Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

7 tecnologias inventadas por brasileiros

Quando pensamos em tecnologias modernas, é natural que nos venham à mente invenções criadas nos Estados Unidos, no Japão, na Coreia do Sul ou na China. Afinal, esses países são polos de inovação. Porém, isso não significa que não existam grandes tecnologias inventadas por brasileiros.

®GIPHY

Há mais de uma dezena de exemplos por aí de inovações que foram criadas por nossos conterrâneos e ganharam o mundo. Nem sempre elas foram criadas no Brasil, mas ainda assim podemos dizer que no DNA de cada uma delas corre sangue brasileiro. Nesse artigo, listamos sete tecnologias que foram criadas por brasileiros e talvez você não saiba:

1. Avião

Existe uma grande polêmica em torno de quem realmente foi o inventor do avião. Os irmãos Wright, nos Estados Unidos, fizeram o experimento de voar em um aparelho mais pesado do que o ar em 1903, ao passo que o brasileiro Santos Dumont teve a sua experiência com o 14-Bis, na França, apenas em 1906.

®CRIATIVE COMMONS

Entretanto, a diferença é que na versão do brasileiro não havia a necessidade de uma catapulta para impulsionar a aeronave. Ou seja, ela foi a primeira máquina a subir sozinha.

Se você considerar a ideia desde o princípio, o mérito é dos norte-americanos. Porém, voar da mesma maneira que voamos hoje é algo que só foi possível graças à genialidade de um brasileiro.

2. Rádio

As transmissões de rádio como conhecemos são mérito de um padre gaúcho. Em 1900, Roberto Landell de Moura conseguiu transmitir voz por meio de uma máquina usando apenas ondas eletromagnéticas e modulação de som.

®CRIATIVE COMMONS

A distância foi pequena: oito quilômetros. Porém, começava ali uma revolução no mundo da comunicação. A experiência ocorreu na cidade de São Paulo e foi a primeira bem-sucedida, segundo os registros.

Na mesma época, em outros países, experiências similares estavam em andamento e, por essa razão, algumas nações questionam o pioneirismo do brasileiro.

3. Walkman

Quem viveu nos anos 80 certamente achava o máximo poder sair por aí ouvindo as suas músicas preferidas em um dispositivo portátil. O pioneiro nesse quesito foi o Walkman, uma criação da empresa japonesa Sony. Ele foi anunciado em 1979 e revolucionou o mundo da música nos anos seguintes, mas poucos sabem que essa ideia teve origem parcialmente brasileira.

®CRIATIVE COMMONS

O inventor do aparelho é Andreas Pavel, um alemão que foi criado no Brasil. Ele havia inventado esse produto sete anos antes da Sony, tendo inclusive registrado a sua patente. Porém, a empresa japonesa se aproveitou da ideia e lançou o produto mesmo sem autorização. O caso foi parar na justiça e, em 2004, a empresa japonesa foi condenada a pagar uma indenização a Pavel.

4. Câmbio automático

Muito provavelmente você nunca ouviu falar em José Braz Araripe. Esse engenheiro mecânico é tio do escritor Paulo Coelho, mas esse é só um detalhe curioso. O brasileiro é mundialmente reconhecido como o inventor do câmbio automático dos automóveis.

Essa invenção foi construída em 1932 e na época ele vendeu os direitos de produção para a General Motors. O primeiro carro com câmbio automático viria a ser lançado em 1938, seis anos depois, nos Estados Unidos.

Curiosamente, esse tipo de câmbio não é o preferido dos brasileiros, que ainda recorrem majoritariamente aos modelos com câmbio manual, embora isso esteja mudando.

5. Cinema 3D

Embora tenha se popularizado mais recentemente, o Cinema 3D não é exatamente uma novidade. Já em 1934, um italiano chamado Sebastião Comparato, que veio morar aqui com apenas seis meses de vida, criou dois modelos de projetores 3D e os exibiu no Rio de Janeiro. Porém, ele não deu continuidade ao projeto.

Comparato recebeu ainda proposta de empresas do exterior para desenvolver a ideia e transformar a sua invenção em um produto para os consumidores, mas não se interessou.

Com o passar do tempo, a invenção caiu no esquecimento, mas os seus princípios permaneceram sendo as bases para o que o cinema 3D se transformou no final da última década.

6. Kinect e Hololens

A tecnologia para video games da Microsoft apresentada em 2010 que conseguia interpretar todos os seus movimentos veio da mente de um brasileiro! Alex Kipman, engenheiro responsável pelo projeto, teve a ideia no laboratório de inclubação da Microsoft.

®MICROSOFT

Embora este ano a empresa tenha parado de comercializar o dispositivo, sua aplicação do conceito é vista em várias novas tecnologias, como o próprio FaceID dos smartphones da Apple.

O brasileiro hoje é responsável pelo projeto de computador holográfico por meio do óculos Microsoft Hololens, que mistura computação, realidade aumentada e holografia.

7. BINA

Sim, hoje em dia você sabe na hora quem está te ligando, não é verdade? Mas isso era algo muito difícil no passado. Foi em 1977 que o mineiro eletrotécnico Nélio Nicolai patentou o popular identificador de chamada, lançado 5 anos depois e difundindo no ano todo.

Batizado de BINA, o dispositivo rastreava a ligação pela identificação de sinais e modulações de frequência, informando qual era o número do outro lado. Aliás, é por isso que se chama BINA (B IN A). A ideia é que o receptor (no caso, o B) identifica quem fez a chamada (A).

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter