Google remove botão “Ver Imagem” da busca por fotos para evitar roubo de conteúdo

A maneira de como baixar fotos do Google Imagens acabou de mudar um pouco. A Google anunciou neste mês que está removendo o botão “Ver Imagem”, disponibilizado nos resultados das buscas por imagens no buscador Google. Segundo a empresa, a ideia é dificultar um pouco mais a cópia ilegal de imagens protegidas por direito autoral.

De acordo com a Google, a ideia de eliminar o botão – que funcionava como uma espécie de atalho para os usuários que desejavam baixar uma imagem – visa privilegiar os produtores de conteúdo, uma vez que muitos sequer visitavam as páginas na qual a imagem estava hospedada. Assim, a Google espera “dificultar” o “roubo de imagens”.

®GIPHY

Valorizando os Direitos Autorais

A medida da Google é parte de um grande acordo com empresas responsáveis por bancos de imagem para diminuir o compartilhamento de conteúdo protegido por direito autoral. No início do mês, a Gigante de Mountain View firmou uma parceria com a Getty Images, uma das principais empresas do segmento e que há dois anos havia processado o Google por conta desse tema.

Com o novo acordo, serão exibidos de forma mais destacada as informações relacionadas aos direitos autorais da imagem, quando houver. Além disso, o botão “Ver Imagem”, um atalho prático para quem fazia download de arquivos, foi removido completamente. Em outras palavras, agora para baixar uma imagem você terá que entrar primeiro na página à qual ela pertence.

Medida deve frustrar os usuários

Pensando no ponto de vista dos consumidores que utilizam a ferramenta, a medida certamente deve frustrar os usuários, pois de certa forma torna um pouco mais trabalhoso o download de imagens. Entretanto, no final das contas, não muda muita coisa: todos poderão continuar baixando imagens a partir do Google Imagens normalmente.

Por outro lado, a medida atende a uma reinvindicação antiga de fotógrafos, empresas produtoras de conteúdo e companhias de banco de imagem. Isso porque elas viam – e ainda veem – o sistema de buscas do Google como um lugar com poucas regras, tornando fácil a cópia de conteúdo protegido por direitos autorais.

Como baixar fotos do Google Imagens

Com as mudanças aplicadas, muda também um pouco a maneira como você deve proceder na hora de baixar imagens do Google Imagens. O passo a passo continua simples, no entanto, vai demorar alguns segundos a mais até que você chegue no resultado desejado.

Passo 1: ao acessar o site do Google, digite o termo de pesquisa que desejar e clique em “Pesquisar”.

®Google

Passo 2: Ao encontrar a imagem desejada, clique sobre ela e, depois, clique em “Visitar”, para acessar o site em questão e, a partir de lá, fazer o download do arquivo. Outra opção é clicar em “Abrir imagem em uma nova guia”, mas nem sempre ela será exibida em seu tamanho original.

®Google

Passo 3: Por fim, o botão “Buscar por Imagem”, que permitia que você, a partir de uma imagem, procurasse outras similares sem marca d’água também foi removido. No entanto, a função permanece: basta arrastar e soltar a imagem na barra de pesquisas para obter resultados similares.

Fonte(s): The Verge e Google SearchLiaison | Twitter

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.