Quem viveu nos anos 80 e 90 deve se lembrar de como era a sonoridade das fitas cassete. Havia ruídos, o som não era digital, mas ainda assim todos se divertiam bastante com seus toca-fitas. Na era do streaming, você pode acessar um site para emular fitas cassete com MP3. Essa é a proposta do WebCassete.
Trata-se de em verdadeiro convite à nostalgia e para acessá-lo e utilizá-lo não é preciso baixar nada, uma vez que o serviço é completamente online. Nesse artigo, vamos ensinar o passo a passo de como acessar e entender as suas configurações para transformar completamente a sua experiência de ouvir música.
O serviço WebCassete é completamente online e gratuito e você pode acessá-lo por meio deste link.
Ao entrar no site, uma música vai estar disponível no toca-fitas para que você possa ouvi-la. Para ouvir algo do seu interesse, clique sobre o último botão sobre a fita cassete, o sinal de Ejetar. Por meio dele, é possível fazer o upload de um arquivo MP3 que esteja disponível no seu PC.
Os demais botões são os convencionais: Play, Stop, Retroceder e Avançar.
Além de ouvir as músicas como elas eram na época das fitas cassete, você pode ainda adicionar mais elementos nessa experiência recorrendo às opções de configuração.
Ao girar o botão Tape Quality, por exemplo,você pode melhorar ou piorar a qualidade da fita e isso vai impactar diretamente na sonoridade.
Já em Motor Quality você modifica a velocidade de rotação do equipamento, algo que era bastante comum à época dos toca-fitas.
Em Head Quality é possível ajustar a qualidade da cabeça de leitura da fita magnética. Quando ela estava suja o som ficava pior.
Existem ainda outras duas opões de configuração: Tape Select e Noise Reduction.
Em Tape Select, você pode escolher o tipo de qualidade de fita cassete. Havia as normais, as cromadas (Chrome) e as metálicas (Metal).
Já em Noise Reduction, você pode desligar completamente os ruídos (Off) ou deixá-los em uma intensidade baixa (Low) ou alta (High).
Será que você sentirá saudades da qualidade sonora que tínhamos disponível nos anos 80? Ou será que tudo isso será uma novidade para você? Vale a pena acessar e conferir.