicólogos, que saberão conduzir os testes e interpretar muitos dos resultados obtidos, em conjunto com os alunos.
Para saber mais sobre as profissões, os professores também podem recorrer a ferramentas como o Guia do Estudante, do Grupo Abril. O site traz uma relação bastante completa de explicações sobre os diferentes cursos de Ensino Superior, bem como das profissões relacionadas a eles. Você pode acessá-lo clicando neste link.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter