Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5G poderá estar disponível no Brasil ainda em 2021

5G poderá estar disponível no Brasil ainda em 2021

A tecnologia de banda larga 5G chega ao Brasil até o final de 2021. A confirmação se deu após a aprovação do edital que regulamenta a tecnologia em solo brasileiro. Mas você sabe o que representa a nova tecnologia e quais serão seus benefícios para o usuário de dispositivos móveis? Fica com a gente que vamos abordar o assunto para que você saiba como usar 5G no Brasil.

O edital do leilão do 5G foi aprovado em agosto pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os ministros, que votaram para aprovar ou não o documento elaborado pelo Governo, aprovaram o edital e agora o leilão será realizado. O plano do Governo Federal é que isso aconteça em outubro, logo após a regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão do TCU, entretanto, não foi unânime. O ministro Aroldo Cedraz apresentou voto contrário em que afirmou que o edital possuía erros crassos. A expressão usada pelo ministro, em suas próprias palavras, foi um eufemismo para evitar abordar temas sensíveis, como possíveis fraudes no documento. Polêmicas à parte, a tecnologia enfim chegará aos lares dos brasileiros.

Há, entretanto, um caminho burocrático antes do leilão acontecer. A Anatel precisará realizar ajustes necessários no documento para incluir, por exemplo, a obrigação de instalação da rede em escolas públicas e de educação básica no Brasil. Apenas após essas alterações que o leilão estará liberado para acontecer.

Principais dificuldades e polêmicas sobre o leilão do 5G

Além da polêmica aprovação no TCU, o leilão do 5G possui algumas dificuldades que precisam ser solucionadas. As maiores são, sem dúvidas, a criação da rede privada para administração pública e o programa de conectividade da Amazônia, que são de responsabilidade das empresas vencedoras do leilão.

Acontece que, segundo parecer de técnicos legislativos, essa obrigação é ilegal. A iniciativa vai contra a Lei Geral de Telecomunicações e normas de licitação e regras orçamentárias e fiscais, no que diz respeito ao direito coletivo. O TCU, por sua vez, fez um ajuste importante no edital. O Governo poderá usar valores de multas e de outorga para ampliar o atendimento da tecnologia em todo o território nacional.

Segundo o Ministro das Comunicação, Fábio Faria, a alteração será importante para a implementação da tecnologia. “Com isso poderemos, por exemplo, levar fibra óptica a escolas que seriam atendidas por satélite e aumentar ainda mais a velocidade daqueles que possuem atendimento por rede terrestre”, afirmou o ministro.

Cidades que receberão primeiro o atendimento à tecnologia

Fábio Faria afirmou que São Paulo e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades com suporte ao 5G. A declaração foi dada em entrevista à rádio 98 FM de Natal, Rio Grande do Norte. A expectativa é de que até dezembro as duas cidades recebam a tecnologia de forma efetiva.

O Governo projeta prazos maiores para que a conexão esteja disponível em outros estados. A expectativa é que outras capitais possam receber o 5G até julho de 2021, se tudo ocorrer como o esperado com o leilão. Apenas após esse prazo que as cidades com mais de 500 mil habitantes receberão a tecnologia.

Diferenças entre 4G e 5G

Vamos abordar rapidamente as principais diferenças do 5G para a 4G. Como sabemos, o 4G é a tecnologia mais utilizada hoje no Brasil. Mas ainda há cidades onde a cobertura do serviço não é ideal e, sem escolha, os usuários continuam usando a antiga rede 3G que traz dificuldade de usar serviços de streaming, por exemplo.

O principal ponto positivo da rede 5G é a velocidade de transferência de dados em baixa latência. A característica diminui o congestionamento das redes e favorece serviços que demandam maior velocidade de transferência.

O 4G é uma tecnologia de rede para celular que oferece conexão banda larga. Ela é a quarta geração da tecnologia e foi lançada no fim dos anos 2000. Em comparação ao 3G, ela é 50 vezes mais rápida e permite o uso de videoconferência e tecnologias de streaming no celular, como Netflix, Amazon Prime e Spotify.

O 5G é uma realidade em diversos países e está, enfim, chegando ao Brasil. Ela é a quinta geração da tecnologia e promete revolucionar a rede de celulares oferecendo grande fluxo de download e upload de dados. Lançada no final de 2018, ela permitirá acesso a múltiplos dispositivos e conexão ainda mais estável que o 4G.

Alguns benefícios possíveis com a tecnologia 5G:

  • Cirurgias realizadas via internet;
  • Sinalização de trânsito sincronizada por computação na nuvem;
  • Carros autônomos que se comunicam entre si para garantir o fluxo ideal em rodovias;
  • Jogos em computação na nuvem;
  • Streaming com resolução 4K em tempo real.

Gostou desse artigo? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer nossos tutoriais, análises de softwares e dicas sobre dispositivos tecnológicos. Além disso, use a nossa barra de pesquisas para encontrar textos que solucionem as suas dúvidas em softwares, aplicativos e serviços na web.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter