Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5 principais tecnologias suíças que revolucionaram o mundo

A Suíça será o adversário de estreia do Brasil na Copa do Mundo – e esperamos que nosso país comece a Copa com uma grande vitória. Porém, se no futebol os suíços não são muito fortes, quando falamos de tecnologias suíças há muitos itens criados por eles ao longo da história que mudaram os rumos da humanidade.

São muitas contribuições do país nos mais variados campos e áreas do conhecimento. Nesse artigo, escolhemos cinco das maiores invenções suíças de todos os tempos relacionadas à tecnologia. Você vai perceber que o país vai muito além da fama que tem de ser “a terra dos bancos”.

®GIPHY

1. Internet

Tim Berners-Lee é considerado o pai da internet, mas ele é britânico. O que isso teria de relação com a Suíça? Simples, quando criou a rede mundial de computadores, Berners-Lee trabalhava no CERN, localizado em Genebra, na Suíça.

®THE CERN LIBRARY

As pesquisas começaram em 1989 e somente em 1993 uma versão para o público foi lançada. No local, há uma placa comemorativa com os dizeres “where the World Wide Web was born”, algo como “onde a Internet nasceu”. De território, portanto, a internet é suíça.

2. Zíper

Quando você fecha a sua calça todos os dias na hora de se vestir talvez não se dê conta que uma invenção suíça está ali para te dar uma força.

O zíper, das calças, das jaquetas e das mochilas teve o eu embrião criado nos Estados Unidos, mas foram os suíços que aperfeiçoaram.

®PIXABAY

A paternidade do zíper ficou com os norte-americanos de 1851 até meados de 1920. Foi nessa época que Martin Winterhalter viu espaço para melhorias e decidiu trabalhar com o produto após adquirir os direitos de patente. A forma como ele aperfeiçoou o zíper funcionou e ele permanece igual até hoje.

3. Papel celofane

Foi o suíço Jacques E. Brandenberger quem teve a ideia de desenvolver esse aparato depois de derramar vinho sobre a toalha da mesa. A ideia dele foi a de criar um material que fosse capaz de repelir líquidos em vez de absorvê-los.

®PIXABAY

Ele dedicou doze anos de sua vida em pesquisas até encontrar uma substância perfeita. O resultado foi o filme “celofane”, uma mistura das palavras celulose e “diaphane” (palavra francesa para transparente).

4. Velcro

O velcro, outro elemento bastante popular em nossas roupas, também é uma invenção suíça. Foi Georges de Mestral, em 1941, que esse engenheiro suíço percebeu que algumas sementes grudavam na sua roupa enquanto caminhava pelas montanhas – e era quase impossível tirá-las.

®WIKIMEDIA COMMONS

Ele observou mais de perto essas sementes e percebeu que elas tinham uma espécie de gancho, que as ajudava a grudarem em todos os lugares. Com ajuda de alguns amigos, ele replicou essa invenção da natureza em fibras de tecido.

A invenção ganhou espaço nos anos 40 e 50, mas foi quando a NASA a utilizou, em 1969, que o velcro se tornou um sucesso mundial.

5. Canivete suíço

Ele não tem esse nome por acaso, mas que o batizou dessa forma foram os soldados norte-americanos. A criação foi para o exército suíço e consistia em um dispositivo capaz de reunir muitas peças em um só lugar, mas sem ocupar muito espaço.

®PIXABAY

Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados dos EUA acharam o nome “offiziersmesser” muito complicado de ser pronunciado e mudaram-no para “canivete dos suíços”. Até hoje há quem não abra mão de sair de casa ou viajar sem um bom canivete suíço na mala.

Fonte(s): House of Switzerland, Culture Trip e Wikipedia

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

celular com o aplicativo do Spotify aberto

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Inscreva-se na nossa

Newsletter