Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como impedir que a atualização do Windows 11 seja instalada no seu PC

Atualização para o Windows 11 chegou mas você quer manter a versão antiga? Veja como!

Lançado oficialmente em junho deste ano, o Windows 11 ainda está em versão beta, porém deve ser realidade nos computadores de milhões de usuários em pouco tempo. O novo sistema tem um visual diferente e promete várias melhorias em relação ao Windows 10.

Embora a troca de um SO antigo por sua versão mais nova seja uma tendência comum, sempre existe alguma resistência. Diversos motivos podem levar o usuário a aguardar antes de migrar para um novo sistema.
Assim, existe certo medo em muitos usuários sobre eventuais atualizações automáticas para o Windows 11. A Microsoft irá impor atualizações para o novo sistema? É possível impedir isso e permanecer no Windows 10 (ou anterior) enquanto quiser?
Para entender melhor como vai funcionar essa transição e como impedir a atualização do Windows 11 é que fizemos este texto. Vamos nessa!

O Windows 11 vem aí

O Windows 10 é hoje o sistema operacional mais usado do mundo, rodando em mais de 60% dos computadores do planeta. No entanto, após seis anos de trajetória, chegou a hora de dar lugar ao seu sucessor: o Windows 11.
Com um visual remodelado, mais agradável, novas funcionalidades, e, ao que tudo indica, menos bugs, o Windows 11 foi lançado em junho deste ano e deve ter um tempo bastante curto de versão beta. Afinal, pistas indicam que a primeira versão estável do novo sistema operacional da Microsoft deve ser lançado ainda em outubro deste ano.
No entanto, nem todo mundo está animado para fazer o update logo de primeira. Preocupações com a compatibilidade de programas, por exemplo, deixam muitos usuários cautelosos em adotar novos sistemas nos primeiros meses após o lançamento.
Além disso, sempre haverá dúvidas sobre um sistema muito recente. Nada mais justo, já que a própria Microsoft decepcionou muito os usuários em algumas ocasiões.
Como esquecer, por exemplo, do catastrófico Windows ME, que enlouquecia usuários e técnicos com falhas críticas e problemas de compatibilidade? Ou do mais recente Windows Vista, que era simplesmente pesado demais para a maioria das máquinas de sua época?
De fato, um pouco de cautela antes de adotar um novo OS não faz mal a ninguém. Assim, muitos usuários querem impedir que o Windows 10 seja atualizado para o 11 a fim de avaliar vantagens e desvantagens da troca antes de fazê-la.
Sim, é possível impedir a atualização do Windows 11, e justamente é o que vamos mostrar a seguir!

Como impedir a atualização do Windows 11

Em primeiro lugar, pode surgir a pergunta: tomar alguma atitude para impedir a atualização é realmente necessário? Corro o risco de que a Microsoft atualize para o Windows 11 automaticamente?
Como impedir que a atualização do Windows 11 seja instalada no seu PC
A princípio, a resposta é não: a atualização precisa ser feita manualmente. Então, por enquanto, para impedir a atualização do Windows 11, basta ficar longe do seguinte caminho:
1. Acessar o ícone de Configurações (uma pequena engrenagem) no menu Iniciar;
2. Selecionar a opção Atualizações e Segurança;
3. Na tela do Windows Update, clicar na opção de buscar novas atualizações.
Repetindo: o caminho acima é o que você não deve fazer se quiser manter seu computador longe do Windows 11 por enquanto.
Não obstante, há uma preocupação de que, após algum tempo depois de lançada a versão estável do Windows 11, a Microsoft realmente venha a forçar a atualização para o novo sistema.
Nesse caso, ainda há duas formas de impedir a atualização do Windows 11: utilizando o Editor de Política de Grupo Local e o Editor de Registro. Vamos entender como funciona!

Impedir a atualização de forma ativa

Bloquear qualquer atualização automática para um novo sistema operacional é algo que pode ser feito através de dois dispositivos do Windows: o Editor de Política de Grupo Local e o Editor de Registro.
Não são elementos conhecidos do usuário comum, e, no caso do Editor de Política de Grupo, sequer está disponível em versões domésticas (“Home”) do Windows 10. No entanto, não é uma tarefa muito difícil de realizar. Vejamos!

Usando o Editor de Política de Grupo Local
1. Digite gpedit.msc na barra de buscas do Windows e clique no primeiro resultado. Se nada aparecer, o editor não está disponível em seu sistema;
2. Selecione a opção Computador local;
3. Em seguida, Configuração do computador;
4. Selecione Modelos administrativos;
5. Clique na opção Componentes do Windows;
6. Em seguida, Windows Update, e, então, Windows Update for Business;
7. Busque, no lado direito do menu que estará em sua tela, a frase Selecione a versão de atualização do recurso de destino;
8. Localizando-a, marque a opção Ativado;
9. Na área Opções, escreva “21H1” (que corresponde à atualização do primeiro semestre de 2021);
10. Finalmente, clique em Aplicar para fazer valer as suas alterações.
Usando o Editor de Registro
1. Digite regedit.exe na barra de buscas do Windows e selecione o primeiro resultado;
2. No menu à esquerda, clique para abrir a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE;
3. Siga o seguinte caminho através das pastas: SOFTWARE, depois Policies, então Microsoft, depois Windows, e, enfim, Windows Update;
4. No campo Dword TargetReleaseVersion, ajuste para 1. Caso o valor não exista, clique com o botão direito em Windows Update e selecione Novo > Valor DWORD (32-bit);
5. No campo TargetReleaseVersionInfo, ajuste para “21H1”. Se a opção não existir, clique com o botão direito em Windows Update e selecione Novo > String Value;
6. Confirme as alterações e reinicie seu computador.
Pronto! Sua máquina estará protegida contra eventuais “investidas” da Microsoft para atualizar o seu Windows.
No entanto, fique atento apenas ao seguinte: ao impedir a atualização do Windows 11 de acordo com os métodos acima, você também irá bloquear a próxima atualização do próprio Windows 10 (chamada 21H2), portanto precisará ajustar isso manualmente depois.
E então, já impediu o Windows 11 de chegar na sua máquina ou vai dar uma chance ao novo sistema desde o início? Você decide!
Fontes: NetMarketShare, TargetHD, links ao longo do texto

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter