Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Flashcards: o que é e como ensinar essa técnica de aprendizado para os seus alunos

Flashcards: o que é e como ensinar essa técnica de aprendizado para os seus alunos

Quando o assunto é estudar para aprender de verdade, existem várias técnicas que podem facilitar a vida dos professores e estudantes. Muita gente utiliza métodos como os resumos e mapas mentais, que encurtam o bastante o tempo necessário para fazer uma revisão do conteúdo. Outra técnica mais recente que tem ganhado bastantes adeptos é o do estudo por Flashcards. 
Os Flashcards já são muito populares entre concurseiros, mas a verdade é que eles podem ser usados para auxiliar no aprendizado de qualquer tema, inclusive no ensino médio e na graduação. Hoje mostraremos o que é um Flashcard e como professores podem ensinar seus alunos a produzirem seus próprios cartões, para estudar de forma otimizada. 
Vamos conhecer mais sobre essa ideia?

O que são os Flashcards?

Os Flashcards são cartões com frente e verso, nos quais você pode esquematizar conceitos de qualquer tema que esteja estudando. A forma mais comum de trabalhar com Flashcards é colocando uma pergunta na frente e a resposta atrás, mas muita gente vai além, inserindo esquemas das matérias, dicas e até mesmo ilustrações que facilitam a fixação das informações.
Flashcards: o que é e como ensinar essa técnica de aprendizado para os seus alunos
Outra ideia é colocar palavras-chave na frente e tentar puxar o máximo de informações de memória sobre aquele assunto, como se fosse um pequeno resumo. Essa estratégia é ótima para quem quer ter as informações disponíveis na ponta da língua. 
A melhor parte do flashcard é que ele não tem burocracia. Você pode fazer o seu próprio cartão flash com papel sulfite, fichas, páginas de caderno ou até mesmo digitalmente, no PC ou smartphone. Fica a critério dos alunos e dos professores escolher qual material melhor se adapta à realidade de cada um. 
Alguns dos temas mais trabalhados com flashcards incluem:
– Fórmulas e conceitos matemáticos
– Idiomas estrangeiros
– Localizações, datas, prazos e linhas do tempo
– Leis
– Biologia e termos relacionados
É essencial que o tema não seja vago, subjetivo, uma vez que a informação trazida pelo flashcard deve ser precisa, pensada para consultas e revisões rápidas. 

Como criar os Flashcards para aprender mais rápido?

Como dissemos, os flashcards podem ser criados em diferentes materiais, mídias e formatos. O padrão mais utilizado ainda é em papel e caneta. Se esta for a sua opção, procure usar tamanhos menores de folha para facilitar o manuseio dos cartões mais adiante. Além disso, prefira um papel resistente. 
Para criar o seu próprio flashcard, o primeiro passo é definir o tema e o conteúdo que você deseja aprender ou revisar. Depois, elabore a pergunta que vai na frente do cartão. Por fim, anote a resposta no verso. 
Aqui, uma dica importante é não trabalhar apenas com uma frase convencional. Utilize diferentes cores de caneta, várias posições de texto e procure reforçar os termos que merecem destaque. A ideia é capturar a essência da resposta e chamar a atenção dos seus olhos para as palavras-chave. 
Se optar por criar flashcards digitais, use ilustrações, ícones e fontes divertidas como métodos para capturar a atenção. Mais adiante falaremos sobre sites e aplicativos que ajudam bastante nessa tarefa. 

Use os Flashcards para não esquecer mais!

Muitas pesquisas destacam que o simples ato de criar o flashcard já é um grande estudo por si só, uma vez que o aluno estará lendo o conteúdo e estruturando a sua própria resposta ou esquema. Mas o papel mais importante do flashcard vem a seguir: ele é uma das formas mais rápidas de revisão. 
Conforme descreveu o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, pioneiro no estudo da memória, nós temos uma enorme tendência a esquecer das informações quando não temos contato novamente com elas. Nosso cérebro entende que não é preciso manter registro daquilo, então acaba descartando a maior parte do que foi lido.
Ebbinghaus estudou esse padrão de memória e criou uma série de gráficos, conhecidos hoje como a Curva do Esquecimento. E qual o segredo para contorná-la? Revisões realizadas em intervalos pré-definidos.
Flashcards: o que é e como ensinar essa técnica de aprendizado para os seus alunos
Versão simplificada da curva de esquecimento de Ebbinghaus (Imagem: Gran Cursos)
Os intervalos mais utilizados para revisões são:
– Antes de dormir (caso estude o conteúdo durante o dia);
– 24 horas após a primeira leitura;
– 7 dias após a primeira leitura;
– 30 dias após a primeira leitura.
Flashcards: o que é e como ensinar essa técnica de aprendizado para os seus alunos
A parte mais curiosa é que o tempo necessário para as futuras revisões se torna progressivamente menor, na medida em que o aluno fixa o conhecimento em seu cérebro. A taxa de esquecimento também fica cada vez mais baixa em relação ao tempo passado. 
Os flashcards tornam a atividade muito mais ágil e interativa do que simplesmente reler uma página de apostila ou livro. 
Na hora de rever e utilizar os flashcards, outra dica interessante é separá-los por pilha: uma para conteúdos que você já considera fáceis; outra para aqueles que acerta, mas tem dificuldades; e uma terceira para aqueles que errou. Assim é possível priorizar o tempo durante as revisões e partir para os temas mais críticos. 
É importante destacar que os flashcards não devem ser utilizados de forma exclusiva, mas sim em conjunto com os métodos de ensino tradicionais, tais como explicações em sala de aula, leitura de livros e apostilas e exercícios. 
O principal objetivo desses cartões é realmente auxiliar na fixação dos conteúdos, facilitando ainda mais todo o processo de revisão. 

As melhores ferramentas para criar e organizar Flashcards

Agora que você já sabe como os flashcards podem ajudar você e seus alunos a estudar de maneira eficiente, confira alguns dos melhores aplicativos e ferramentas para criar os cartões interativos pelo PC ou smartphone:
Adobe Spark: app da Adobe que permite criar vários templates animados, incluindo Flashcards interativos;
Canva: uma das mais utilizadas ferramentas online de design. Tem vários templates, ícones e tipografias gratuitos para você criar ótimos flashcards online. Se quiser, pode consultar este link para ver dicas deles de como usar a plataforma para esse fim;
GoConqr: uma plataforma completa para quem quer estudar. Além de trazer um conjunto completo de ferramentas para Flashcards, tem ainda recursos de mapas mentais e de outras formas de revisão. Aliás, você encontrará até alguns modelos de cartões para temas como Direito e Inglês;
Quizlet: outra ferramenta com uma interface muito legal. Permite a criação de flashcards e outros conteúdos interativos para aplicar aos alunos.
Lembre-se: o importante para os flashcards é ser direto, divertido e eficiente. Aproveite as dicas e mergulhe fundo nesta nova forma de estudar e aprender!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter