Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Windows 11: como formatar um HDD ou SSD

Windows 11: como formatar um HDD ou SSD

A formatação de unidades de armazenamento externas é uma ação que remove todos os dados desses dispositivos. A ação deve ser realizada para preparar tanto um HDD ou um SSD para receber novos dados. Com a chegada do Windows 11, muitos usuários podem se confundir na hora de realizar esse procedimento. Pensando nisso, preparamos um artigo onde mostramos como formatar SSD e HDD no Windows 11.

O novo sistema operacional da Microsoft recebeu mudanças importantes em sua interface. Esses updates seguem trazendo dúvidas para usuários acostumados a versão anterior do sistema. Apesar da diferença visual, os caminhos para realizar procedimentos importantes foram mantidos pela Microsoft.

windows-11-formatar-hdd-ssd

Como sabemos, qualquer tipo de mudança em um sistema operacional pode confundir seus usuários, assim como acontece na ferramenta de formatação nativa do Windows 11. Os usuários mais experientes podem não notar uma grande diferença, mas o mesmo pode não acontecer para pessoas acostumadas a realizar ações mais amplas no sistema.

A seguir, vamos abordar as vantagens de usar um HDD ou um SSD para armazenar seus arquivos e vamos mostrar quando é necessário realizar a formatação.

Vale a pena usar um HD externo?

Os discos externos são uma excelente opção para pessoas que desejam ampliar o armazenamento local de seus computadores. Esses dispositivos podem ser utilizados para armazenar desde arquivos leves até aqueles mais pesados. Eles são ideais para empresas e pessoas físicas que produzem muitos arquivos e não querem manter esses dados salvos em seus computadores.

Os dispositivos externos podem ser utilizados por pessoas que trabalham com arquivos pesados. Editores de vídeo e profissionais de áudio, em geral, precisam de muito espaço para trabalhar com diversas versões de um mesmo arquivo que originalmente é muito pesado. Se esses arquivos são salvos no mesmo HD onde o sistema operacional está instalado o computador pode apresentar lentidão.

Mesmo que hoje tenhamos várias opções de serviços na nuvem, é comum encontrar pessoas que preferem guardar seus arquivos em casa, dentro de uma unidade física de armazenamento. Sendo assim, a melhor opção é escolher por um HDD ou um SSD. Esse último, no entanto, é o mais indicado pela sua rapidez de transmissão e gravação de dados.

Quando é necessário formatar um HD externo?

Há várias situações onde a formatação é necessária para um HD. Os dispositivos para armazenamento de dados podem, com o tempo, apresentar alguns problemas crônicos que apenas a formatação pode resolver. Além disso, o procedimento também pode ajudar pessoas que precisam vender esses aparelhos sem que eles carreguem seus arquivos pessoais para o novo dono. 

Um HD também pode apresentar erros e lentidão indesejadas na hora de realizar algum processo. Esse problema, em geral, pode estar relacionado com algum arquivo corrompido que muitas vezes não é solucionado sem que a unidade seja completamente formatada pelo usuário.

A formatação também é necessária para preparar um HD para que ele seja ligado a um dispositivo específico. Você tem um HD e pretende usá-lo para armazenar seus jogos digitais de um videogame? A formatação será necessária para que seus arquivos não entrem em conflito ou ocupem um espaço que será dedicado aos games.

Os usuários de macOS, que é o software de computadores da Apple, também precisarão formatar os HDs para que eles possam funcionar como um dispositivo para leitura e gravação de dados. Nesses casos, a melhor opção é optar por um sistema de formatação para que ele funcione da mesma maneira em computadores com Windows e no Mac.

Como formatar um HDD ou SSD no Windows 11

Passo 1. Com o dispositivo conectado ao computador, abra o Explorador de Arquivos na barra de tarefas do Windows 11. Você também pode iniciá-lo usando o atalho “Win + X” e selecionando o Explorador de Arquivos na lista de ferramentas;

Passo 2. Com a ferramenta aberta na tela, clique sobre a opção “Este PC”, localizada na lateral esquerda da tela; 

Passo 3. Selecione o dispositivo na lista que aparece na tela e clique sobre ele com o botão direito do mouse;

Passo 4. Nesse momento, escolha a opção “Formatar”;

Passo 5. Uma janela apresentará os diferentes padrões de formatação oferecidos pelo sistema. 

Capacidade: Opção que define o espaço disponível ao finalizar a formatação;

Sistema de arquivos: Define a estrutura dos arquivos que podem ser carregadas ou salvas pelo sistema operacional. As opções são FAT, FAT32 (padrão), NTFS e exFAT. Para que o HD seja utilizado tanto no Windows quanto no macOS, a opção escolhida precisa ser exFAT. Para que ele seja identificado apenas no Windows, escolha NTFS.

Tamanho da unidade: Mantenha essa configuração inalterada.

Rótulo do volume: É o nome do dispositivo externo.

Opções de formatação: Você poderá escolher por formatação rápida para excluir os arquivos e todas as suas referências. Se essa opção não for selecionada o procedimento acontecerá de forma lenta, mas funcionará da mesma maneira.

Passo 5. Após definir as opções, clique em “Iniciar”;

Passo 6. Uma mensagem será apresentada na tela. Nesse momento, clique em “Ok” para continuar;

Passo 7. A formatação será iniciada e, assim que ela terminar, o sistema apresentará uma mensagem informando que o procedimento foi finalizado. Feito isso, clique em “OK”.

Gostou da dica? Siga navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar novas dicas, tutoriais e notícias sobre tecnologia. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter