Já falamos aqui sobre assistentes pessoais, como Cortana e Google Now, robôs inteligentes que podem atuar como funcionários e até carros que dirigem sozinhos. Todas essas inovações incríveis só são possíveis graças à tendência que promete revolucionar praticamente tudo o que está ao nosso redor: a inteligência artificial.
Mas essa tecnologia não se resume aos celulares, computadores e automóveis, ela também está chegando aos eletrodomésticos, objetos essenciais para facilitar o dia a dia dentro de casa. Como assim? Calma que a gente explica.
Através da conexão com a internet, alguns equipamentos já são desenvolvidos para responder a comandos de voz, aprender os gostos de quem os utiliza e, a partir disso, se ajustar de forma automática. Imagina só um ar condicionado que liga na temperatura e na hora que você gosta ou uma máquina de lavar que escolhe o melhor modo de lavagem e regula a quantidade de água sozinha.
O mesmo vale para cômodos inteiros da casa, como o banheiro, por exemplo. Só com o comando de voz ou aplicativo, é possível ajustar luz e temperatura da água, encher a banheira e aquecer o assento do vaso sanitário. Com a conexão bluetooth, ainda dá para colocar sua playlist pra tocar, isso que é cantar no banho com estilo!
Deu para entender o potencial da inteligência artificial, né? A tendência é que os aparelhos domésticos fiquem cada vez mais automatizados e conectados entre si, identificando e atendendo suas necessidades por comando de voz ou até mesmo sem que você precise dizer uma palavra.
E então, isso é muito Black Mirror ou você não vê a hora que faça parte da rotina de todo mundo?