O que é realidade aumentada e como isso está mudando o jeito de usar o celular

Se você acompanha sites de tecnologia, certamente já deve ter lido em algum lugar notícias relacionadas à realidade aumentada. Essa é uma tendência que vem crescendo em meio às fabricantes de smartphones e que abre muitas possibilidades para os usuários. Mas você sabe o que é realidade aumentada?

Caso o conceito dessa tecnologia não esteja na ponta da sua língua, não se preocupe. Falamos de algo relativamente novo e que está em vias de começar a se popularizar nos próximos anos. O custo de produção de ferramentas como essa está em queda, de forma que cada vez mais os limites de desenvolvimento ficarão restritos à criatividade dos programadores.

®GIPHY

O que é realidade aumentada?

Pense em jogos mobile como Pokémon Go. Ele é talvez o maior exemplo de uma aplicação bem-sucedida de realidade aumentada. Essa tecnologia consiste em adicionar elementos virtuais a ambientes reais, transformando a percepção e a experiência de uso de um determinado serviço.

Em alguns pontos turísticos, como museus e galerias de arte, há aplicativos que permitem ao usuário, ao direcionar a câmera do smartphone para um determinado lugar, obter na tela do celular informações específicas sobre um quadro ou uma escultura. As possibilidades são praticamente infinitas.

®The Hollywood Reporter

Nos últimos dois anos passou a se falar mais sobre o assunto especialmente por conta do desenvolvimento acelerado dos smartphones. Os aparelhos mais modernos hoje contam com tecnologia de processamento capaz de suportar a renderização de imagens em tempo real visando a aplicação de uma ferramenta virtual.

Ë importante que você não confunda realidade aumentada com realidade virtual, pois embora tenham nomes parecidos, tratam-se de coisas diferentes. Na realidade virtual as coisas acontecem dentro de um ambiente virtual, e não em um ambiente físico. Um banco online, por exemplo, é uma espécie de realidade virtual.

Como ela funciona e quais são as aplicações possíveis?

Os elementos de realidade aumentada precisam de marcadores no mundo físico para entrarem em ação. Eles utilizam elementos como a posição de GPS, o acelerômetro e o giroscópio para sobrepor uma imagem virtual a um elemento real, criando um efeito que pode ser interativo ou não.

Como já mencionamos, as possibilidades de criação são inúmeras. Atualmente, esse recurso vem sendo empregado de forma bem sucedida em jogos e em aplicações relacionadas ao turismo. Entretanto, a indústria vê nos usos empresariais um grande mercado para explorar o potencial dessas ferramentas.

Outras áreas que têm explorado bastante a realidade aumentada são as indústrias da moda e do design. Em ambos os casos, a tecnologia permite que, via celular, o usuário possa ter uma ideia de como ficaria usando uma determinada peça de roupa ou como um móvel ficaria depois de instalado no ambiente.

Acessibilidade: mudando o uso dos smartphones

Desde que os smartphones se tornaram eletrônicos populares nas mãos dos consumidores, esses produtos foram responsáveis por diversas “revoluções”. Mudamos a nossa forma de ouvir música, de assistir a vídeos e de nos relacionar com outras pessoas, graças aos serviços de streaming, aos mensageiros e ao acesso à internet via 3G ou 4G.

Com o aumento da capacidade de processamento dos smartphones, foi possível trazer a realidade aumentada também para os dispositivos portáteis. O resultado da combinação entre portabilidade e uma tecnologia avançada revela a perspectiva de que muitas mudanças possam acontecer na maneira como nos relacionamos com o mundo.

Uma simples placa na rua, equipada com um QR Code, pode se transformar em um ponto de acesso a informações. Com recursos colaborativos, poderemos ainda, em tempo real, ter um mar de informações diante dos nossos olhos com o simples apontar de uma câmera.

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