Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como verificar plágios e cópias em trabalhos acadêmicos

Como verificar plágios e cópias em trabalhos acadêmicos

A facilidade de acesso à internet, aos computadores e aos smartphones representa um avanço significativo das possibilidades de ensino e aprendizagem, graças à infinidade de ferramentas e conteúdos disponíveis online. Contudo, essa realidade também tem seus pontos negativos, como a facilidade que muitos dos alunos têm de simplesmente copiar e plagiar trabalhos escolares e acadêmicos encontrados online. 
Para evitar esse pesadelo, hoje vamos mostrar como professores podem verificar trabalhos rapidamente, para se certificar de que não estão diante de uma obra plagiada. Confira as dicas a seguir. 

O que é e quais as implicações do plágio?

O plágio é definido como a cópia parcial ou integral de uma obra, sem a permissão, conhecimento ou apresentação do autor original. Na esfera acadêmica, isso representa um enorme problema para professores, uma vez que o famoso “Ctrl + C, Ctrl + V” não gera nenhum ganho ou aprendizado para os alunos e pode ser motivo de reprovação. 
Como verificar plágios e cópias em trabalhos acadêmicos
Mais do que isso, a prática de plágio, além de configurar um ato antiético, é considerada como crime, conforme a Lei 9.610 e também segundo o Código Penal.

Como verificar plágio e cópias em trabalhos acadêmicos

Nos casos de plágio direto (quando o aluno simplesmente copia e cola as informações de outro lugar) uma busca rápida em ferramentas como o Google podem levar você até a fonte original. Contudo, em muitos casos as pessoas recorrem a leves modificações textuais que dificultam a busca manual. 
Por isso, nossa recomendação é utilizar as ferramentas online especializadas na detecção de cópias e plágio. Muitas delas permitem o envio dos dados em diferentes formatos, como texto, endereços de web ou arquivos de Word, retornando os resultados e comparações com outros textos em questão de segundos. 
Confira a seguir algumas das ferramentas anti-plágio online mais utilizadas atualmente:

Plagiarism Checker by Grammarly

O Grammarly é uma ferramenta de correção poderosa, que tem ganhado adeptos principalmente em países cujo idioma nativo é o inglês. A ferramenta deles de verificação de plágio permite o envio de texto ou de arquivos e compara as informações com aproximadamente 16 bilhões de páginas da internet e artigos acadêmicos indexados na base de dados ProQuest. 
O mecanismo de verificação alerta para vários tipos de plágio, como por exemplo frases similares. Os algoritmos do Plagiarism Checker da Grammarly ainda realizam um cálculo de originalidade e mostram a fonte de referência, se houver. A equipe também garante sigilo sobre os dados enviados. 

NoPlag

Essa ferramenta é uma das mais simples de utilizar, mas isso não significa que ela seja menos poderosa. O NoPlag está entre os 10 sites mais recomendados pelo Google para verificação de plágios e é endossado por instituições como a Berkeley University da Califórnia, Stanford University, Google e Microsoft.
Para verificar os textos, basta copiar um trecho e colar no campo indicado. Contudo, o número de buscas é limitado para aqueles que não possuem um cadastro. 

Search Engine Reports Plagiarism Checker

Outra poderosa ferramenta de verificação de plágio, o Search Engine Reports Plagiarism Checker é totalmente gratuito e permite o envio das informações em diversos formatos. Você pode colar diretamente até 1500 palavras no campo de texto. Se preferir, pode também fazer o upload do arquivo ou enviá-lo pelo Dropbox. 
Como verificar plágios e cópias em trabalhos acadêmicos
Alguns destaques desse site são a possibilidade de comparar ou excluir certos sites da busca, a ferramenta de download do relatório com dados sobre os trechos plagiados e a garantia de privacidade sobre as buscas. 

Plagiarisma

Simples e direta, essa ferramenta compara o conteúdo desejado com milhares de resultados da internet, obtidos via Bing e Google (esta última opção disponível apenas para usuários registrados). 
Além de colar textos, você também pode fazer a busca a partir de arquivos do PC, do Google Drive ou diretamente a partir de uma URL (endereço) de internet. Outro destaque importante é que o Plagiarisma dá suporte a mais de 190 idiomas, algo essencial quando tratamos de trabalhos escritos em português. 

Dupli Checker – Plagiarism Checker

O Dupli Checker permite o envio de textos com até 10 mil palavras para verificação do plágio. O usuário opta entre colar o texto diretamente, enviar um link da web ou fazer o upload do arquivo. O diferencial aqui é a flexibilidade, já que a plataforma dá suporte aos formatos .tex, .txt, .doc, .docx, .odt, .pdf, .rtf.
O número de verificações diárias é bem limitado, mas pode ser expandido com um rápido cadastro ou com uma assinatura paga. 

CopyLeaks

Trata-se de uma ferramenta paga que faz a verificação do plágio utilizando mecanismos avançados, tais como Inteligência Artificial e Machine Learning. A busca é feita em múltiplas camadas e o resultado pode ser exportado em formato de relatório detalhado. A ferramenta também permite integração com apps de terceiros, graças a um conjunto de APIs disponibilizadas para assinantes. 

EduBirdie Plagiarism Checker

Assim como Grammarly, o EduBirdie é outro serviço de correção de textos automatizado. A boa notícia é que a parte de plágio é gratuita para algumas consultas. Você pode enviar textos (com títulos) ou arquivos nos formatos .doc, .docx e .txt. 

Paper Checker – Paper Rater

Outra ferramenta online de plágio que permite o upload de arquivos ou textos. O diferencial aqui é a possibilidade de definir o nível de ensino do trabalho que está sendo pesquisado. Contudo, as buscas são mais limitadas, principalmente na opção gratuita do serviço. 

Plagium

Um pouco mais limitada do que outras opções listadas até aqui, o Plagium oferece a possibilidade de buscas rápidas utilizando até mil caracteres em texto. Para expandir as funcionalidades é necessário assinar um plano pago. 

***

Lembre-se de que cada ferramenta utiliza um banco de dados diferente para identificar o plágio. Caso queira se certificar da procedência dos textos, sempre utilize mais de uma opção e faça também buscas diretas com o Google ou Bing.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Jogos na Netflix: como jogar grátis em um smartphone Android

Jogos na Netflix: como jogar grátis em um smartphone Android

Inscreva-se na nossa

Newsletter