veja-estacao-espacial-com-street-view

Estação Espacial da NASA pode ser visitada por meio do Google Street View

Quem nunca sonhou em ser um astronauta, ver a Terra lá do alto e conhecer o espaço em uma nave ultra moderna e futurista? Pela primeira vez na história, o Google disponibilizou o Street View para um lugar bem longe do nosso planeta: a Estação Espacial Internacional.

Street View é um recurso do Google Maps e Google Earth capaz de mostrar imagens panorâmicas de alguns locais do mundo, permitindo explorar os lugares como se você estivesse lá. O Street View é muito utilizado para situações corriqueiras do dia a dia, onde é preciso ir à determinado local pela primeira vez, por exemplo.

A Estação Espacial Internacional foi criada para ser um laboratório de pesquisa da NASA para estudar questões meteorológicas, astronômicas e físicas, e é considerada a mais longa ocupação humana no espaço, estando lá desde o ano 2000. A EEI ou ISS (International Space Station) é o objeto mais caro já construído, com valor estimado em US$ 160 bilhões de dólares, e tem o tamanho aproximado de uma casa com cinco quartos.

Muitas curiosidades sempre rondaram a cabeça das pessoas em relação à vida dos astronautas no espaço e sobre o interior de uma estação espacial. Então, a Google em parceria com as agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, Rússia e Japão (sim, existem outras agências além da NASA), decidiram realizar o projeto de visitação à Estação Espacial Internacional por meio do Street View.

O projeto tem fins educacionais de incentivo aos estudos e à ciência, e foi a primeira vez que as imagens do Street View foram capturadas por um equipamento diferente das máquinas oficiais da empresa. Para fazer as imagens foi utilizada uma câmera comum, girada em todas as direções para garantir que as imagens mostrariam exatamente como é a estrutura interna de uma estação espacial. Assista ao trailer do projeto:

O grande desafio foi em manter todo o equipamento estável durante a realização do trabalho, uma vez que, na Terra seria utilizado um tripé, mas no espaço a câmera e todo o equipamento ficariam soltos no ar devido à falta de gravidade.

Para ver o resultado do trabalho e ter a experiência de visitar a Estação Espacial Internacional por meio do Google Street View, é só clicar aqui. Durante a navegação Você irá perceber que alguns pontos contém pequenas bolinhas que, quando clicadas, exibem explicações sobre a imagem que está aparecendo. Esta foi uma maneira que a equipe do desenvolvimento do projeto encontrou de mostrar claramente os detalhes e funcionalidades da estação, uma vez que o cenário pode parecer um pouco confuso e desorganizado devido à baixa gravidade.

Assista ao vídeo para entender melhor o projeto e como as imagens foram feitas:

Se você gostou desta experiência e quer conhecer mais sobre a Estação Espacial Internacional, no site da NASA é possível assistir à uma série de vídeos muito interessantes que mostram como os astronautas realizam as mais básicas tarefas do dia a dia como comer, escovar os dentes, dormir e até ir ao banheiro.

Você também pode acessar este site que mostra em tempo real a vista da Estação Espacial Internacional. Legal, não é?

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.