A maneira de como baixar fotos do Google Imagens acabou de mudar um pouco. A Google anunciou neste mês que está removendo o botão “Ver Imagem”, disponibilizado nos resultados das buscas por imagens no buscador Google. Segundo a empresa, a ideia é dificultar um pouco mais a cópia ilegal de imagens protegidas por direito autoral.
De acordo com a Google, a ideia de eliminar o botão – que funcionava como uma espécie de atalho para os usuários que desejavam baixar uma imagem – visa privilegiar os produtores de conteúdo, uma vez que muitos sequer visitavam as páginas na qual a imagem estava hospedada. Assim, a Google espera “dificultar” o “roubo de imagens”.
A medida da Google é parte de um grande acordo com empresas responsáveis por bancos de imagem para diminuir o compartilhamento de conteúdo protegido por direito autoral. No início do mês, a Gigante de Mountain View firmou uma parceria com a Getty Images, uma das principais empresas do segmento e que há dois anos havia processado o Google por conta desse tema.
Com o novo acordo, serão exibidos de forma mais destacada as informações relacionadas aos direitos autorais da imagem, quando houver. Além disso, o botão “Ver Imagem”, um atalho prático para quem fazia download de arquivos, foi removido completamente. Em outras palavras, agora para baixar uma imagem você terá que entrar primeiro na página à qual ela pertence.
Today we’re launching some changes on Google Images to help connect users and useful websites. This will include removing the View Image button. The Visit button remains, so users can see images in the context of the webpages they’re on. pic.twitter.com/n76KUj4ioD
— Google SearchLiaison (@searchliaison) February 15, 2018
Pensando no ponto de vista dos consumidores que utilizam a ferramenta, a medida certamente deve frustrar os usuários, pois de certa forma torna um pouco mais trabalhoso o download de imagens. Entretanto, no final das contas, não muda muita coisa: todos poderão continuar baixando imagens a partir do Google Imagens normalmente.
Por outro lado, a medida atende a uma reinvindicação antiga de fotógrafos, empresas produtoras de conteúdo e companhias de banco de imagem. Isso porque elas viam – e ainda veem – o sistema de buscas do Google como um lugar com poucas regras, tornando fácil a cópia de conteúdo protegido por direitos autorais.
Com as mudanças aplicadas, muda também um pouco a maneira como você deve proceder na hora de baixar imagens do Google Imagens. O passo a passo continua simples, no entanto, vai demorar alguns segundos a mais até que você chegue no resultado desejado.
Passo 1: ao acessar o site do Google, digite o termo de pesquisa que desejar e clique em “Pesquisar”.
Passo 2: Ao encontrar a imagem desejada, clique sobre ela e, depois, clique em “Visitar”, para acessar o site em questão e, a partir de lá, fazer o download do arquivo. Outra opção é clicar em “Abrir imagem em uma nova guia”, mas nem sempre ela será exibida em seu tamanho original.
Passo 3: Por fim, o botão “Buscar por Imagem”, que permitia que você, a partir de uma imagem, procurasse outras similares sem marca d’água também foi removido. No entanto, a função permanece: basta arrastar e soltar a imagem na barra de pesquisas para obter resultados similares.
Fonte(s): The Verge e Google SearchLiaison | Twitter