Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5 principais tecnologias sul-coreanas que revolucionaram o mundo

A Coreia do Sul está longe de ser uma potência no futebol, mas as tecnologias sul-coreanas estão presentes em todos os lugares. Considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo, nas últimas décadas não faltam exemplos de criações que nasceram na mente dos asiáticos.

Nesse artigo, listamos algumas dessas grandes invenções trazidas ao mundo pelo sul-coreanos. A quantidade  é enorme e citá-las em somente um artigo seria praticamente impossível. Porém, as mais relevantes estão aqui para você conferir a história de cada uma delas:

®GIPHY

1. MP3 Player portátil

Ouvir música diretamente no celular. Não há quem não faça isso nos dias de hoje. Embora os serviços de streaming sejam mais utilizados, foi com os MP3 Player que aprendemos a ouvir música no formato digital a partir de um dispositivo portátil. Foi em 1997 que o mundo conheceu o primeiro MP3 Player portátil.

®SEOUL SPACE

Depois disso, muitas outras empresas decidiram entrar na onda até que o formato desbancasse completamente os CDs e se tornasse a maneira mais eficiente de ouvir música em qualquer lugar. Hoje em dia o formato ainda resiste, mas os serviços de streaming têm se esforçado bastante para deixá-lo no passado.

2. Smartphones com tela touch

Há pouco mais de uma década, os teclados físicos estavam presentes na maioria dos celulares. Quando os primeiros modelos com tela touch começaram a chegar nas lojas houve quem torcesse o nariz e dissesse que elas jamais vingariam. O fato é que, uma década depois, as telas touch são praticamente onipresentes em celulares e notebooks.

®SEOUL SPACE

Foi na Coreia do Sul que o primeiro modelo do gênero chegou ao mercado. As telas não eram tão precisas quanto as de hoje, mas deram um bom indicativo do que viria pela frente.

Os norte-americanos rapidamente copiaram a ideia, a ponto de existir hoje um debate acirrado sobre quem foi o primeiro. Mas para os registros históricos, o mérito ainda é dos sul-coreanos.

3. Observatório astronômico

Analisar o comportamento dos astros nos permite tirar uma série de conclusões, mas para isso é preciso observá-los com atenção. O observatório astronômico mais antigo que se tem notícia na Ásia possivelmente foi construído no século VII.

®WIKIMEDIA COMMONS

Ele se chama Cheomseongdae e foi construído em Seorabeol, capital da Silla. Outros observatórios que vieram depois, como o do Japão, em 675, e o da China, em 723, foram diretamente influenciados por essa criação. Se hoje observamos as estrelas, agradeça aos sul-coreanos.

4. Jornal

O primeiro jornal que se tem notícia no mundo é da data de 1577. Ele foi criado durante o período chamado Joseon e já naquela época ele era impresso diariamente. É considerado, portanto, o primeiro jornal comercial, nos moldes daqueles que conhecemos hoje.

®PIXABAY

O jornal sul-coreano considerado o primeiro do mundo falava sobre uma grande variedade de assuntos, como previsão do tempo, informações sobre as constelações e eventos relacionados à vida local. O mérito por mais essa invenção, portanto, é dos sul-coreanos.

5. Grafeno

Considerado o material do futuro, foi em 2005 que Philip Kim e Andre Geim demonstraram pela primeira vez as propriedades do grafeno. O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono e vem sendo considerado pela indústria como um material mais revolucionário do que o plástico e o silício.

®WIKIMEDIA COMMONS

Atualmente, as empresas de semicondutores têm investido pesado em pesquisas relacionadas a esses material, pois estima-se que ele possa substituir o silício com mais eficiência e a um custo menor.

Desde 2010, diversos trabalhos relacionados a pesquisas do grafeno têm movimentado as principais universidades do mundo e rendido prêmios aos cientistas envolvidos.

Fonte(s): Seoul Space, Korea Daily e Koreaboo

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

celular com o aplicativo do Spotify aberto

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Inscreva-se na nossa

Newsletter